terça-feira, 28 de abril de 2009

Ida ao Pediatra

Uma dica valiosa: o pediatra tem que ser eleito antes do bebê nascer. Porque, assim, ele acompanhará seu parto, fará os primeiros cuidados no bebê e depois segue o acompanhando.
No meu caso, uma amiga que é do mesmo plano de saúde que eu, reclamou muito dos pediatras, porque a lista de médicos não é muito grande e alguns foram bem pouco atenciosos. As doulas haviam me indicado um pediatra que fazia as intervenções no bebê respeitando a vontade dos pais, sem seguir protocolos desnecessários ao seu bebê, e eu o contactei. Combinamos uma consulta, mas, tendo atrasado a consulta do obstetra, só consegui chegar no consultório do pediatra quando já estava fechado...
Na noite do parto, também, as doulas tentaram contactá-lo, mas não houve sucesso, então, o médico de plantão atendeu a Manuela, e muito bem! Foi muito gentil e cuidadoso. Foi no consultório dele que estivemos agora de manhã.
Basicamente, na primeira consulta o pediatra tira as dúvidas dos pais, acumuladas nos primeiros dias de vida do bebê; pesa e mede o bebê, repete os exames físicos já realizados no hospital, avalia pele, umbigo e reflexos do bebê; trata de vacinas, vitaminas e da rotina de visitas ao pediatra.
Bem, Manuela nasceu com 3,200kg, e saiu do hospital pesando 2,905kg. Todos os bebês perdem peso nos primeiros dias, devido ao leite reduzido e ao inchaço do nascimento. Normal. Após os dias iniciais e a regularização da amamentação, os bebês voltam a ganhar peso e a média é de 30g por dia, havendo bebês que ganham 25g por dia, o que ainda é considerado normal. Manuela tem ganhado em média 36g por dia! Já voltou ao peso de nascimento. O médico disse que está excelente e que nesse ritmo ela ganhará acima de 1kg por mês. Uma glutona! Rs.
No momento de tirar a roupa dela para pesagem, Manuela fez cocô e xixi. Rs. O médico observou que o xixi dela está transparente, o que é excelente, também. Fez as atividades, a achou bem esperta para a idade, e disse que estamos no céu por ela dormir em média de 3-4h, porque não é o que os pais normalmente relatam a ele.
Ele prescreveu um hidradante para a pele dela, nesse período mais frio. Eu comentei da respiração dela, que de dia dorme bem e à noite respira pela boca. Ele pediu que observássemos isso nela, porque pode ser um entupimento causado pela oscilação de temperatura daqui da cidade ou uma rinite...Que a mãe dela (eu! Rs) tem. Se um dos pais tem alergia, 40% de chances do bebê ser alérgico. Se ambos são alérgicos, 85%. No caso de Manuela, parece que apenas a minha herança alérgica já foi suficiente...Rs.
Outra dica para as futuras mamães! O aspirador nasal é legal. Você aspira o nariz do bebê e alivia rapidamente o entupimento. Porque o cotonete, mesmo o adequado para bebês, com a ponta mais fina, não deve ser manipulado muito dentro do nariz do bebê.
Agora no primeiro mês, Manuela deve tomar a vacina BCG (aquela que deixa a marca no ombro)e a segunda dose da hepatite (a primeira dose foi dada ainda no hospital).
O pediatra da Manuela é pai de trigêmeos! Rs. Mateus, Gabriel e João. Rs. E disse que podemos ligar para ele a qualquer hora ou dia. Que se nós não dormimos muito com um filho, imaginemos ele com três! ahahahahah. Mas, pela foto, já não são mais bebês, já tem alguns anos de vida.
Enquanto o médico explicava sobre as vitaminas, eu vestia Manuela e ainda vou conversar com Antonio sobre isso e continuo o relato aqui.
Ele também aprovou os banhos noturnos da Manuela e disse que ela já podia passear pela cidade conosco. Explicou, também, que o motivo de não se sair com o bebê de casa antes do primeiro mês era devido à vacina BCG, mas que atualmente isso não é mais uma prática. Assim, só observou que evitássemos lugares com muita gente para não agitá-la. Mas, que nos esforçássemos para reestabelecer nossa rotina e incluí-la nisso.
Após a consulta, aproveitamos e almoçamos fora, aqui já próximo de nossa casa. Manuela se comportou muito bem e tudo foi ótimo! Rs.
Beijos em todos!
Tchau!
Gilda

3 comentários:

Tatyane Garcia disse...

Manuela é um bebezinho, mas já se comporta como uma mocinha!

Que bom que está tudo maravilhoso com vcs!

beijos!

Andréa Rocha disse...

Que legal que vocês encontraram um pediatra bacana. Gilda, a Magali teve o nariz entupido nos primeiros dias e no hospital me disseram pra colocar gotinhas de soro fisiologico antes da mamada. Foi isso que resolveu. Espero que nao seja rinite, tadinha! Manuela é uma lady, ja tem boas maneiras no restaurante! Um cheiro nesse bebê fofo!

Yúdice Andrade disse...

Muito legal ler os teus relatos, saber da evolução da Manuela e conferir que estás, com certeza, criando um bom material para outras futuras mães. Quanto às vacinas, são um rombo no orçamento. Melhor pensar só nos benefícios que trazem e esquecer o resto!
Felicidade para vocês!