Um importante pensador russo, Vygotsky, merece ser o primeiro a ser comentado aqui no blog. Lá na faculdade de filosofia estudamos as teorias de aprendizagem porque é uma licenciatura, cuja finalidade é formar professores de filosofia, que devem compreender o processo educacional de forma ampla e diversificada.
Assim, fui apresentada à leitura do Vygotsky e gostei muito! Para ele, o indivíduo se desenvolve por suas relações socio-históricas, pela linguagem e pela aprendizagem. Mais do que o seu interior ou a personalidade do indivíduo, é na interação social que o sujeito vai construindo sua consciência e seu conhecimento.
Para Vygotsky a linguagem é determinante para a estruturação do raciocínio individual. A linguagem permite à criança desenvolver seu raciocínio, num sentido de progresso de pensamento mesmo, sabem? A educação tem que ter uma outra pessoa, ocorre por meio de relações sociais. Para Vygotsky não se podia pensar num homem que se afirma sozinho, sem influência da sociedade. Leia-se: o ambiente muda o homem e vice-versa.
Mesmo tendo nascido em 1896 e vivido menos de quarenta anos, Vygotsky foi genial para o pensamento contemporâneo. Ainda segundo ele, as funções psicológicas complexas se desenvolvem pela aprendizagem. Muitas escolas, atualmente, tornam pública a adoção da teoria de Vygotsky.
É um passo importante, porque parte do reconhecimento de que a criança chega na escola com comportamento, pensamento e linguagem construída de sua relação familiar...O que pode ser muito bom para as novas relações sociais que vão ocorrer na escola...Ou não...Crianças que já chegam na escola mimadas, não dando ouvidos à ninguém, batendo...Ou a escola nao oferece relações de afeto com a criança...
E se a educação é social, se o indivíduo precisa da linguagem e da aprendizagem, o professor é muito importante em todo esse processo, pois, em sala de aula, ele é o mediador entre a criança e a sociedade.
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