sexta-feira, 30 de setembro de 2011

E o sol chegou!

Oi, gente!

Como vão? Espero que bem! Finalmente sumiram os rastros de inverno! Em todos os sentidos para mim. Agora é festa! Temos sol, dias lindos, flores e mais flores. Ótimo!
No sábado à tarde levarei Manuela para o teatro. Aqui em Curitiba a turma do Mickey Mouse está com o espetáculo de mágicas. Está lindo o teatro, estive lá ontem para comprar os ingressos. Teve apresentação desde ontem. Ela vai adorar, tenho certeza!
Aliás, é primavera para Manuela, que superou a constipação. Somos só comemoração aqui em casa. Hoje à noite, a cunhada de minha amiga e vizinha vai ficar de babá da Manuela, porque eu e o marido vamos sair juntos, só nós. Só bons momentos, gente! O inverno passou! Rs.
Queria deixar o link para vocês da matéria do globo sobre devolução de filhos adotados...Ai, acho isso terrível...Já falei disso aqui, e acho que essas matérias são importantes, mas falta muita educação para nós, ainda...Muita...
http://delas.ig.com.br/comportamento/pais-adotivos-que-devolvem-os-filhos-devem-ser-punidos/n1597246352395.html
A vida tem essas incoerências...Gente ruim tendo filho, gente boa não conseguindo ter filho, gente ruim devolvendo filho, abandonando! Ui! Filho não é bicho e nem de bicho entendemos porque não os respeitamos, também...Tá no nível de que até coleira estão usando em filho...Ui!
Mas, vamos falar de flores, não é mesmo?
Manuela está saindo das fraldas, eu contei aqui? Rs. A minha linda já fica sem fraldas o dia inteiro na escola, vai ao banheiro direitinho. Nos fins de semana passamos na chácara e ela fica com fraldas de treinamento, já viram? São quase iguais às fraldas que podem molhar na praia/piscina. Então, ela brinca na piscina, e avisa que quer fazer xixi. É isso! Ela está crescendo!
A retirada da fralda pode ser assim: você levar a criança de hora em hora ao banheiro, perguntar se ela quer fazer xixi; você retirar a fralda e conversar com a criança para avisar quando quiser ir ao banheiro. Na sala da Manuela, duas crianças já estão sem fraldas (os dois mais velhos) e agora a Manuela está deixando as fraldas. Mas, ela é a única que avisa que quer fazer xixi, coisa que ela já fazia aqui em casa bem antes de sair das fraldas. Quando as crianças não avisam, você pergunta com frequencia se ela quer ir ao banheiro. Nas primeiras semanas, a criança esquece, segura o xixi, deixa vazar. Mas, de repente, ela entende que virou rotina, puxa a primeira marcha e vai adiante.
E é assim que ocorre, não é mesmo? A primavera chega para todas as plantas, flores e árvores! Rs.
Mas, há solo para cada flor, cada semente. No dos nossos amigos, a florada é rica e cheirosa! No chão dos que não são nossos amigos, nossas sementes não encontram seus nutrientes para sobreviver...Primavera tem a ver com isso, nutrir seu solo, nutrir seu filho, dar a ele a educação que permita floradas lindas!
E buscar solos nutridos, expandir a semeadura, encontrar amigos, deixar que ventos bons levem nossas lições de vida para solos que as receberão com bondade. Os mesmos bons ventos que trazem as lições dos meus amigos e criam uma troca linda de relatos de vida! E onde só crescem sementes que se nutrem dos mesmos nutrientes seus. Não é mesmo?
Para os amigos: Uma hortencia

Beijos,
Gilda

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mamães, notícia importante!

Bom dia!
Hoje soube de uma coisa muito legal! O banco privado itaú tem uma fundação e ela está com uma campanha muito legal! Pelo que li come;cou ano passado, mas eu só soube agora.
A fundação está enviando gratuitamente uma coleção com 3 livros infantis a quem se cadastrar na campanha.
Ao navegar no site do itaú já aparece o link da campanha. Você faz um cadastro simples e é aguardar uns 20 dias até que os livros cheguem em casa. A campanha começou no ultima dia 12/09, as eu só soube hoje, então corro para avisar aos amigos. Manuela já está precisando de uma pequena estante para seus livrinhos. Rs. É o que mais incentivo nela. Gostar de livros, gostar das gravuras. E à medida que ela for aprendendo a ler, ficará curiosa de conhecer as histórias dos livros. Ueba! Rs.
Deixo o link aqui para vocês: http://www.itau.com.br/itaucrianca/
Não se demorem, quem tiver interesse, porque a campanha segue ate o fim do estoque e é nacional. Vai ser rápido!
Beijos!
Gilda

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bem-vinda!

Oi, gente!
Nasceu a Giovanna! Linda, grande e gordinha! Saudável! Parabéns à minha prima Luciana, ao Antony e ao Gabriel! Oba!
A primavera começou, também! Oba! Rs. Primavera é a época mais linda do mundo, aqui em Curitiba as cores são um espetáculo! As azaléias, cerejeiras e ipês já começaram a florir no fim do inverno. São tons de rosas e branco das azaléias, a flro mais delicada do mundo da cerejeira e o amarelão, rosa e roxo dos ipês pelas ruas da cidade. Lindo, lindo!
Na nossa chácara uma flor se apresentou, a babiana. Linda! Lilás, estavam enfileiradas e fizeram uma pequena cerca ao lado do chalé. Linda! Manuela se encantou com a flor! Rs.
Aqui em Curitiba temos acertado até com as frutas. Muitas frutas tem sua safra na primavera. Aproveitem! Semana passada compramos um abacaxi e estava doce. Manuela comeu quase todo...E de uma vez! Rs. E nos fins de tarde da semana passada comemos salada de fruta, feitas pelo marido. Manuela comeu muito bem, até exagerou um pouco. Rs. Os morangos estão doces, em sua maioria! Os limões sicilianos estão enormes e acreditem, em uma salada de frutas eles ficam perfeitos! As peras tem estado muito gostosas, também. E agora fica melhor comer kiwi, laranja pera, a banana prata, maçã, manga, melão, morango, pêssego etc.
Já plantei na chácara, também, um pé de limão siciliano e uma macieira. Primavera que vem será boa!

Como no fim de semana esfriou muito aqui, essa semana será de frutas e sopas. Aproveitem na primavera os legumes e verduras que estavam em falta no inverno ou feios, como coentro e alho poró. Eles são ótimos!
A salsinha e a cebolinha que tenho aqui na minha hortinha também já anunciaram a primavera. Estão enormes, lindas. Meu coentro não resistiu ao frio, então, agora que é primavera, levei duas mudas para a chácara e plantei num vaso pequeno, no lado mais ensolarado e ele tem estado bem. Plantei hortelã, também. Ela adorou o canteiro, mas acreditam que em 10 dias plantadas lá e crescendo bem, as formigas a atacaram e comeram suas folhas todas...É, acontece na natureza, né? Rs.
O coentro tem vitamina C e ajuda o estômago. Combate gases, combate vermes e a diarréia. E fora do Brasil é considerado afrodisíaco. Rs. Em peixes fica perfeito! Mas, eu não restrinjo seu uso aqui em casa.
O alho poró é meu querido, adoro! Uso suas folhas em todos os cozidos, é uma delícia! Experimentem! Ele é expectorante, diurético, ajuda na má digestão, na pressão alta, previne gripes, combate as pedras nos rins (!), baixa colesterol, combate vermes. Faço a observação de que seu uso deve ser reduzido quando você está amamentando porque ele passa para o leite e pode causar cólicas nos bebês...
A primavera também é sinônimo de abóbora, alcachofra, beterraba, fava, inhame, aspargos, endívias, ervilha, escarola, batata doce, espinafre etc. Enfim, tudo gostoso fica mais gostoso nessa época!
Já dei aqui a receita da sopa de batata, abóbora e alho poró? É uma delícia! Sempre fazemos aqui em casa, tirei de um daqueles livros da coleção da abril, o livro de sopas. Adoro as coleções da abril, tem receitas maravilhosas! Você refoga o alho poró no azeite, bastante, depois acrescenta os pedaços de abóbora e de batata. Água e caldo de legumes e deixa cozinhar. Fica uma delícia!
Nessa semana que passou, eu e meu marido almoçamos num restaurante que queríamos há muito tempo ir, mas sao tantos aqui que queremos ir. Rs. Fica no centro da cidade, por isso aproveitamos que estávamos por lá e almoçamos um risoto a piamontese, com confit de pato e pera...Pensem num almoço perfeito. É isso aí! Hum, delícia! E aquela pera? Ma-ra-vi-lho-sa! Entendo agora a adoração dos chefs europeus por peras. Rs. Eu resistia a acreditar na sofisticação do seu sabor para usa-la na culinária, mas ela é deliciosa! Agora, é pegar minhas receitas e arriscar fazer, a primavera está aí para ajudar na cozinha, gente!
Frutas, verduras e legumes, vamos lá! Estou comemorando, também, que desde julho, quando Manuela teve a faringite, não teve mais nada, e passamos bem pelo inverno...Agora, com a primavera é que não vai adoecer mesmo! Primavera é época linda de saúde e não de doença. Não é mesmo?
E sabe o que também é bom? gelatina com frutas! Sim, você pode misturá-las e a criança vai unir duas coisas que gosta! É simples, só colocar a fruta pequena inteira ou em pedaços no recipiente com a gelatina antes de firmar bem, tá? Eu vou fazer umas fotos e posto aqui.
Gelatina tem um pouco de vitamina e muita água. E eu compro as que tem corante identico ao natural, porque nem todas tem. É dos poucos produtos industrializados que Manuela come. Ainda vou escrever sobre os corantes...
E recebi um email muito legal de divulgaçao de bonecas que ajudam a mulher a amamentar. Vou ler direitinho e postar o tema aqui.
Beijos,
Gilda

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lindas meninas a caminho!!

Oi, de novo!

Antes de começar a postagem, ontem soube que a querida Thirza espera uma menininha, a Laís!!! Nome lindo, meu primo Serge também tem uma filhinha chamada Laís, de 2 aninhos, que é uma fofa! Parabéns, Thirza, que sua gravidez continue linda!
Meu primo também vai ser papai de uma linda menina que se chama Rafaela! Nome lindo, também, parabéns, Dani e Aércio, sei o quanto vocês esperavam pela chegada da Rafaela!
Não dá pra esquecer a Ana Sophia, minha sobrinha de coração, que nasce em dezembro, para o natal mais do que especial para a vovó Luiza, a tia-madrinha Carina e a mamãe Renata, minha amiga desde sempre. A vida que se realiza para Carina e Renata! Parabéns, queridas!
Aqui em Curitiba, conheci uma paraense que também está grávida, a Fabíola. Já lhe parabenizei, viva! Queremos saber se é uma amiga para a Manuela ou um amigo, né? Rs.
Fim de ano movimentado mesmo! Já visitei e conheci a pequena Natália, irmã da doce Geórgia, filhas da Karin! São duas meninas lindas, calmas, com o mesmo jeitinho meigo da mãe Karin! Preciso me redimir e ir visitar e conhecer o lindão do Luis Fernando! O irmão dele, Pedro Henrique, mais conhecido pelos amigos como PH, já veio aqui em casa algumas vezes, esteve no aniversário da Manuela, é lindo demais e um querido, doce de menino! Um mês mais velho do que Manuela. Os pais, nem se fala, né? Uns queridos, amigos dos animais, pessoas do bem, uma família linda! Pri, eu vou me redimir e ir te visitar, viu? Eu e Antonio pensamos em ir sempre, mas como só dá pra ir nos fins de semana praí, nos enrolamos...Ai, sem desculpas! Mas, pelas fotos que vi do Luis Fernando ele é tão lindo quanto o irmão dele! Eita mulher pra fazer filhos lindos! hahaahahah. Por isso que só tem meninos! ahahahahah. Para alegrar as meninas! :)
Gente, ficou parecendo coluna social de jornal, sabe? hahahaahah
Bom, deixo mais uma dica de criminal minds. Quem assistiu ao Dawsons creek lembra da mãe do Dawson, a Gail. Pois ela participa de um episódio de criminal minds, não como caso principal, mas paralelo ao principal, em que ela é uma dona de casa que é subjugada pelo marido e filhos, e um dia mata o marido. A dificuldade fica em caracterizar o abuso sofrido pela mulher, quando o marido nunca bateu nela...Muito interessante! Ela fez muito bem o papel, gostei de revê-la na TV, ainda que rapidamente. O episódio é da terceira temporada e se chama the crossing.
Lembrou-me de um colega de estágio no Ministério Público. Primeira semana dele e ele foi à uma audiência na vara de família. De volta à sala dos estagiários, ele parecia em choque...Os filhos não falavam com a mãe e pediam para sair da guarda dela...O que foi relatado ali deixou-o mal...Imagina, coitado, na primeira audiência! Mas, para quem pensa que a barra pesa nas audiências criminais...A coisa pega nas audiências de família...
Eu escrevo muito aqui sobre coisas que idealizo e tento colocar em prática com a minha filha. Mas, tem o outro lado, também, né? Das receitas legais às mazelas que a relação entre pais e filhos pode trazer...Hoje, ainda pensando no caso da Luana e do Dado, fiquei pensando na mãe dos que são condenados por agredir mulheres...Imaginem! Exposta à sociedade o que a mãe tentava esconder, nao queria e muitas vezes continua sem querer ver e acreditar...Mães que tem filhos assim vivem um silencioso desespero...de que alguém descubra o que o filho fez, faz ou virá a fazer mais vezes...Ninguém merece viver tal desespero, não é mesmo? Dar à luz um filho para o mundo puní-lo. Imaginem a sensação de fracasso que ela não consegue evitar de sentir...
Elas não entendem, contudo, é que se elas não educam seus filhos, os expõem mais ao que de pior o ser humano pode fazer, em graus distintos, mas ainda assim, abrem as portas para que eles possam fazer cada vez mais coisas que a sociedade reprova...
No final, a história é triste demais para as vítimas da agressão fora da casa do agressor, e também, de todos os que ele vitimiza dentro de casa seja exclusivamente moral ou, também, fisicamente...E a mácula moral dói muito também, angustia a mãe por um vida, dá-lhe o temor de que o filho cometa os mesmo erros ou outros maiores e que possa ser descoberto pelos outros...Ela carrega os erros dos filho como segredos, como se fossem erros seus, que não devem ser expostos...Ninguém merece viver esses sentimentos...
Por isso é tão difícil um julgamento criminal envolvendo uma família que busque suas referências lá na Grande Mãe, de que falei ontem...O julgamento do filho fere a mãe, a que gerou, nutriu, formou seu caráter...Em última análise, é dolorido demais, uma derrota para a maternidade...
Mas, do outro lado, uma mulher, filha ou mãe, que busca por fim às agressões...Que sofre por perseguir um ideal de justiça, que, se alcançado, expõe as feridas de outra família, derrota outra mãe...No fundo, é isso, um duelo de mães...Da que deixa o filho agredir e da que teve sua filha agredida...
Não levamos, ainda, a sério mesmo as discussões a respeito disso no Brasil...A Grande Mãe é mito, tabu, cria seus monstros e eles podem eventualmente ser punidos, mas não se pretende alcançar a responsabilidade de quem o moldou, da família. Há um discurso que a tudo impregna de que o mal é do mundo, dos que vem de fora e invadem a família pura...É...A distorção da questão é um discruso de auto-defesa. A negação do mal, protege a família e também os pais...A defesa dos seus é a sua própria defesa...
Por isso é tão difícil, é tão pesada a questão...Por isso a sensação de frustração das mulheres que pretendem parar as agressões mas dão de frente com uma mãe em defesa de sua maternidade...
É, gente, não bastasse a dureza da questão, a mídia condena uns por roubar galinhas e faz matérias das festas que criminosos de classe média e alta fazem...
Sem mais...
gilda

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mito ou vida?

Eu sou fã de carteirinha de uma série de tv chamada criminal minds. E eles sempre elegem frases relacionadas com os casos que investigam. Dia desses, citaram o mito da Grande Mãe. Fiquei com vontade de escrever! Rs.
A mitologia valeu-se tanto do que de humano havia no mundo como do que a natureza demonstra aos seres humanos. Daí o mito da Grande mãe. Ela carrega elementos humanos e extrahumanos. Mas ela é símbolo de vida: nascer, desenvolver-se, reproduzir-se, perecer. Seus atributos são essenciais: fertilidade, abundância, alimentação...
Em algum momento da narrativa que os seres humanos fizeram sobre suas vidas, que não vou detalhar aqui, os templos da Grande Mãe foram destruídos e os grandes deuses guerreiros, viris, subjugaram as mulheres, fizeram delas suas amantes à força, negaram-lhe sua estatura, transformaram a paisagem, revolucionaram a visão humana do mundo...
Depois que as mulheres foram subjugadas, elas perderam-se, inclusive, umas das outras. No desespero em merecer um lugar ao lado do homem, que elas mesmas colocam diariamente nos pedestais de seus altares domésticos, não poderia haver compaixão entre elas...
E os deuses impuseram sua autoridade, sua rigidez, sua infidelidade, seu distanciamento emocional sobre a realidade humana...
Pior...Coube à mulher, menor, subjugada, que luta a vida inteira para merecer estar ao lado do seu infiel marido, dar-lhe filhos...Que filhos poderiam ser gerados, afinal? Por isso a mitologia é tão fértil para analisarmos nosso mundo. Porque ela retrata as virtudes e os defeitos dos seres humanos, que também existem nos deuses. Assim, Zeus violentava mortais e fazia filhos semi-deuses. Assim, Afrodite, tomada de ciúme, vingava-se das mortais bonitas, condenava-as. Assim, a gula, o alcoolismo e outras questões difíceis para nós também assim eram para os deuses...
Com a perda da igualdade, não consigo evitar de pensar que se perdeu a esperança...
De um mundo justo, amoroso, sincero e de compaixão...
À mulher restou os filhos, gerados com a esperança de eles sim darem-lhe o amor idealizado que nem o próprio marido consegue dar. E assim, ela cria deuses, que, enquanto sob sua proteção, estarão a salvo da vil atração das outras mulheres, apóia o exemplo masculino da infidelidade, subjugação, superioridade de sexo...E assim, ela cria suas filhas a partir de seu exemplo, e assim suas filhas seguem seus passos e encontram um homem que as subjuguem para o resto de suas vidas...
A Grande Mãe representa o fluxo da vida. Ela gera, nutre, dá ao mundo seus filhos. Os bons e os ruins. De semi-deuses a monstros. Mas, ela prefere ser engolida por seus filhos a ter que ferí-los. É da essência da Grande Mãe a eterna bondade sobre seus filhos. Mesmo que eles só mereçam o desprezo da sociedade. Mesmo que só ela consiga tal ato. Mais ou menos como em Antígona. Mesmo que só ela, se vendo em seus filhos, enxergue bondade, como em um reflexo espelhar...
De todas as formas ela sofre, porque, reproduzindo o universo e os valores em que vive, não consegue educar seus filhos, ser repeitada por eles, e ela sabe que experimenta uma forma outra de "infidelidade", agora dos filhos...Eles a usam, manipulam, mentem sobre seus atos...
Mas, o fluxo da vida permite que em algum aspecto os filhos se aperfeiçoem, cheguem aonde seus pais não chegaram...E quem sabe não é assim que a sociedade evolua? Não por um juízo final ou várias voltas, mas através dos filhos?
É neles que a esperança estaria, afinal...Na superação da proteção despida de senso de justiça, na superação de uma subjugação feminina que acaba por tornar a Grande Mãe a força que move o mundo masculino; a mãe que se torna algoz de suas filhas e das filhas dos outros; da Mãe que não respeita outra mulher, que teme a aproximação de qualquer outra mulher, que acaba por menosprezá-la, como os homens, mas por motivo diverso...No fundo, tudo se resume a uma disputa silenciosa por ser melhor...Eles classificam-nas, elas acreditam nisso...
Bem refletido Jung, bem refletido...
Ninguém deve viver pensando: "ufa! arranjei um marido!"...Isso é patético. Encontre um companheiro de vida. Um homem que lhe respeite e não queria só ser servido. Não pense: "ufa! tive filhos!"...Se o homem que está ao seu lado não se esforça para ser bom pai, sua vida será de uma solidão enorme. Fique com o homem que quer ter um filho com você. Que quer ajudar a criá-lo e orientá-lo. Participe da vida de seu filho. Não se iluda a respeito deles. Não é útil de nada. Quem julga com justiça os filhos, educa-os. Quem não quer nem julgar os filhos, deseduca-os.
Uma vez me disseram assim: "tenho uma filha. Quem tem filha não deve reparar na filha de ninguém". Muito bem dito! Cuidem dos seus filhos, ensinem-lhes a terem caráter, honestidade, respeito. Preocupem-se deles serem honestos, éticos, nao se drogarem, nem serem manipuladores...
Agora quem sabia bem o que as filhas das vizinhas faziam, deixou de ver que sua filha fazia igual a elas...Mas, é da natureza também o juízo sobre os frutos- os filhos. Como na série de TV que citei lá no começo, a mãe sabia que seu filho fazia algo errado, mas não queria acreditar, até que se tornou público...Não se sabe até que ponto a dor é pelo filho ou pelo "filho que ela criou"...Onde começa um e termina o outro? Onde se diferenciam? Quando se trata de filho é muito difícil responder...
A Grande Mãe defende-o porque assim se defende...Nessa relação tão especial, a eiva do filho acomete a mãe, também...Por isso a mãe não o julga, porque não quer ser julgada, não o expõe porque nao quer ser exposta...
Uma prosa para refletir...
Beijos,
Gilda
   

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E o mundo é...Palavra!

Bom dia!

Essas semanas tem sido sensacionais! Merecia uma postagem! Rs.
Eu vinha relatando a dificuldade da Manuela superar o medo da constipação intestinal e como isso me deixava triste. Pois é! Estamos superando! Rs. Ehhhh! Rs. Como eu disse, eu conversei longamente, fiz massagem nas perninhas dela, pedi para relaxar e só usei palavras escolhidas, no mesmo sentido que meu terapeuta usa. Aí, também contei aqui que ela começou a fazer cocô, mas ainda se assustava. Pois essa semana, última de agosto, ela voltou a conseguir fazer cocô pastoso. Gente...Quase 2 meses depois de voltar de viagem! Agora, ela tem conseguido ficar melhor, mas ainda estamos melhorando! Uhu!!
Se perguntarmos, ela parece incomodada ainda. Mas, eu já pedi ao marido que não pergunte se ela quer ou não, mas que a estimule a fazer tudo nessa vida. Não é mesmo? Rs.
Tem sido bem bom, que bom! Rs. E essa semana a professora me contou que ela já usou o vaso, estamos caminhando! Rs. Agora, realmente ela tem se incomodado com a fralda, afinal a professora tem estimulado sua retirada. E ela cada vez mais brinca no banheiro. Tudo caminhando. Rs.
Ela tem visto os coleguinhas usando o banheiro, também, na escola, e me conta. Está se tornando uma realidade para ela e aos poucos estamos tendo boas conquistas. Eba!
Semana passada os avós paternos da Manuela estiveram aqui, ficaram até ontem, e ela se divertiu bastante. E sua fala tem se aperfeiçoado bastante. Agora, ela diz: "venha, mamãe, venha brincá aqui!". Rs.
Em nossa casa nova, para a qual ainda vamos nos mudar, umas plantas que ainda estavam adormecidas pelo inverno, floresceram. E lindas flores lilazes, delicadas, enfileiraram a lateral da casa. Manuela adora lilás e ficava segurando as flores e dizendo para mim: "olha, mamãe, que lindo! Roxo, que bonito!". Rs.
Tem sido realmente linda essa fase, afinal, estou atenta à formação da personalidade da minha filha, e meu terapeuta está me ajudando muito a propiciar a ela um bom estado emocional, porque na idade que Manuela está, apresentam-se muitos desafios e as crianças podem ficar nervosas, inseguras e terem dificuldades emocionais que podem, inclusive, acompanhá-la na vida adulta. Como meu marido tem viajado bastante nesses meses, Manuela tem tido a constipação e essa "maturidade" que ela tem, lhe traz, por outro lado, um emocional que não se expressa plenamente. Estou cuidando disso nesses meses, e estamos melhorando muito!
Por isso, o título de hoje: palavra! Não existem tantas palavras ao vento, como pensamos...Captamos e nos agarramos às palavras mais do que imaginamos. Como o filho que cresce ouvindo que é inteligente, ou o que cresce ouvindo que é preguiçoso, ou que não é muito inteligente...Os pais são os primeiros a classificar os filhos, e estes acreditam no que ouvem. Os filhos depositam nos pais suas primeiras crenças, puras, simples. Então, aproveitem essa confiança toda para só lhes dizer coisas lindas: como seu filho é amado, lindo, inteligente, aprende tudo facilmente, é seguro, capaz, bom, faz o bem, é feliz e saudável. E tudo o mais de bonito que você puder dizer! Faça disso um exercício cotidiano entre vocês, tá?
Por favor, evitem palavras que são bem estúpidas e mesmo assim são repetidas! Gente que faz careta a cada troca de fralda, reclama do cheiro, vai querer que o filho goste de fazer coco? Daqui a pouco ele não vai mais fazer para não desagradar aos pais. Eu nunca reclamei disso com Manuela, mas, as viagens desse ano provocaram a constipaçao e a dor, com isso, ela ficou com medo...E aí tem toda uma característica emocional dela se revelando...Por isso, prestem atenção ao seu filho sempre. Porque mesmo quando não conseguimos evitar, podemos compreender e ajudar nossos filhos a superar suas questões...Que serão algumas ou muitas ao longo da vida...Não é mesmo?
Beijos a todos e uma ótima semana!
Gilda