domingo, 5 de outubro de 2008

12 semanas!

Olá a todas!
Essa semana eu passei pela décima primeira semana e agora estou entrando na décima segunda semana. Conforme meu livro de orientação, o terceiro mês prossegue até a décima terceira semana.
O engraçado é que domingo não senti enjôos e essa semana passou muito bem. Na terça feira, recebi o boletim semanal da gravidez que começava assim:
"11ª semana. Como você está: Você já deve estar se sentindo bem melhor em relação às náuseas e enjôos. Se ainda não estiver bem, saiba que estes sintomas devem desaparecer em breve e seu apetite irá aumentar significativamente".
Ehehheeheh. Parece que os enjôos tinham data certa pra terminar! Rs.
Só a constirpação intestinal (prisão de ventre) continua firme e forte. Rs. Os gases diminuiram muito mesmo, é impressionante! Então, voltei a tomar café, almoço e jantar normalmente. Não percebi aumento de fome, mas a cada 3 horas eu como, porque já vinha adotando essa prática. Tomo um iogurte, como um pouco de manga, ou um kiwi gostoso entre as refeições.
Não me pesei esses dias, porque realmente tenho estado muito bem disciplinada na alimentação. Na situações excepcionais em que eu acabo comendo um pouco a mais, como ontem à noite, em que jantamos na casa de um casal de amigos, eu não me sinto bem depois. Por isso, tenho sido bastante comedida. Ontem, jantamos com Marcelo e Cida e levei um bolo de brigadeiro crocante. E a Cida faz um doce de chocolate. Provei o bolo que eu havia levado (comprei na família farinha) e o dela. É o suficiente pra eu me sentir como se tivesse comido um boi! Rs. Antonio adorou o bolo brigadeiro e repetiu a prova! Humhum! Rs.
Achei engraçado que a Marina, linda filha deles, de pouco mais de dois anos, brincou uma tarde interia outro dia aqui em casa com o cuzcuz, mas perguntou aos pais se o Otto iria conosco! A figura do Otto é muito curiosa para as crianças! Rs.
Ontem, dia 04 de outubro foi o dia internacional dos cães e houve uma programação para cães e crianças no hospital veterinário Santa Mônica. Eu queria tanto levar o Otto! Um frei foi à tarde lá dar a benção nos cães. Mas...Choveu sem parar o dia inteiro. Muita chuva. Nem esfriou muito, só aquele céu cinza, carregado e muita água. Só saímos de casa para jantar com o casal de amigos de que falei antes.
Minha calça jeans mais larga já começou a apertar e os vestidos estão mais confortáveis. Nos próximos dois meses o bebê já terá deixado a fase de formação mais devagar e crescerá! É aí que a barriga aparece mesmo. Rs. Já agora o bebê está mexendo muito dentro de mim, porém é muito difícil mesmo perceber. Eu li, também, que nesse início da gravidez, mulheres bem magras conseguem perceber a movimentação do bebê...É, pois é! Ahahahaahhh.
Minhas amigas, futuras mamães, isso é muito importante! Desde o início da gravidez, comprem uma bucha vegetal e passem pelo seio, em movimento circulares, para prepará-los para a amamentação. Não no bico, ok? Mais adiante, começarei os movimentos próprios para o bico do seio e conto aqui pra vocês.
Na aula de quinta feira de fundamentos biológicos da aprendizagem o tema foi o parto...Rs...Mais de 30% dos casos de retardo mental em crianças é provocado no momento do parto. Razão? profissionais despreparados para realização dos partos. Mal uso de instrumentos no parto...Terrível, né? É interessante e ao mesmo tempo difícil assistir à aula. Em muitos momentos o professor olha diretamente pra mim, porque, afinal, os tipos de parto interessam mais a mim do que outro aluno naquela sala, nesse momento! Rs.
Nas próximas aulas falaremos da primeira infância, que inicia com o nascimento e termina aos três anos. Uma observação de algo que eu não sabia. Nos quatro primeiros meses pode ocorrer uma morte súbita no bebê, provocada pelo comportamento da mãe. Não é genético, portanto. Difícil, né?
Mas, esse momento é tão mais interessante por causa da gravidez. Aprendo coisas que dizem totalmente respeito a mim. Mais piagetiano impossível! Afinal, Piaget afirmava que era preciso que o aluno relacionasse a matéria de aula com suas estruturas pessoais, dadas por sua experiência. Muito bom! Rs.
Dias mais do que feios em Curitiba. Aliás, não tem o que se aproveitar de agosto e setembro. Horríveis. E agora, até tu, outubro? Poxa...
Um bom fim de semana a todos!
A, G e M

3 comentários:

Symonne disse...

Amiga ja nao conseguia mais fazer comentários..... achei interessante a rotina dos gases....eu sofro com eles e me imaginei gravida...rsrsr..mas estou adorando sua vontade de comer frutas... afinal vc se alimenta de modo saudavel nao?? ja foi a nutricionista?? beijos aos papais e ao feijãozinho

MARIA disse...

eu falei que os enjoos iam acabar
eu falei!
amiga, li quase tudo. um semanario do Miguel, pq pra nos aqui, vai ser um meninO....
mtos bjs

Anônimo disse...

Ai, que bom que terminaram os enjoos! Eu graças a Deus não tive, mas em compensação....uma azia monstro! Até que descobri que se diminuisse a comida, a azia não vinha tanto nem tão forte! rss
Ai, to aproveitando pra não engordar tanto, pq nos 3 1ºs meses, angordei 3Kg! Agora to conseguindo estabilizar! ufa...
Bjks
Pri - Matinhos