segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Primeira Semana da Manuela

Faltava esse relato aqui! Rs.
Nos 2 primeiros dias da Manuela fora da minha "barriga-suíte-master", passamos no hospital. Bem chato, confesso, porque me sentindo perfeitamente bem é muito estranho permanecer no hospital. Mas, fazer o quê, né?
Nos primeiros dias, também, nós, novas mães, produzimos o colostro, que é um leite inicial, ainda em quantidade pouca, o que não seria um problema, tendo em vista que os bebês possuem reserva de glicose para passarem bem esses dias. O pediatra me explicou que só é prescrito complemento (nan) para bebês cujas mães sejam diabéticas (pq o bebê pode fazer uma hipoglicemia), bebês de baixo peso, e outros dois casos que não me lembro mais. Manuela não se encaixava em nenhum dos casos e, portanto, nada de complemento.
O médico foi claro, Manuela ia chorar, mas isso ia acalmar-se com os dias. Pois ela chorou bastante nas duas noites no hospital, principalmente, porque seu intestino funcionou à noite sempre e no início para fazer cocozinho, Manuela chorava.
Eu e Antonio estávamos muito cansados na primeira noite, quando baixou a adrenalina e o cansaço das horas do trabalho de parto caiu sobre nós...
Nos primeiros dias, eu a deixei no peito muito tempo, para confortá-la e, também, para que ela pegasse bem no peito para mamar. Isso machucou um pouco meu peito, mas, no dia da alta pedi logo ao meu obstetra um creme para proteção do seio e ele passou art`lan, 100% lanolina. Excelente! No quarto dia não tinha mais incômodo algum!
Ela continuava a fazer cocô uma úncia vez ao dia, e isso me preocupou. Pergunta daqui e dali, lê mais um pouco e vi que era bem normal em bebês que mamam no peito. Podem, inclusive, ficar dias sem defecar. Mas, com a mudança do leite, o intestino de Manuela também ganhou velocidade. Passou da cor escura para o amarelo.
No terceiro dia, voltamos para casa. Meu leite já estava mudando, e ganhando consistência. Manuela mamou super bem, e dormia em intervalos de 2:30h a 3h. Às vezes, menos, 1:30h, mas muito excepcionalmente.
Demos banho nela no fim da tarde, e ela dormiu super bem! Na cama, comigo e Antonio, porque o berço dela não estava pronto, ainda...Ela mamou 00:30h e depois só às 7h da manhã! Até tentei oferecer-lhe o peito, mas ela não quis. Rs.
No quarto dia, ela já estava com o berço, finalmente! Rs. Então, colocamos Manuela para dormir sempre em seu berço, e eu ficava na cama ao lado, lendo ou deitada, simplesmente. Antonio começou uma gripe e teve que manter-se distante...Muito triste isso...Mas, ele fazia meu café, lanche pra mim, sempre excepcional comigo!
De madrugada, Manuela ficou alerta e quis mamar em intervalos curtos e isso me deixou super cansada. Dormi super mal, mas, pela manhã, quando ela dormiu mais, eu também dormi e relaxei um pouco.
Decidimos mudar o horário do banho da Manuela. Ela passou a tomar banho à noite. Na primeira vez, quarta-feira, o banho foi às 21h. Ela dormiu super bem até 1h, mamou, dormiu e só acordou às 5h. dormimos muito bem, eu e ela.
Na quinta, demos banho quase 22h, e ela dormiu bem de novo. Acordou 2:40h, mamou, dormiu e acordou às 7h.
Uma ressalva! Para o banho, aquecemos o quarto da Manuela com o aquecedor por uns bons minutos. Depois de aquecido o quarto, Antonio arma a banheira dela e o tummy tub. Aí, eu tiro a roupa da Manuela, limpo ela, e aí, ele (é, ele! Rs) dá banho nela na banheira e depois faz a imersão dela no tummy tub.
Na primeira vez que a colocamos no tummy, ela ficou quietinha, e segundo Antonio, molinha, molinha. Rs. Quando Antonio a levantou do tummy, ela deu um grito tão estridente que Antonio tratou de colocá-la de volta ao tummy! ahahahahahhah
Na sexta, repetimos o ritual. Manuela banhou-se umas 22h, dormiu muito bem e acordou duas vezes, sempre em intervalos de no mínimo 4h. Eu considero excelente para um bebê de apenas uma semana de vida.
Na sexta, aliás, foi seu sétimo dia de vida e eu a vesti de vermelho. Ficou linda! Rs.


Apesar dos horários se alterarem todos os dias, há um padrão, que já identificamos e nos adaptamos a ele. Quando se completava 3h da última mamada, Antonio pedia que eu acordasse Manuela para mamar. Minha mãe dizia "deixa ela dormir", e eu acordava a manuela...Aí, a mocinha fazia meu peito de chupeta, mamava e dormia...Rs...Agora, não acordo mais, deixo que ela acorde e tenha vontade de mamar. Rs. Manuela gosta assim e eu também! Rs.
De tudo o que foi dito aqui é importante que eu diga que eu e Antonio consideramos muito mais fácil do que imaginávamos. Que observamos nossos erros e acertos e tratamos de ajustar a rotina da Manuela para que os acertos sobressaiam os erros.
Uma vez ela chorava no berço e eu já queria pegar no colo. Antonio disse para esperar. Em 4 minutos, contados pelo Antonio, ela parou de chorar e dormiu. Rs.
O banho? é tema para outra postagem. Rs. Assim como esses últimos dias. Até mais!
Beijos nossos
Gilda e Manuela




4 comentários:

Carolina - ModaEstilo disse...

Queridos...que rotina mais deliciosa!!!
Quero ver fotinho de Manuela de vermelho!!!
Bjsss
Carol

Carolina - ModaEstilo disse...

Ah tá linda!!!!!

Anônimo disse...

Gilda,

Adorei a rotina estabelicida pelos papais de primeira viagem, excelente mesmo, vcs estão de parabéns!
Lembro da primeira semana da minha sobrinha em casa e...foi totalemnet diferente do relato de vcs, revolucionou a vida e os horários da casa...rs
Que bom que estão procurando encarar tudocom muitanaturalidade e omelhor, com tranquilidade!
A Manuela tá linda com essa roupinha vermelha (rs Consigo tudo que quero é demais!)
Quando ela crescer e ver as fotos dela de quandonasceu, vai ser marcante! ;-)
Cada relato seu fica muito claro que um parto normal é fruto de uma preparação atenciosa e que a vida volta "ao normal" num piscar de olhos....é fascinante ver seu reestabelecimento, Gilda!

Um beijo enorme, melhoras pro Antonio (que táse saindo um excelente pai e marido) e um cheiro cheiroso na Manuzinha linda.

Mariana Sena.

Andréa Rocha disse...

Com roupa vermelha e com essa inscriçao, vai ser muito abençoada e conseguir tudo o que quer!