segunda-feira, 3 de novembro de 2008

nutrição...Mil coisas! Rs

Oi, gente!
Na quinta feira, fui à nutricionista, indicada pelo meu obstetra. Duas horas de consulta...Humhum! Conversamos muito, eu e Dra. Eliane. Primeiramente, ela levantou meus hábitos e meus problemas regulares de saúde. Depois, peso e altura.
Vamos às orientações. A primeira delas foi a de tirar o leite...Primeiro para o bebê, porque ela disse que o leite está associado às cólicas nos bebês. Em segundo lugar porque sou muito alérgica e o leite pode ser um sensibilizador a mais no meu organismo. E no do bebê, futuramente. E, também, porque tenho cálculos renais, e segundo ela, o consumo adequado do leite deve estar associado ao consumo de magnésio, e que se isso não ocorre, não se absorve direito o leite e isso pode propiciar várias coisas ruins, como inflamções e acúmulo de pedras nos rins.
Em segundo lugar, consumir 4 a 5 frutas ao longo do dia...Eu mal consigo comer uma! Rs...
Em terceiro lugar, uma sugestão de café da manhã principal: dois damascos, duas tâmaras, duas ameixas pretas, uma colherzinha de sobremesa de uvas passas e 2 castanhas do pará. coloco tudo num pote e jogo por cima: farinha de linhaça dourada triturada, farelo de arroz, germe de trigo e granola sem açucar. junto a isso uma fruta em pedaços, como banana prata.
ai, gente, fiz isso ontem...Com kiwi. Tive ânsia de vômito e deixei no meio. É que nao suporto granola, é doce e enjoativo, mesmo sem açucar. E todos os ingredientes são doces, o que piorou a situação. Decidi tirar a granola do potinho e usá-la em algum suco durante o dia. No lugar do leite, suco de fruta natural! de preferência o de uva, que é bom pra pele, evita estrias e rejuvenesce. Rs.
bom, porque esse café? INTESTINO. a gravidez complicou meu intestino, e olhem que eu nunca tive problemas com meu intestino antes. E, após o parto há uma agravada disso, inclusive. Então, ela está melhorando meu intestino e eu acolhi isso com satisfação.
Informação: 90% da cerotonina é produzida no intestino. Um intestino bom é condição para o bem estar geral do corpo. Então, já está tudo comprado, inclusive a quinoa, outro cereal que ela me recomendou, e já inseri na minha alimentação.
Meu prato: metade dele tem que ser de vegetais, e a outra metade será dividida em: arroz, feijão (muito bom pra gravidez), carne (mais variaçao possível. um dia carne vermelha, noutro frango caipira! e muitos peixes), e por fim, um pouco do prato reservado para refogados, como creme de abobrinha, couve gratinada, brocolis no vapor. É isso aí. sem contar calorias, com qualidade máxima de comida.
A dra. Eliane reclamou a ausência de vegetais na minha rotina. realmente, prefiro legumes. Mas, tenho almoçado muito na PUC e isso tem sido muito bom, porque como bastante salada. Vou dar mais atenção aos verdinhos.
Ah! Bem legal que ela considerou meu peso conforme uma tabela para peso na gravidez. E vamos engordar só a Manuela, não eu. Rs.
Ah! Ela me recomendou um molho shoyo macrobiótico, com pouco sal e sem glutamato. Comprei já. Porque faço, às vezes, assim: corto a carne em cubos, corto tomate, cebola e alface em pedaços pequenos e coloco tudo na frigideira com um fio de azeite. fica muito bom! Com o novo shoyo, tb ficará. Rs.
Uma coisa importante e que eu já faço é não adoçar nada. Nada. Meus exames são muito bons e indicam excelentes taxas de açucar. Nada de açúcar, afinal, os alimentos já fornecem isso pro nosso corpo. E sal, tb. O mínimo na comida. O suficiente para dar sabor, mas não salgar. Minha diarista joga sal no prato dela todas as vezes em que almoça aqui em casa. Não adianta, sal é um veneno!
A mutricionista me deu a receita de um suco de couve, que eu devo tomar diariamente para sentir-me melhor. É o seguinte: Corte a couve em fatias finas, leve ao liquidificador, com um copo de água. coloque o suco em uma cuba de gelo e congele. todo dia, tire um cubinho e leve ao liquidificador com alguma outra fruta, como maçã, uva, morango. Segundo a nutricionista é um suco muito bom!
Tomarei, tb, óleio de fígado de bacalhau de dois tipos diferentes e vou manipular, também, lactobacilus, tudo pedido pela nutricionista e para meu intestino ser mais do que eficaz! Rs.
Vou seguir tudo direitinho, estou me comportando muito bem!
E isso é pra ser válido após a gravidez, tb, tá gente?
beijos!
Gilda e Manuela

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Minha querida, antes de mais nada, fico muito feliz de participar desta fase da tua vida. Ainda estou imerso nesse clima e tua gestação ajuda a relembrar coisas boas.
Dá uma atenção redobrada a tudo que te disserem sobre amamentação. Porque a dura realidade que aprendemos é que esse assunto é omitido das gestantes. É romanceado, também. A realidade é muito mais difícil do que tudo que nos informam.
Polyana sofreu muito até chegar ao estágio da mastite. Superá-la foi uma dádiva. No meu blog, podes clicar no marcador "paternidade" e procurar as postagens em que falo sobre isso. Procura te informar, porque tu também tens a pele muito branca e, por conseguinte, maior propensão à fragilidade nas mamas, se não devidamente preparadas.
No mais, tua felicidade com essa gestação fala por si e é nisso que devemos nos concentrar. Saúde e paz para vocês três.

Tatyane Garcia disse...

Ai amiga, suco de couve????

Eu tenho que rever meus habitos alimentares mesmo...deve ser ótimo!!!

beijos!!