quinta-feira, 8 de julho de 2010

ai, meu blog...:(

Gente, muitas desculpas!
Fiquei sem computador, aí, novo computador, mas sem word...Fica difícil escrever os textos diretamente aqui, porque demora mais pra concluir, e Manuela está a mil, mil e um, mil e dois, mil e três...Rs.
Desde a última postagem, tanto aconteceu...Ano intenso, momentos intensos, alegria, alegria!
Manuela foi à Belém, passou lá comigo 20 dias no total. A-do-rou! Passou todos os dias apenas de fraldas, tomando banho na piscina inflável que levamos daqui, quase todos os dias, pela manhã, pela tarde, sem horários, sem restrições, e mesmo com a fralda cheia de água, pesada...Rs.
Banho? Na mangueira no pátio da casa da tia Jôse, no chuveiro do quintal na casa da avó Adelaide. Rs.
A alimentação da Manuela foi mantida. Quinoa, abobrinhas, tomates, beterrabas, peixes, muitos peixes, franguinhos, carne, farofa (! Rs), macarrão, alho, cebola, alho poró. Muita água de coco e muitas frutas. Mamão, morangos e mais morangos, bananas, kiwi, melancia. Ela passou 20 dias intensos, correndo e andando sem parar, dando voltas e mais voltas em torno da casa da avó Adelaide e não resfriou ou gripou. Mesmo meio-dia, com o sol a pino, temperaturas em torno dos 30 graus, e Manuela descalça no asfalto (!), não reclamava, mas, brincava, exigia cada momento de lazer, como se não estivesse muito quente...Rs.
Com uma semana em Belém, Manuela teve coriza e em um dos dias ficou com os olhinhos molhados. Consultamos uma pediatra, mas nem resfriado era. Recomendou que se usasse o salsep ou sorine, e só. A única coisa chata foi que os carapanãs (leia-se: pernilongos. Rs) atacaram minha bebê e ela teve alergia a eles. Isso pode ter provocado, inclusive, a coriza e os olhinhos marejados dela. Mas, agora já sei o kit básico: óleo de citronela a 3% para crianças a partir de 1 aninho e corticóide para passar nos locais atacados pelos insetos.
Manuela brincou todos os dias intensamente sem perceber o calor que fazia na cidade. E Belém estava uma delícia! Céu lindo, sem nuvens, calor, vento de rio maravilhoso! Choveu em 3 ocasiões, somente. Enfim, foi perfeito para as férias da Manuela. Rs.
O mais importante de tudo foi o marco de desenvolvimento pelo qual passou a Manuela. Eu dizia "Manuela!", em tom alto, pra ela me ouvir e ela repetia "ela!"; eu dizia "papai passou" e ela repetia "pass". Rs. A prima do Antonio, que é fonoaudióloga, disse que Manuela já fala com entonação e rapidinho já vai falar corretamente tudo. Bom!
Manuela brincou muito, aprendeu sozinha a subir em triciclo do primo dela, o Matheus, subia e descia degraus e rampas o dia inteiro, incontáveis vezes...Rs. Ela dormia profundamente nos seus horários, cansada, extasiada, de tanto brincar e experimentar novas formas de se movimentar.
Chegamos há dois dias aqui e agora Manuela tagarela o dia inteiro! Não fica mais em silêncio...Rs. Será que foi de tanta gente falando perto dela? Rs. Ela passa o dia dizendo "ai" "ai" "leri leri", chamando o cuzcuz e otto; "pai" "papai" "mãe". Uma fofura só! Rs
E ontem, subiu na mesinha de plástico da sala, e hoje subiu sozinha no sofá da sala...Rs. Aiaiai! A casa não é mais sossegada, definitivamente! Rs.
Mais surpresas? Sim! Hoje fomos ao supermercado com Manuela. Lá, ela sempre ficou quieta, no máximo irritando-se por ficar naquelas cadeirinhas dos carrinhos. Mas, hoje, quando Manuela viu a caixa de água de coco gritou e apontou para a caixa: "nenê!" que é como ela começou a se expressar sempre que quer alguma coisa. Rs. O mesmo aconteceu quando Manuela viu a caixinha de morangos...Rs.
Está uma bagunça a sala, porque Antonio desenhou uns móveis, comprou o mdf e agora está montando na sala...Rs. Manuela fica coladinha ao pai, olhando tudo, tudo, tudo! Rs. Mais à noitinha anexarei as fotos, tá? Rs
Beijos!
Gilda

Um comentário:

Pri e PH disse...

Sossego??? Que é isso? Pra que serve??? Faz teeeeeeeeeeeeeeeeempo,. heim!!!
Menina, vi o video da Manú assoprando o apito! Que fofa! 2ª feira PH tb todou uma corneta que temos. Assoprava e ria....um barato!
Bjks saudosas