quarta-feira, 8 de setembro de 2010

des-conhecendo minha filha

Gente!
Sexta feira, busquei Manuela na escola e ela estava com uma chupeta rosa na boca...De longe eu já vi aquilo e falei alto "ué, Manuela de chupeta? Ela não usa!" A funcionária que estava do meu lado se dirigiu à professora e foi logo conversar. Era a professora que assume depois do meio dia. A professora disse que a Manuela estava brincando com a chupeta e ela achou que fosse dela. Eu orientei que ela não usava e não era para oferecer a ela...Pode isso?
Aí, já em casa, a professora da Manuela me ligou. Disse que a Manuela passa a manhã tirando a chupeta da coleguinha Ana Clara. Que brinca com a chupeta e a professora da tarde achou que fosse dela. Conversando, ela disse que Manuela não fica quieta um minuto na sala, que ri o tempo todo, nada a aborrece, a não ser que os coleguinhas peguem alguns dos livrinhos dela...
Lá na escola, pedem que levemos 3 brinquedos para ficar no baú da sala de aula, para as crianças brincarem. mandei dois livrinhos que Manuela adora e os coleguinhas iriam gostar muito também. Pois, a professora me disse que Manuela fala "é meu, meu, meu" ou "da manú", para os coleguinhas que tentem pegar os livrinhos...
Fiquei realmente passada, porque Manuela nunca agiu assim aqui! Pois, na mesma sexta à tarde, nossa vizinha, que é um ano mais velha que Manuela, brincava aqui na frente de casa com Manuela, viu uma colher e pegou. Manuela prontamente correu "é meu,meu,meu". E arrancou da menininha...Exatamente como a professora falou...
A professora disse que é normal, porque na sala de aula Manuela se vê diante de situações diferentes. E, gente, ela se afirma diante dos outros fácil, fácil. Rs. Ariana danada! Rs.
No feriado, fomos à Florianópolis. A pousada só possui 4 apartamentos, e só são alugadas por amigos dos amigos dos amigos, sabe? Muito legal! Em um dos apartamentos mora uma família e o pequeno Cauã, que tem 1 ano e 11 meses. Ele e Manuela haviam brincado ano passado, bem pequeninos e se reencontraram agora. Eles andando e tentando falar. Brincaram, se comportaram bem e eu consegui que Manuela compartilhasse seus brinquedos com ele. Espero que ela repita na sala de aula um pouco do que lhe ensinei no feriado. Rs.

O mais legal da pousada é que o proprietario fez as construções em L. No meio, um quintal gramado ótimo, que termina na lagoa da conceiçao. Rs. E duas labradoras marrons, velhas moradoras da casa. Rs. manuela ficou louca por elas. A cacau tem 13 anos e a canela é filha da cacau e um pouco mais nova que a mãe. Elas são calmíssimas e Manuela brincou com elas, seguiu as cadelas, encantada! As cadelas dormiam na varanda do nosso apartamento, lambiam Manuela, já todas íntimas e ousavam entrar no ap...Rs.
Foram dias em que Manuela não se calou por nenhum segundo, acordava e depois de me chamar, já chamava pelo melhor do dia para ela: auau! Rs.
Foi à praia, entrou na água sozinha...O pai dela tentou algumas vezes e ela não quis, aí, de repente entrou na água...Rs. Brincou com baldes, comeu areia, bebeu água de coco e foi ao delírio nas dunas da praia da joaquina! Rs.
E o melhor de tudo? Às 18:30h eu lhe oferecia mamadeira e ela dormia pesadamente até o dia seguinte. Chegamos a sair pra jantar, 2 vezes, com ela dormindo no colo do pai, sem acordar...Eita sono bom! Rs.
Alimentação? Levei mangas, bananas, tangerinas, carambolas e mamões. Ela só não comeu as carambolas, porque atacava as bananas primeiro! Mas, comeu muitas frutas. levei suco de soja também e ela bebeu todos os dias. Na rua, comeu camarão em pouca quantidade, para provar, arroz, macarrão, peixe, frango, purê de batata e, comeu algumas papinhas industrializadas, conforme o pediatra, orientado seu uso somente em viagens. E poucas, porque levei muitas frutas e pedimos porções para Manuela nos restaurantes.
Até amanhã as fotos devem já integrar este texto. É que chegamos hoje cedo e deixei Antonio direto no trabalho. Aqui em Curitiba é feriado, mas ele trabalha em Araucária...Não é feriado...
Bom, Manuela está o nariz escorrendo, o que sempre acontece nas viagens. E com as mudanças bruscas de temperatura ganhou uma tosse alérgica, que nem eu...Mas, o pediatra já orientou que o xarope só deve ser dado se a tosse tornar-se incômoda demais. Como não é o caso da Manuela, não ofereci. Ela está bem, brincando e falando.
Beijos
Gilda

Um comentário:

Tatyane Garcia disse...

Gildinha, não me canso de admirar a maneira que crias a Manuela! A alimentação, o comportamento, tudo! Tenhas certeza que já sou sua discípula na criação de filhos! Adoro o blog! Leio toda semana, mas quase nem comento, né?

beijossss