terça-feira, 21 de abril de 2009

Manuela: a melhor parte! Manuela nasceu às 3:35 da madrugada, chorando muito, não, melhor, berrando! O pediatra do plantão acompanhou o parto, pq não conseguimos contactar o pediatra com quem eu havia conversado para acompanhar o nascimento da Manú. Ele foi muito legal mesmo conosco.

Manuela nasceu e foi colocada no meu peito. Nasceu procurando meu peito para mamar! Rs. Depois das primeiras mamadas, o pediatra me pediu licença pra pesar e avaliá-la e “já devolvê-la”.

Ela teve apgar 9/10, que é um índice dos 5 primeiros minutos de vida do bebê. O pediatra aspirou só um pouquinho na boca da Manuela, pesou e me devolveu. Ficamos com ela enquanto o GO cuidava de mim (o medico disse que levei 1 pontinho devido à laceração) e depois a enfermeira perguntou se podia dar banho nela. Pedimos que só fosse dado banho no quarto, conosco. E ela concordou, foi super atenciosa, gentil mesmo. Sem problemas! Rs.

Fiquei em observação por meia hora, por causa da analgesia, mas estava tudo mais do que bem, e Manuela ficou meia horinha no berço aquecido. Depois, fomos para o quarto, e Manuela estava super esperta e acordada! Ficou no peito e não sentíamos sono, ficamos numa euforia única!

O pediatra da manhã a avaliou, deu algumas orientações (mamar a cada 3h, 15 minutos em cada mama no máximo, ultima mamada às 23h e primeira do dia às 4-5h da manhã). Os 3 pediatras diferentes que visitaram Manuela foram unanimes naquelas orientaçoes de amamentaçao. E o utlimo deles, por sinal, sentou na minha frente e falou um tempão. Que se eu não posso ser imediatista e querer que Manuela fique saciada só com o colostro, que ela vai chorar e que é preciso esperar, e não ofertar o nan logo, que eu merecia educar minha criança e não mimá-la.

Que eu faça as minhas coisas e deixe Manuela no berço ou carrinho que ela não vai morrer, que nossas avós criavam dez filhos e não ficavam com os 10 agarrados nela, ou ela não conseguiria criá-los! Gostei muito do que ele falou, de como falou e no momento em que falou!As enfermeiras deram o primeiro banho da Manú com minha ajuda e do meu marido, no quarto, sob os olhares da minha mãe, também.

E assim, passamos o primeiro dia, com Manuela já de olhos atentos a me observar...Ela ficava paradinha me olhando...A coisa mais linda que já me aconteceu foi o olhar dela...Eu deixei-a pegar peito quase o dia todo, contrariando o pediatra. E à noite, o intestino dela começou a funcionar e ela chorou muito e fez 3 cocôs das 22h até às 6h da manhã do outro dia! Rs.Seus olhos não nascerem inchadinhos, mas o nariz sim. As orelhinhas são lindas, a boca linda demais! Os olhos pequenos, quase sem cílios, lindamente desenhados...Rs. É a nossa paixão, porque meu marido está no céu, encantado com a filha!Hoje é o terceiro dia de vida da Manuela, estamos em casa já, e parece que nossa rotina já se instaurou.

Ela pega o peito e mama por 30-40m, depois, eu converso com ela até ela relaxar e dormir. 3h depois, mesmo ela dormindo, eu a pego e coloco no peito. Ela não reclama! Rs. E faço a troca de fraldas antes da mamada, pq foi o ritual que melhor se mostrou ao temperamento da Manuela, que tem dificuldade pra voltar a dormir após a troca de fralda. Concordei com a orientação do curso de gestantes que fiz, então: troca fralda- mamar-dormir.

Mas, após a primeira mamada em casa, ela não quis dormir, chorou e eu cantei pra ela...Ela parou, icou me olhando, sentindo meu carinho na bochecha dela até dormir...Linda demais!

Nossa primeira noite em casa considero excelente. Manuela mamou à meia noite até meia noite e meia. Depois o pai dela fez massagem na barriguinha dela, mexeu suas perninhas e pouco depois ela fez cocô. Fizemos a troca de fralda e em seguida ela adormeceu. devia ser pouco mais de 1 da manhã. Dormimos todos aqui em casa e Manuela não quis acordar para mamar de madrugada. Eu acordei e quis oferecer-lhe o peito. Ela nem ligou pra mim e eu a deixei dormindo. Ela acordou quase 7 da manhã! Já a coloquei no peito e dei de mamar. Muito bom, não acham? Rs.

Em breve volto para mais notícias, mas, está quase na hora da Manuela acordar para reivindicar seu leitinho! Rs.

Beijos nossos!

Gilda e Manuela

2 comentários:

Tatyane Garcia disse...

Ai Gildinha, fiquei emocionadissima com o relato dos detalhes do nascimento da Manuela! Muita saude pra vc e pra ela!

bjos!

Pri e PH disse...

Gilda....rs É a melhor coisa trocar a fralda antes, mas o Pedro começou a fazer o cocô durante a mamada...e ai?? Eu não tive coragem de deixá-lo sujo por mais 3 horas. Eu seguro ele um tempinho na vertical até quando eu acho que o leite desceu e troco a fraldinha sem mexer muito, as vezes volta um pouquinho de leite, mas...fazer o que. rs
Ah, se a Manú tiver soluço, bota ela pra mamar que passa. rs Estou descobrindo as coisas... hehe
Bjks