sábado, 15 de novembro de 2008

Gravidez e rotina...

Bom dia! São 8:26h.
Já acordamos, fizemos o café. Enquanto o café preparava no fogo, demos
a comida do Otto e Cuzcuz. Os remédios, já que ambos estão com dermatite, e devem ser medicados duas vezes ao dia. Tomamos nosso café e Antonio levou o carro para lavar.
Eu estou no computador, porque tenho dois textos para preparar. Um para segunda e outro
para a quinta...Rs. E ainda são 8:27h!!!
Eu me sinto como se esperasse o terceiro filho, porque Otto e Cuzcuz resolveram dar muito trabalho recentemente...Cuzcuz machucou a pata, teve que ir ao veterinário. Depois, retornar. Agora, está com dermatite, Otto também. Tive que levar Cuzcuz 3 vezes ao pet shop, na semana retrasada, para banhos próprios para tratar a dermatite...
E tive prova na terça e na quinta. Semana retrasada, tive provas na quinta. Entreguei trabalho ontem. Terei prova na segunda e na sexta que vem...
Estou cansada...Rs. Em duas semanas fico de férias. Mas, férias relativas, porque já separei uma série de leituras que preciso fazer para começar adiantada o ano que vem, porque em abril/maio, me afasto da faculdade para cuidar da Manuela. Rs. Ainda, nas férias é que vou providenciar o quarto da Manuela, que ainda guarda entulhos...Rs. E comprar berço, carrinho etc.
Bom, em duas semanas me encontro com a doula que contactei. Vamos conversar sobre gravidez, intenções, expectativas, possibilidades...Rs. Em dezembro, vamos fazer uns cursos de gravidez que oferecem aqui nos hospitais, para dar banho em recém-nascido, amamentação. Férias? Sim...Rs
E conto tudo aqui, depois. Rs.
Descobri, ontem, que as calças que comprei na hering e que comentei no blog têm segredinhos! Rs. Bem, a barra da calça é dupla, e quando o bebê vestir a calça e sentir frio nos pés, eu viro a barra e vira um sapatinho. Rs. Quem me mostrou isso foi a Vera, minha diarista! Adorei! Enquanto não couber no pezinho, Manuela usa com a barra dupla, quando der, usa como sapatinho e quando não der mais no pé, volta a usar com barra dupla. Hum! Rs.
Mãe de primeira viagem, aprendendo, ainda...Rs.
Na semana passada, recebi meu boletim crescer, referente à décima sétima semana, e segue abaixo:
17ª
você está:Você deve ter engordado entre 2,5 kg e 5 kg. Seu corpo está adquirindo maior peso na parte frontal e o centro de gravidade, isto é, o umbigo está mudando de lugar. Atenção: pequenos acidentes por falta de equilíbrio podem acontecer. Mas eles podem ser evitados com algumas medidas simples, como evitar sapatos de salto, subir e descer escadas apoiada em corrimões, tomar cuidado redobrado em pisos escorregadios e não hesitar em pedir ajuda para outras pessoas quando necessário. O que está acontecendo com o bebê: A partir de agora, as feições do bebê ficarão mais definidas. Ele já tem unhas nos dedos dos pés, das mãos e impressões digitais. O nenê pode bocejar, mexer as mãos e piscar. Tem 17 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 200 g.
Cantinho bom: O útero cresce o suficiente para “abraçar” o feto, o líquido amniótico e a placenta. Ele está localizado na cavidade pélvica, entre o reto e a bexiga. Mas o crescimento pode provocar dores lombares e, como pressiona a bexiga, a necessidade freqüente de urinar. Com o início do trabalho de parto, as contrações uterinas vão abrir o colo uterino, empurrando o bebê abaixo pelo canal da vagina.
Ficha técnica Peso: de 80 gramas antes da gravidez, o útero pode chegar a 1 kg Volume: cresce de 7 ml para cerca de 5 litros Comprimento: do fundo do útero até o canal cervical, mede 7 cm antes da gravidez. Depois, pode alcançar 30 cm
Muito legal, não? Eu caminho com os dedos pela minha barriga e o útero já está bem coladinho no meu umbigo mesmo. A barriga está pesando, para dormir, coloco um travesseiro grande que alcança meus joelhos e minha barriga. Só assim fico confortável para dormir. Não sinto maior vontade de urinar, não. Meus seios é que estão mais doloridos essas semanas, bem sensíveis mesmo.
E não engordei, como dito inicialmente no boletim. Acredito que deva ter ganho algum peso agora, mas por conta da farra de doces que minha sogra fez por aqui e que eu aproveitei muito! haahahhah
As feições da Manuela podem estar mais definidas agora, mas já a achei a minha cara desde a última ecografia! haahahahahahah. Faltava verbalizar isso, né? Afinal, ter um filho é um ato narcisico, egoístico, com pretensões sociais! Rs!
Mas, comi salada, com todas as farinhas de linhaça, quinoa, azeite de linhaça, que a nutricionista passou. Estou no suco de uva, também. Acredito que deva ter ganhado, no máximo, 1,5kg. Saberei dia 19, com o médico.
Bom, é isso. Rotina cansativa, rotina gostosa, cansaço e prazer juntos. Semana que vem terei muitas novidades. Beijos!
Gilda e Manuela

3 comentários:

Carolina disse...

Gildinha...amiga....vc tá linda grávida...a Manu é linda linda linda!!!
Deus abençoe vcs, sempre!
Já tinha visto sim a fotinho dela, a sua e seus comentários sobre alimentação. É isso mesmo amiga! Alimente-se bem mesmo! Vc é toda cuidadosa com isso, parabéns!

E o Yúdice que vc mencionou aqui, é o Randol???? Nossa!!!! Não sabia que ele já tinha filho....manda parabéns p/ ele!!! Lembro qdo ele chegou de Floripa apaixonado...nossa como o tempo voa! Saudades dele! Manda beijo!

Amiga é isso!! Adoro seu blog. Eu e Alexandre sempre estamos passando por aqui...só que vc sabe que gosto de escrever um livro....então tenho que ter tempo p/ parar com calma e escrever...
Bjs no coração!

Carol

Carolina disse...

Olha...e não é que é o Yúdice mesmo...acabei de ler o que ele escreveu e a fotinho dele com a filhinha...nossa....como estou atrasada...rsrsrsr

Bom, p/ complementar o que escreveu, imagino que vc já deve saber disso, mas não custa falar de novo, tem uns creminhos p/ passar no seio, um antes do bebê nascer e outro p/ depois que ele nascer enquanto estiver amamentando, justamente p/ não doer na hora da mamada. E tb não faz mal p/ o nenen. Minhas amigas usaram e disseram que o seio ficou ótimo, não tiveram dores e nem ocasionou ferida alguma. Pergunte p/ a sua médica!

Bjs again!

Carol

Carolina disse...

Ah! Não vou mais demorar tanto p/ escrever aqui...nem p/ atualizar o meu blog....espero!

Bjs linda!

Aproveitando, manda p/ gente o endereço de vcs com o telefone fixo, please. A gente só tem o da casa antiga, olha que vergonha Gilda Maria....vcs não nos deram o telefone novo, já reparou que só falo com vc pelo celular?

Ah! A Janethe adorou ver vc grávida, mostrei p/ ela a sua foto!

Agora já estou indo!

Bjs em todos e nessa barriga linda aí!!!

Carol