terça-feira, 16 de março de 2010

desculpem a ausência!

Parece que tudo muda a cada cinco meses...Rs. Com cinco meses Manuela engatinhou e a agitação começou aqui em casa, agora com dez meses e andando rapidamente de um lado a outro, Manuela resolveu fazer birra por tudo e dar chiliques quase o tempo todo...
Estive em uma loja no fim de semana, e, porque não a deixei pegar na minha carteira, ela se jogou no chão a loja, berrando...Vocês conseguem imaginar facilmente a cena, não? Só que não se trata de uma criança de alguns anos, mal acostumada pela mãe. Trata-se e um bebê de dez meses, que já anda bem, e começou a demonstrar vontade e a gritar pra exigir a satisfação da mesma vontade...
Não dá pra conversar, porque Manuela não entende, me recuso a bater nela, pela mesma razão anterior, mas, digo um "não" firme, e não olho pra ela sorrindo. Em alguns segundos o "show" é interrompido e tudo volta ao normal, até que ela queira alguma outra coisa e tudo se repita...
É bem cansativo...Ontem, Manuela se agarrou às minhas pernas, berrava, porque queria abrir todos os armários a cozinha...E eu, tensa, tentando fazer meus brioches deliciosos...Ah, ontem foi muito cansativo...Ela não quis brincar com nenhum brinquedo dela, e só ficava feliz mexendo nas coisas da casa...
Ela é fascinada pelos cães. Berra se eu fecho a porta que dá acesso à casa do Otto; berra se fecho a porta que dá acesso à casa do cuzcuz...Berra se eu fecho a porta da frente de casa, porque ela adora sair andando pelo condomínio...Rs...Gente, é um berreiro de segundos por cada coisinha...Rs...
Mas, eu consegui terminar os brioches, a casa ficou perfumada deles, estão deliciosos, e Manuela se aclamou mais à noite, brincou muito comigo e com o pai dela, dormiu muito bem, como em todas as noites, enfim o dia só foi um pouco mais difícil...Rs.
É claro que agora ela já começa a explorar suas exigências e reage conforme a resposta obtida. Se eu fizer tuo o que ela quiser, assim ela se acostumará fácil. Se eu bater nela, ela pode até reduzir o choro, mas por temor a uma agressão iminente. Se ela entender o não, simples, mas, que não aceita outra conduta dela que não seja a de acitar seu comando, ela começará a entender o que eu quero ensinar a ela.
E logo ela se distrai com outra coisa, mas, não se acostuma a gritar e eu atender ao chilique. Se é feio demais uma criança que não aceita ouvir um "não", pior é vê-la tornar-se um adulto absolutamente egoísta, capaz de muita coisa para ter seu egoísmo atendido...Vai desde a criança que não é educada a compartilhar nada com os amiguinhos, depois a criança cujos pais intevem o tempo todo na escola, para que o filho nunca sofra nenhuma reprimenda, e por fim ao adulto que mente, suborna, engana, grita e até bate nos pais ou em quem quer que seja que lhes diga não...E como já vi cenas de adultos assim, preocupo-me bastante com a educação da Manuela!
Mas, tenho tanto a escrever aqui, estou atrasada em alguns temas, e para piorar meu computador não está nem ligando...Acho que a bateria dele se foi...Então, tudo fica mais difícil, ainda, porque lá tem fotos e vídeos que eu quero postar aqui.
Bem, cá estou eu a comer um delicioso brioche, de café da manhã, enquanto minha princesa está dormindo. Rs. Daqui a pouco ela deve acordar e a agitação vai começar! Rs.
Beijos!
Gilda

Nenhum comentário: