Rs, Olá a todos!
Estou rindo até agora da minha tarde com Manuela. Rs. Fomos ao shopping comprar o presente do pai dela...atrasado sim, mas foi o presente do jeito que ele queria! Rs.
Lá no shopping, entrei na fnac. Queria ver um dvd do Pocoyo, porque Manuela só tem um e já acorda chamando pelo pato, amiguinho do Pocoyo. Rs. Ela adora, simplesmente o DVD.
Quando olhávamos os brinquedos, Manuela viu uma caixa com 3 dvds do Pocoyo. Parecia que ela tinha ganhado na mega sena! Rs. Ela agarrou a caixa, gritava "pate" "pate" "pate"!!! Rs.
Depois, andando mais, ela viu o boneco do pocoyo e gritou de novo "pate" "pate" "pate"!!! Rs.
Eu nem percebi quando Manuela avistou sob várias caixas, algumas caixas do quebra cabeça do Pocoyo. Ela não pensou duas vezes. Retirou uma a uma até pegar a caixa do quebra cabeça. E aí? Aí, ela pôs a alça da caixa no braço direito e saiu correndo! Parava, me olhava, caía no riso e corria mais pela loja. Vendedores e clientes rindo da cena...eheheheheh
Devolvi tudo ao seu lugar, não levamos nada do Pocoyo, porque não tinha dvd individual, não queria dvd repetido.
Ela deixou a fnac gritando...Quando a pus no chão, ela falava "cadê?" porque não sabia onde estava mais a sessão infantil...Rs.
Manuela fala "pate" para pato, "otte" para "otto" "peite" para peito. Mas, de repente ela pode soltar a palavra corretamente. Vamos conversar sobre isso?
A partir dos 9 meses a criança pode começar a falar algumas palavras. Tem criança que só começa a falar lá pelo ano e meio. Mais do que questões físicas, é uma questão de estímulo. Criança que não é conduzida a comunicar-se, não se comunica. É simples assim.
Manuela costuma levantar minha blusa para mamar. Eu me faço até hoje de desentendida. Rs. digo: O que é? Quer peito? Então, ela ri e repete "peite". Agora ela já adianta o assunto. Já chega pra mim e di "peite". Minha filha está demonstrando aí suas vontades, e isso é muito importante para ela.
Outro dia ela pegou a coleira do Otto. Eu não me mexi. Ela começou a gritar "otte","otte","otte".
Adiantar-se ao filho, fazer o que ele quer antes mesmo que ele expresse por completo sua vontade é um erro. Simples assim. Falar é uma necessidade natural. Ou vocês acham que o homem das cavernas não gritava ou grunhia como forma de prevenir perigos aos seus pares?
Mimar é sempre, em qualquer hipótese, um grave erro...
tem coisas muito importantes e que passam despercebidas por muitos pais, quando o assunto é a fala. Há meses que tudo o que eu e Antonio pedimos à manuela, prontamente é atendido. Se não for atendido é porque ela quer brincar e demonstra isso. Li uma entrevista do Dr. drauzio Varella a uma fonoaudióloga a respeito da fala e ela aponta o comportamento da Manuela que acabo de descrever como um comportamento que se deve esperar pela criança. Preocupante é a criança que parece não se importar com o que é dito a ela. Bom sinal, também, é a brincadeira articulada da criança. Preocupante, então, é a criança que joga brinquedos, não consegue brincar direito com nada.
Aqui em casa seguimos o polticamente correto da educação infantil: nada de falar no diminutivo, nada de falar que nem criança, nada de ensinar errado. Falar é, gente, um passo importante na autonomia dos nossos filhos. Eles se nominam, dizem seus nomes, se fazem reconhecer aos outros. É muito importante e não é legal que seja marcado por exepriências negativas, né? Então, nada de superproteção, porque nossos filhos não precisam disso, pelo contrário, isso só tornará problemático seu ajuste social e para toda a vida...
Na entrevista do Dr. Drauzio, a fonoaudióloga ressaltou que apesar dela não ter visto crianças com problemas na fala decorrentes do bilinguismo, isso é apontado pela fonoaudiologia. Algumas crianças podem atrapalhar-se com uma segunda língua quando ainda nem dominam a primeira. Isso vale para quem pensa em colocar seu filho numa escola internacional.
Na idade da Manuela é comum que as primeiras palavras sejam ditas. Aos 18 meses já li que se espera que a criança já tenha umas 20 palavras concretas, o que significa dizer que, mesmo ditas de forma errada, carregam significados concretos. Vamos ver a Manuela: não, tá, mamãe, papai, papá, auau, pate (pato, do pocoyo), otte (otto, o bulldog), Adi (água), peite (peito), dá, loli (lola, cachorrinha), pão, peixe, pé. Vale o ék? Rs. Significa: Shrek. Ela tem o album e quando vê o shrek, repete o nome dele. Rs. Hoje ela olhou o Shrek, pegou na imagem e disse: papai. KKKKKKKKKK. Porque os dois são carecas, ora pois! Eheheheheh
Aos 2 anos, a criança pode estar usando entre cem e duzentas palavras. Imagina! se Manuela fala 3 vezes cada palavra, Antonio vai ficar doido de tanto que ela vai falar! Ahhaahahah
E aos 2 anos e meio a criança pode já estar formando frases e assim ela vai aperfeiçoando sua fala até os 4 anos, aproximadamente.
Eu já ia esquecendo! chupeta...É, ela tem muitos defensores, mas os especialistas afirmam que ela causa os mesmos malefícios que chupar o dedo...E que deve ser evitada a todo custo durante a fase de desnvolvimento da criança. Tanto a chupeta quanto o dedo podem causar deformaçoes nos lábios, na língua, nos dentes, no palato, no nariz...gente, é um horror!! criança que chupa chupeta pode ter, inclusive, problemas de aprendizagem relacionados a problemas de sono, devido à respiração errônea. O que já vi de chupeta cair no chão e a mãe ou pai mal passar na calça para dar uma limpadinha e enfiar na boca do filho, depois... É anti-higiêncio, prejudica a fala, a mastigação, a deglutição...E vamos concordar que, com uma chupeta na boca quase o tempo todo, que criança vai falar? Tirar a chupeta de rotina e ser estimulada a falar? Quase impossível com a chupeta... Aliás, se coloca a chupeta não é justamente para não ouvir o filho? seu choro e sua voz, não é mesmo? E como estimular a fala, assim? Hum hum...
Bem, minha boneca acordou e está choramingando
Vou correndo buscá-la!
A gente continua a conversa depois!
Beijos
Gilda
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