terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A volta...À casa...Rs. Agora sim, o texto da letícia, que tem um lindo bebê! Ela passou por algumas situações inesperadas com o pequeno Leandro. Leiam:

"No sexto dia de nascido o coto do Leandro caiu. Após a queda, a cicatrização não se processou de maneira normal e uma pequena parte do intestino delgado se introduziu no anel umbilical formando assim a indesejada hérnia umbilical.
Fomos ao pediatra, ela nos indicou um cirurgião-pediátrico para fazer o acompanhamento, porém, ela nos informou desde logo que a cirurgia é indicada somente em casos extremos (ainda bem que não foi o caso).
Já o cirurgião-pediátrico nos disse que a hérnia mais assusta do que preocupa. Realmente o aspecto é pavoroso, até porque a gente pensa que dói, incomoda mas não é nada disso, o bebê não sente dor alguma e assim o médico disse que não poderia fazer nada até os dois anos de idade, tempo para que a hérnia desapareça espontaneamente.
Entretanto, para encurtar esse tempo ele nos ensinou um exercício simples que consiste em:
- Com o polegar direito pressione a hérnia para dentro (a gente percebe que parece uma água dentro);
- com a outra mão feche a barriguinha do bebê para que cubra o umbigo;
- para fixar o fechamento coloque o micropore (o esparadrapo não é indicado porque a pele do bebê é muito fina e delicada).
Fazíamos esse exercício e às vezes a pele do Leandro ficava irritada, vermelha, teve uma vez que criou uma bolha de água, parecido com queimadura mas logo sarou, em média durava três dias para voltar ao estado normal e recomeçar o exercício (Importante: coloque o micropore, se apresentar vermelhidão interrompa e espere a pele voltar ao normal e depois faça o exercício).
Outra coisa que o médico disse foi que botão, moeda não resolve, é contra-indicado por causa de infecções e até mesmo fissuras na pele do bebê. Bastaram dois meses no máximo para que a hérnia desaparecesse e o umbigo do meu filho voltasse ao normal.

O cirurgião-pediátrico também observou o pintinho do Leandro e indicou que não era para fazermos absolutamente nada, eu olhei para o meu marido e fiquei com uma cara de interrogação, porque a pediatra do meu filho nos disse que era para fazermos o exercício de puxar a pele para baixo uma vez por dia depois do banho. Relatei isto ao médico que explicou o porquê de não fazermos o indicado pela pediatra.
Não há nenhum problema em fazer o exercício dito pela pediatra, porém, o exercício feito de maneira incorreta acarreta no aparecimento da fimose permanente, ou seja, todos os bebês (meninos.. hauhauhau) apresentam a fimose ao nascer, com o tempo a pele do pintinho vai se abrindo.
Até os dois anos de idade, o exercício ajuda a pele a ficar normal mais rápido mas se fizer o exercício errado a pele se dilacera e forma uma cicatriz que não deixa a pele do pintinho ficar aberta e acaba por fechar em definitivo e assim cobre a cabeça do pintinho.
Fomos para a casa com essa dúvida, fazer ou não fazer o tal exercício, porque não é a mesma coisa da hérnia, existe a possibilidade de prejudicarmos um processo natural, enfim, escolhemos não fazer. Um belo dia de consulta com a pediatra, que ocorre todo mês, ela verificou além das outras coisas o pintinho do Leandro e disse: “Vocês estão de parabéns, está aberta a pele”, hauahuahuahuahauahu, quase morri de rir, porque não fizemos absolutamente nada."
Ah, Letícia! adorei a dica da fimose e as explicações sobre a hérnia umbilical. A natureza se encarrega de cuidar da gente, mais até do que pensamos. Aliás, esquecemos muito do que temos de natural e do curso natural das coisas. Se essa dica do pintinho fosse ampliada, passada a mais pessoas, muitos casos de fimose seriam evitados!
Fiquei bem triste de não ter conseguido te dar um abraço em Belém e dar um cheiro no Leandrinho. Mas, em junho espero retornar aí e nos veremos com certeza.
Beijos!
Gilda

Nenhum comentário: