quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Comidinhas da Manuela!


Oi, gente!
As postagens voltaram a ficar espaçadas...Desculpem, mas andem trocando mil emails com amigos daqui, porque um cão foi abandonado ou se perdeu e pulava aqui pela rua, feliz, sem saber de sua desgraça...Com os dias e semanas foi ficando cada vez mais triste e eu estou tentando encontrar uma casa pra ele...Muito triste, isso, né?
Como alguém pega um animal, começa a criar e depois o abandona? Como?
Mas, já consegui uma pretendente a dona do cão e espero conseguir essa semana uma casa pra ele!
Semana passada, pediatra. Rs. Consulta do mês. Rs. Manuela ganhou 600 gramas, parabéns! Rs. Está com seus 81 cm. Agora ela está colada no meio da curva padrão em peso e idade. Ela tem o ritmo dela, o jeitinho dela e a tabela é um comparativo, tá? Rs.
Quando Manuela chega na clínica já começa o choro...Rs...Quando vê o pediatra, é um horror...Rs...Mas, chora a pequena! O Pediatra ri, tenta agradá-la, mas é normal mesmo, porque ele olha ouvido, garganta, barriga, peso, altura etc...E Manuela detesta isso! E a maioria dos bebês acho, né? Rs.
Ela está em dia com as vacinas, tudo certo. Ele pediu que fizéssemos a vacina de hepatite A, porque eventualmente viajamos. De resto, tudo certo! E Manuela pegou minha bolsa e me ofereceu para podermos ir embora da consulta, logo que chegamos...Ahahahah. E pegou a bolsa que carrego suas fraldas, roupas e também arrastou para fora da sala de consulta...Ahahahah!
Nesse mês de novembro, o lanche da Manuela foi praticamente só frutas. Fiz saladas de frutas dia sim dia não. Sentávamos no chão diante do pote com salada de frutas e comíamos juntas. Muito bom! Mamão, banana, maçã, laranja, melancia. abacaxi, ameixa, melão, uva...
Essa semana fiz um peixe cozido (ficou delicioso!) com cebola, tomate, pimentão verde, ovo e Manuela comeu o triplo do que normalmente come! Loucura! Ahahaahahah
Ontem, Antonio nos presenteou com sua comida perfeita. Rs. Ele fez uma sopa de peixe ma-ra-vi-lho-sa! Uau! Rs. Peixe com tomate, cebola, a folha do alho poró. O caldo? Só meu amor para inventar. Rs. Ele cozinhou batatas com água, cúrcuma, pimenta branca, cominho e coentro. Ficou sensacional! Manuela também adorou! Rs.
Na terça, cmo chovia há 24h aqui e de dia fez 13 graus...de noite, ficou mais friozinho ainda...Eu fiz sopa. Rs. Beterraba, batata doce (amo!), batata, carne vermelha, cebola, tomate, alecrim, tomilho (ervas de provence) e caldo de legumes. Pronto! No frio, é o que aquece bem. Rs.
Ontem, fiz uma receita de pão. Essa receita já fizemos umas 5 vezes aqui em casa. É perfeita! Juro! Rs. É de um livro de tecnicas de padaria que dei para meu personal padeiro: Antonio. Rs. Ele só fez essa receita até agora, porque foi a primeira que ele fez e gostamos tanto, que sempre a repetimos. Rs. Manuela também adora! Rs.
Eu fiz meia receita:
500g de farinha de trigo; 10 gramas de sal; 50 gramas de açucar;
meio pacotinho de fermento instantaneo seco (8gramas +-).
Importante: em receitas de doces ou salgados, sempre se peneira os ingredientes secos. Não precisa peneirar o fermento instantaneo.
Então, na batedeira você peneira os ingredientes secos, junta o fermento, e coloca 300ml de água morna (não pode ser fria nem quente, ou matará o fermento!). Bate na velocidade 1 da batedeira por 5 minutos.
Depois, você junta 50 gramas de manteiga sem sal aos poucos, em pedaços (não pode ser manteiga gelada, ok? temperatura ambiente). bate na velocidade 2 por 15 minutos. Pronto! A massa fica linda, lisa, e não gruda na mão! Você pode deixar a massa no bowl da betedeira, cobre com plastico filme, e deixa crescer por mais ou menos 1 hora e meia.
A massa vai dobrar de tamanho e aí, você a divide em pedaços, abre como se fosse fazer pasteis e amassa com a mão para tirar o ar, e então, modela rolinhos apertados, porque essa receita é para os pães de hot dog (pães tipo viena). Então, você os coloca em uma assadeira untada e deixa crescerem mais 1 hora...É, quem nunca fez pão, não gosta da espera, mas quem faz essas delícias, não tem problema em esperar. Rs.

olhem como ficou alto, fofinho!

Os pãezinhos vão dobrar de tamanho e aí, você os assa no forno a 200 graus (já pré-aquecido) por 20 minuos mais ou menos. Até ficarem dourados. Rs. É legal antes de colocar no forno, você pincelar uma gema sobre os pães, porque ela dá uma cor muito linda aos pães! Rs.
Quando Antonio chegou, abriu a massa, fez os rolinhos pra mim, e depois pincelou a gema. O pão ficou sensacional! Nota 10! Depois que Manuela dormiu e ficamos assistindo tv com uma manta nas pernas por causa do frio, pegamos nossos pãezinhos e lanchamos. Rs. Antonio adorou o pão!
Atenta ao DVD. Rs.
Vou fazer foto deles e postar aqui, tá? Rs.
Quem fizer não se arrependerá! Eheheheheh
Hoje, Manuela jantará sopa. É, tem um alho poró aqui, abóbora e batatas...Gente, a sopa de abóbora, batata e alho poró é maravilhosa! Hum! Rs.

Meu primeiro bolinho de chocolate-feito pela mamãe

Ainda nessa conversa cheirosa de cozinha, ontem, fiz 10 cupcakes de chocolates para Manuela levar na escola...Rs...Nas forminhas de cupcakes vermelhas, ficaram lindos! As professoras agradeceram e todo mundo tomou café com bolinho de chocolate. Rs. Como Manuela come de forma saudável todos os dias, falei para a professora para ela participar do lanche de bolo. Rs.
Beijos!
Gilda


Nenhum comentário: