terça-feira, 21 de abril de 2009

oi, queridos!
E Manuela nasceu! Rs.

Eis aqui o relato do meu parto. Tudo foi tão diferente do que eu pensei, mas, foi tudo tão único e intenso que valeu a lição da natureza. Rs.
rs. vamos lá!
às 2:30h da madrugada do dia 17/04 comecei a sentir a barriga dura e com cólica, tudo junto.
acordei o marido e o fiz cronometrar o tempo. de 10 em 10m.
depois de uma hora assim, liguei pra doula e contei a novidade. ela me orientou a tomar um banho quente,
pq se fosse falso, passaria tudo.
fiquei na banheira de molho e as contrações continuaram iguais, mas, em intervalos irregulares.
fiquei nessa até umas 7 da manhã, quando a doula ligou e disse que viria pra minha casa.
ela trouxe aquela bola grandona e oleos, e, durante as contraçoes fazia massagem na minha lombar com o oleo quentinho,
um processo muito tranquilo, caminhamos muito e conversamos muito a manhã toda.
eu fiquei muito tempo embaixo do chuveiro sentada na bola e foi maravilhoso!
as cólicas das contraçoes foram iguaizinhas a de minha menstruação. nada demais.
às 15h, com contraçoes regulares, de 5 em 5m, fomos pro hospital. Lá a medica de plantão me avaliou. 2cm.
Não considerou TP ativo. Ligou pro meu obstetra e me mandou pra casa.
A doula sugeriu que caminhássemos e demos várias voltas por perto do hospital e lanchamos.
Ligamos pro obstetra e fomos ao consultório dele, afinal já havia se passado umas duas horas da avaliaçao no
hospital. No consultório, o médico disse que a dilataçao estava de 2 pra 3cm, mas com o colo do utero bem fino. E que só uma pequena parte estava grossa ainda, retardando a dilatação.
Ele disse,entao, que mesmo que demorasse
a dilatar, quando dilatasse seria rápido pra Manuela nascer. E orientou que eu nao caminhasse tanto, que deixasse
de acelerar o processo pq meu corpo estava indo num ritmo próprio e eu estava sem dormir.
De volta pra casa, eu fiquei mais sentada na bola, recebi mil massagens e as cólicas das contraçoes ficaram mais fortes
e eu sentia junto com elas a manuela mexer-se com força. Sinceramente, as dor aumentou e se eu pudesse fazer comparações, parecia q eu estava com crise de cálculo renal.
A diferença é que a dor durava poucos segundos.
Às 22h com as contrações regulares, doloridas e com duração da dor ainda em segundos,
poréem mais segundos do que antes, voltamos ao hospital. Lá, a mesma médica me reavaliou. Quase 3cm...Foi frustrante...Ela ligou pro meu obstetra e ele mandou me internar.
Já estava cansada, com sono e não sabendo lidar bem com as dores momentâneas, que já ficavam em intervalos bem próximos.
Aguardamos meu médico chegar no hospital e a sensação que eu tinha era que a Manuela se mexia com muita força no momento da contração. Quando o obstetra chegou, eu estava na sala de parto, embaixo do chuveiro quente. Reavaliou-me e eu estava com 5cm de dilatação. Foi um alivio geral, era perceptivel. Finalmente o trabalho de parto começava a engatar. Mas, eu pedi a avaliaçao do obstetra sobre a analgesia, porque o trabalho de parto parecia ir longe ainda e eu nao dormia e estava muito cansada. Ele aprovou e as doulas, também. A desvantagem da minha escolha é que a piscina para o parto nem foi inflada, porque não seria compatível. Tudo bem, as escolhas te que ser coerentes com o momento vivido.
À 1h da madrugada, recebi analgesia. O anestesista foi muito gentil, atencioso e serei mais uma a dizer que não dói. Rs. Recebi soro com glicose, pq eu estava há muito tempo sem comer ou dormir. Depois da analgesia, voltei a ser eu! Ahahahh. Relaxei, cochilei, mexia as pernas normalmente e as contrações passaram a doer menos progressivamente. Em uma hora, 7cm! Mais um tempo e 8cm. Chegamos a 9cm e o médico começou a se preparar para o parto, passou a monitorar o coração da Mauela porque já estavamos chegando às 3 da madrugada. Eu comecei a sentir uma forte contração e o medico me disse q ia me ajudar a ter a manuela.
Ele colocou ocitocina e senti umas poucas contrações com uma dor pouco mais forte do que as primeiras lá na madrugada inicial do trabalho de parto.
Nesse momento, foi engraçado. A cama foi erguida e virou cadeira, abri as pernas e senti uma dor forte por poucos segundos. Era manuela nascendo. O médico usou o fórceps para ajudar a Manú a posicionar direito a cabecinha e ajudou a saída unicial dela direito. Ele pediu pra eu fazer força, fiz duas vezes e ele disse que nao precisava mais porque só com a contração, ela nasceria. Foi aí que senti Manuela escorregar e nascer.
Quando eu senti a dor inicial, da Manuela saindo do útero para o canal vaginal, perguntei se podia gritar e, autorizada pelo médico, foi o que fiz. Porque com o cansaço, eu tremia demais e gritar me ajudou a fazer força. Rs. Foi um grito pra me sentir forte, sabem quando precisamos disso?
Mas, quando Manuela escorregou por mim, eu falei rindo - Manuela está escorregando! E ri de alegria! Porque com a contração o bebê é empurrado pra frente e escorrega mesmo. E, sem sentir mais dor, não poderia ser melhor a sensação! Rs.
Tive uma laceração pequena e superficial, da qual nao sinto nada, nada. Saí do parto como se não tivesse passado por nada, nada. E perguntei logo quando ia tomar café pq estava faminta!Rs.
A segunda parte do relato é a melhor!

2 comentários:

Anônimo disse...

É amiga.... tenho orgulho de como voce conduziu sua gravidez...do quanto se informou... mas nada como a natureza assumir seu destino... e te conduzir a maternidade.....


parabéns!! te amo!! parabens a esta família que cresce em amor!!

Symonne

Anônimo disse...

É admirável sua preparação para a maternidade...seu blog não foi apenas informativo, mas um grande aprendizado.
Fico mto feliz e emocionada pela maneira como vc nós fez ser tão presente, mesmo estando nós, tão distante geograficamente.
Muito Obrigada por me deixar fazer parte de um momento tão lindo e importante na vida de vcs.
PARABÉNSSSSSSS por td!
Eu tbm estou no grupo das que te amam...bjs