sexta-feira, 3 de abril de 2009

Comentários da Andréa!

Oi, gente!
Pelo que eu e minha amiga Andréa conversamos, e o Alan, também relata, não há padrões em matéria de parto mundo afora.
A Andréa, por exemplo, conta que fez poucas ecografias. Eu fiz várias. Umas 5 ou 6 até agora, e acho que ainda faço uma no finzinho.
Lá no Canadá, também, ela conta que os exames clínicos eram todos feitos na consulta de pré-natal. Isso é bem legal, poupa muito tempo. Aqui não. A não ser que eu me consultasse em hospitais, mas no Brasil isso ocorre mais em caráter de emergência. Eu tenho que levar requisição de exame sempre para o laboratório e agendar o exame.
Mas, aqui, como no Canadá, a investigação é ampla. Faz-se exame de tudo, de DST's e tudo o mais.
Na frança, onde a esposa do Alan, a Anne, teve nenê, foram disponibilizadas parteiras para a realização do parto em casa. E a linda Louisa nasceu em casa mesmo! Achei o máximo! Aqui no Brasil existe um preconceito enorme sobre o parto domiciliar, sabem?
Uma das doulas que me acompanhará teve seu segundo bebê em casa, com o meu médico. Ele até ministrou uma palestra há algumas semanas sobre parto domiciliar.
Nem preciso comentar que eu queria assim. Colocar o DVD do Luis Miguel e Josh Groban até a Manuela nascer. heehehh
Mas, Antonio não concorda, tem mil receios e eu respeito, né? Ele é o pai, e as decisões sobre a Manuela cabem a mim e a ele, juntos.
No hospital em que a Andréa teve nenê, há banheiras de hidromassagem para a parturiente usar. Muito legal, né? Vi uma imagem de uma banheira desenhada no Japão própria para o parto. E com um design lindo! Rs.
E uma mãe desenhou uma banheira inflável mesmo, mais prática, para ser usada para o parto. Chama-se La Bassine (não recordo se já comentei dela aqui, perdão) e já está a venda na Europa. Os hospitais resistem em oferecê-la às parturientes, alegando o custo alto, afinal, cada uma serve para um único parto. Mas, por outro lado, os custos com uma cesárea são muito maiores do que com o parto normal! Conta de médicos cesaristas ou conservadores, que não pensam em disponibilizar muito conforto à mulher que opta por parto normal. E olha que falamos aqui de Europa!
Em uma das maternidades daqui de Curitiba, é possível à parturiente ficar no quarto e ter o bebê lá mesmo. Dá pra encher a piscina inflável lá e esquecer do mundo. Rs. Mas, não é lá que terei bebê. No lugar que eu escolhi tem salas para parto normal. A dificuldade é de chegar e estarem lotadas, mas como estamos no Brasil, meu médico nunca viu isso acontecer...Rs.
As dores estão bem menores desde o banho de banheira de anteontem...Vai entender! Rs. O tempo mudou em Curitiba, está bem mais ameno, um vento de outono. Pena que o céu daqui comece a ficar cinza, rabugento...
Ontem, tentamos tomar um chocolate quente em um café, mas o meu estava horrível...Como diz a Sy, é o fim engordar com coisa ruim! eheheheh. Reclamei à atendente, ops, ela que havia feito e refez, continuou horrível, talvez menos pior, e eu tomei...Argh!!!
HUm! Eu preciso comentar das minhas dez luas, né? Rs. Afinal, está se aproximando a minha décima lua...Rs. Por enquanto, a parcial do bolão:

MARÇO
28 lauro
ABRIL
01 OTI
02 (não vale mais!)
03 Ana Paula
04
05 Gustavo
06 Michele/ Alba
07 Edilma
08 Rachel/ Diony
09 Halanna
10 Rafaela/ Deborah/ Tatyane
11 LUDMILA/ Aurea
12 Luci Brasil/ Cristiana
13 Mariana/Kelly Filocreão
14
15 CHRISTIANO/ Lídia
16 Carolina
17 Alan/ Antonio
18
19 Juliana/ Marcello/ Climério/Cristianne
20 Kelly araújo/ Lena/ Keylla/ Thirza
21 Renata Onofre/Fabiana/Kirnna
22 LORENA/ tia denise
23 Vânia
24 Denisinha
25 Pierre
26
27
28 Elizandra
29 Luci vidal
30 Janayna
MAIO
01 Marina
beijos em todos!
Gilda e Manuela

2 comentários:

Alan disse...

Gildinha, foi em casa, Cambridge, Inglaterra, que Louisa nasceu e não na França. Na França não fazem isto não. A Holanda é onde mais se faz. O parto em casa, mesmo com duas enfermeiras-parteiras exclusivas é muito mais barato para o sistema. Compramos uma banheira inflável (não tenho certeza se foi a La bassine). O único senão do parto caseiro é que alguém tem de limpar e arrumar a bagunça... adivinha para quem sobrou...

Andréa Rocha disse...

Que chique estou no tema do post! Vou imprimir pra guardar nas lembranças da Magali. Olha, o que eu te conto é como funciona na provincia de Québec. Nao sei como é no resto do Canada. Ei, eu nao to participando do bolao? Eu respondi ao e-mail palpitando no dia 23. Bjs!