terça-feira, 17 de setembro de 2013

Como se sente um filho ao saber que ganhará um irmão?

Hum...
Manuela vai ganhar um irmão...Rs...
Na volta das férias da Manuela, a gravidez estava confirmada, e no primeiro dia das aulas, Manuela contou pra toda a sala que eu estava grávida...Rs.
Ela queria muito uma irmã! Sim, uma irmã agora, depois, um irmão e outra irmã...haahahah
Ela chegou com nomes para a irmã todas as semanas, Luiza, Maria Luiza, Isabelle, Isabella...
Aí, na semana passada fomos juntos fazer a ultra de translucência nucal.
Ela nao gostou, não conseguia ver o bebê direito, e no final a médica deu 80 a 90% de chance de ser menino...
Manuela continuou falando da irmã...E eu conversando que seria um irmão...E ela fingindo não ouvir...
Aí, no domingo, comecei a arrumar o quarto, que será dois dois. A minha estante de livros abriu mão dos livros para receber, em uma coluna, as embalagens em verde do Miguel e na outra coluna as embalagens lilazes da Manuela.
Aí, ela disse: Mas, é uma irmã...
E eu disse: filha, a médica viu e me disse que é um menino...
E ela: eu não ouvi, então não é...
E eu tentei ainda: Mas, meu amor, ele é seu irmão, você vai ensiná-lo a andar, brincar, falar...Vai brincar no pula-pula com ele...
Ela parece só ter visualizado isso melhor quando viu o quarto mais arrumado. Disse que vai dar papinha ao irmão, dar os brinquedos de bola, e as roupas verdes...Rs.
A partir de domingo, então, ela passou a falar de seu irmão, do Miguel, e não falou mais de irmã.
Ha algumas semanas a professora chegou a me ligar para dizer que Manuela estava muito dengosa e chorona na escola e que poderia ser por causa da gravidez...
Para tudo o que se faça nessa vida, há necessidade de harmonização. E estamos cuidando muito para que Manuela fique bem com toda a novidade.
O quarto? Arrumei para o bebê, mas também fiz mudanças para ela. Ela também está sendo parte muito importante de todas as mudanças da casa, da vida.
E agora, aos 4 anos e meio já, ela é parceira de tudo o que fazemos, de forma bem ativa, e isso tem sido bom para o momento novo, em que ela sabe que terá um irmão no quarto, que vai brincar com ele, mas, também repassar os valores que já transmitimos a ela.
Eu acredito que ela ainda está fragilizada, por desconhecer a situação de ter irmão...Algumas amiguinhas da Manuela tem irmãs...por coincidência nenhuma tem irmão...Rs
Então, tenho conversado com ela, para tentar conforta-la, principalmente a respeito dos medos que ela nem consegue expressar direito, e deixa-la mas segura, serena.
à medida que a gravidez avança, ela sente muito impacto e eu vou tentando conforta-la, estar com ela.
Ela já disse que vai voltar a mamar junto com o irmão...Isso só para deixar pistas do que passa por dentro da minha filha!
Bem, vamos seguir mexendo com os sentimentos dela, confortando, e depois mostro as mexidas no quarto deles!
Beijos
Gilda


Nenhum comentário: