sábado, 27 de março de 2010

gripes e vacinas

Oi, gente!
Aproveitando um tempo livre, e o remorso por ter abandonado um pouco o blog (por absoluta falta de tempo e computador!), vamos a um assunto bem atual: a gripe causada pelo vírus influenza AH1N1 e a vacinação.
Aqui em Curitiba o número de pessoas afetadas pela gripe e o número de mortes assustou as autoridades. Um amigo do Antonio esteve com um médico especialista que falou que se estimava que metade da populaçao de Curitiba tivesse a gripe no ano passado. Foi o suficiente para, à época, o Antonio pensar em me mandar com a Manuela para Belém, por um tempo. Lá, no ano passado os casos de morte foram raros.
Pois eu fiquei aqui, porque se eu fosse para Belém não conseguiria me isolar, com toda a família querendo ver a Manuela. Aqui fico em casa, só quem frequenta a casa é a diarista - e eu a recebia na porta com o alcool gel, e deixo o alcool no banheiro para uso dela. Aqui estou bem isolada.
Bem, a preocupaçao na área médica é absolutamente justificável. A gripe causada pelo influenza AH1N1 provocou a morte de 40% dos que foram acometidos por ela, em seu segundo ciclo, pelo mundo, quando ela ficou conhecida como gripe espanhola. Isso é algo a se desprezar? Não!
Principalmente porque as pessoas morrem de gripe, sim, normalmente. E a gripe normal mata mais do que gripe A. O motivo do alerta geral é porque diante do quadro agudo da gripe, praticamente não há tempo para uso eficaz dos antibióticos. A doença evolui de forma tal que o socorro médico não consegue salvar o paciente. Hoje há muitos antibióticos bons, fortes, circunstância bem diversa da época da gripe espanhola. É pensar que a penicilina foi descoberta em 1928...Mas, de que o conhecimento médico atual serve quando o tempo não permite sequer aplicá-lo?
Alguém poderia dizer que Deus manda sempre uma provação mais forte, pra mostrar o quão pequeno o homem é diante da vontade divina. O fato é que eu passei a observar os outros e só cheguei a uma conclusão: como somos mal educados!!!!
Outro dia estava em uma farmácia e a atendente espirrou sem proteger o nariz com a mão. Eu, que estava diante dela, disse na hora: "você deveria proteger seu espirro com a mão". Ela, bem constrangida disse: "não, é e rinite por isso que eu espirrei". Eu pensei em ir ao responsável pela farmácia e reclamar, porque não interessa o motivo do espirro, porque ao espirrar sem proteção, a pessoa transmite vermes, virús...Mas, não adianta...Vocês já viram mal educados reconhecendo sua deseducação? Ih, coisa rara...
Enfim, não dei sossego à diarista daqui. Tossir e cobrir com a mão, porque ela ficava tossindo pela casa sem nenhum cuidado, mas, era eu ficar longe dela e eu ouvia a tosse alta pela casa...
Gente, sem educação séria, responsável, não creio que haja futuro para a humanidade...
As pessoas vão continuar imundas, sem lavar as mãos sujas da manipulação do lixo, da terra, dos vermes através do espirro...acometidas de diarréias, gripes, viroses...
É muito triste, é um quadro geral da humanidade infeliz, porque os meios para nossa perpetuação não são dificeis de serem conhecidos, mas, o curso que foi tomado tempos atrás para uma sociedade de consumo imediatista e que devora freneticamente tudo que recebe uma etiqueta "sale" nos tornou presas de um modelo de existência que não se sustenta...
Não é razoável ter vários banheiros em casa; abrir a torneira e sair pela casa escovando os dentes enquanto se desperdiça litros e litros de uma água preciosa; tomar banho de meia hora, por achar que merece tantos litros de água só para seu uso; lavar calçada e carro com litros e litros de água...jogar fora muita, mas um número constrangedor de comida, porque se compra em excesso, deixa-se estragar a comida numa negligência imperdoável quando há tanta gente passando fome...
Há vacina pra isso? Não...E por causa disso, qual a eficácia de uma vacina para a gripe? Ela nos afeta várias vezes ao longo da vida, como atuaria a vacina, então? O pediatra mandou e eu vacinei a Manuela. Espero que a gripe A desapareça após esses surtos atuais e não tenhamos mais contato com ela. Mas, aí, estaríamos imunizados contra um vírus que não nos afetará mais...Enfim, não estou convencida...Vocês estão? Não dá pra aceitar tudo sem refletir...Ainda que não se chegue a uma resposta satisfatória.
Enfim, essa postagem não tem como terminar conclusiva. Nem a vacina, nem a vida do vírus, nem na nossa educação!
Beijos!
Gilda


2 comentários:

Andréa Rocha disse...

Eu e a Magali nos vacinamos ano passado. Aqui no Canada a campanha de conscientizaçao pra prevenir a gripe foi intensa. A orientaçao é tossir ou espirrar na dobra do braço (parte interna do cotovelo) e nao nas maos. É claro lavar as maos com frequencia, com água e sabao ou com alcool gel. Sempre usar lenços de papel pra assoar o nariz. Mas, é claro, nem todo mundo aprende, né Gilda. Uma pena!

Pri e PH disse...

E como foi a Manú com relação a vacina da gripe??
Temos uma amiga que trabalha no posto de saude aqui perto e ela disse que a vacina tem dado muita reação e reação forte!
Ai pensamos: é uma vacina nova, não sei, mas uma vacina não deveria ser testada por pelo menos 2 a 3 anos?? Não sei, tudo está muito bagunçado, as informações não se encontram.
Vi no jornal que estava rolando um boato na net que a vacina tinha mercúrio, no jornal disseram q a qtidade não fazia mal. No boato diziam tb sobre uma outra substancia que poderia causar autismo em crianças muito pequenas. O jornal disse que ninguem conseguiu comprovar essa relação.....e ai??? o que fazer????