sexta-feira, 29 de abril de 2011

Viajar e deixar seu filho...

Parte 1: Preparação da Manuela
Bom, eu e meu marido vamos viajar. Queremos muito essa vaigem, planejamos batsante, mas, quase chagmos a desistir dela porque achávamos que Manuela iria sofrer com a distância dos pais...Minhas irmãs insitiram e voltamos com os planos da viagem.
Bem, agora escrevo para o blog já de Belém. Cheguei aqui na terça feira com Manuela. Ficaremos por uma semana. Ela tem adorado a estadia. Tem interesses o dia inteiro: o labrador que a minha irmã cria - scooby doo. Os ratinhos chineses que meu sobrinho cria. Ela a-do-ra! Pede para soltá-los o dia inteiro. Rs. Meu sobrinho de 9 anos. Na casa da minha mãe tem outros 3 cachorros e um mussuã, que para Manuela é a "tauga". Rs. Parece um bosque aqui, né? É muito bicho! Rs. E todos os dvds de desenho e muitos e muitos brinquedos do meu sobrinho.
Ela passa os dias só de fralda, está comendo tudo o que vê pela frente. Rs.
Já vi que ela está muito bem aqui. Anteontem, eu conversei com ela e contei que eu e o papai íamos viajar...Ela disse: " Manú?"...Olhem só! Aí, eu disse que ela ficaria com a vovó, as titias e o Breno. Ela não ficou muito feliz, mas entendeu. E todo dia eu converso com ela sobre isso e ela não chora. Ontem, minha irmã pediu que eu me escondesse. Manuela chorou e me procurou pela casa. Rapidamente, porém, eles deitaram na cama king size - Minha irmã, meu sobrinho e Manuela no meio, assistiram ao dvd do ursinho pooh, ela mamou e já tinha me esquecido rapidinho...Rs.
Dormiu bem a noite toda entre eles. Eu, no quarto ao lado, de vez em quando ía olhá-la. Tudo bem, acordou bem, agora à tarde dormiu bem, porque tem brincado muito e cansado demais. Além do que não tem dormido cedinho, como acontece sempre lá em casa. Rs.
Escrevi um "guia prático da Manuela" para deixar aqui e uma outra cópia para ir para a casa da mãe do meu marido. Lá eu expliquei a rotina de sono, de alimentação, os hábitos da Manuela,  o que prefiro no dia-a-dia para ela e o que não quero. Remédio, lista de médicos, documentos e cadeterneta de saúde dela, tudo certinho, também compõem o guia.
Minha mãe mora numa casa vizinha à da minha irmã, inclusive, com porta de comunicação. Então, todo mundo está aqui perto. Ai...Mesmo assim, estou muito apreensiva...Por causa da distância...Serão 15 dias...Ai...
Mas, espero que tudo fique bem, dê certo e daqui a 15 dias eu venho contar o que aconteceu, tá?
Rs
Beijos
Gilda

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Choro e Cólicas!

Gente...
Essa postagem é para duas amigas minhas que estão com seus pequenos quase com a mesma idade: 2 meses, mais ou menos. E eles estão passando pelas cólicas...
Elas estão bem cansadas. Como o filho de uma delas, além das cólicas chora o dia inteirinho, eu voltei aos meus livros de gravidez/pediatria.
Primeiro, as cólicas. Como Manuela não teve cólicas, não vivi essa experiência...
Mas, os livros dizem que as cólicas tem hora certa para ficarem críticas. Há opiniões médicas divididas entre a causa fisiológica ou psicológica, até. Um dos meus livros prediletos - Novíssimo Manual de Instruções do seu bebê (Dr. Luis Gustavo H. B. Enge) fala justamente que a gravidez não consegue preparar totalmente o bebê para nascer, porque andamos, estamos em pé e a bacia da mulher não pode alargar-se demais, senão as grávidas teriam que tornar-se momentaneamente quadrúpedes para dar conta disso...Rs.
Então, o bebê já nasce naturalmente imaturo, pior ainda quando o obstetra não respeita as semanas de gravidez e faz o parto semanas antes do fim da gravidez...Cesáreas antes da semana 39 já estão sendo objeto de crítica médica...
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21536-10584,00.html
http://www.festasms.com.br/detalheNovo.asp?id=401
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u354051.shtml

Então, no livro que citei antes, o médico recomenda que o bebê seja carregado de barriga para baixo, para que nossa mão possa fazer uma compressão na barriguinha do bebê e assim ajudar na crise. Como a dor gera a tristeza do bebê, fazer carinho, conversar é importante. O médico orienta os pais a controlarem suas próprias emoções, porque a criança vai chorar mais quanto mais estressada, irritada estiver a mãe. Se é difícil para a mãe, também é para o bebê! Se a mãe não dorme, o bebê tabém não está dromindo. E eu digo: ele precisa dormir mais do que a mãe no início da vida! Ele deveria passar a maior parte do tempo dele dormindo e se não o faz, sente muito incômodo e stress...
Mas, o médico lembra que se as cólicas estão tornando as noites muito dificeis, peça ajuda aos avós. Preserve-se, porque ainda faltam semanas para as cólicas sumirem, tá?
A observação muito importante que o médico faz sobre os "remédios" para as cólicas é que são perversos para a criança, porque nem sempre aliviam as cólicas, paralizam o intestino e podem causar cólicas maiores mais adiante...Supositórios podem dar inflamação intensa do reto, por isso tambémd evem ser evitados.
A funchicória já é proibida em alguns países, até, estuda-se a existência de substâncias cancerígenas nela e já li que ela compromete o paladar dos bebês...
A alimentação? Sim, passa ao leite, já tem no Brasil inúmeros estudos de nutrição confirmando isso. Então, café, repolho, feijão, leite...ixi, há uma lista razoável de alimentos que podem piorar as cólicas do bebê. Minha dica? Uma nuticionista vai ajudar muito a sua alimentação!
E o choro? Eu também fiquei muito sentida pela minha amiga estar passando por momentos dificeis com seu bebê lindo! É angustiante uma criança que não fica bem. Sim, chora o bebê que não está bem...
o alerta que eu vi em alguns lugares é que não consolar o bebê que chora muito só piora a situação, porque ele se irrita mais e mais por sentir-se desamparado, abandonado...E isso pode causar mais problemas para o bebê, de origem neurológica...
Fralda? tem criança que não suporta fralda suja!
Roupa? A criança deve usar o mesmo tipo de roupa que os pais. Se os pais estão de camiseta não podem colocar roupa de frio em seu bebê! Ele sente calor, também! E calor irrita, não é mesmo? E aqui em Curitiba é o que mais vejo. Pais de bermuda jeans e os filhos de calça jeans e mangas compridas! Onde já se viu isso? Rs.
Fome? Seu bebê é guloso? Rs. Tem meninos que carregam a fama de que são bem gulosos e querem mamar com frequencia. As pessoas que conheci na gravidez e que ajudam grávidas e mamães de primeria viagem são adeptas da livre demanda. Ou seja, seu filho quer mamar, dê mamar. Isso pode desgastar a mãe, mas ela também pode extrair o leite e aí, o pai e os avós oferecem as mamadas extras. boa! Rs.
Bom, a unanimidade entre os livros e médicos é que o choro indica que o bebê não está bem, e que é preciso saber o que tanto incomoda o bebê. Se todas as opções acima forem descartadas de forma consciente, o que fazer?
Interessante é que todos os meus livros não fazem essa pergunta. Eles agem como se com certeza algum daqueles motivos acima fosse o causador do choro...Mas, e quando não é? Os médicos dizem que é normal um bebê chorar mais ou menos umas 3 horas por dia. E se ele chora bem mais do que isso?
Na matéria que eu indico a seguir, a médica indica uma série de causas para investigar, porque o choro excessivo deve ser investigado!
Causas além daquelas que citei antes seriam infecções, irritação, necessidade de atenção, dor, problemas alimentares, oculares etc.
 http://solucoes.multiply.com/journal/item/51

http://jornal.valeparaibano.com.br/2002/10/20/saude/0-gravi3.html
http://www.amamentar.net/M%C3%A3esPais/Outros/Outrosdesafiosimportantes/Ochoro/tabid/273/Default.aspx
http://www.medcenter.com/medscape/Content.aspx?id=22583
http://prisrezendedoula.blogspot.com/2011/01/choro-excessivo-pode-ser-prejudicial.html
http://www2.uol.com.br/topbaby/conteudo/secoes/bebe/comportamento/142.html
Enfim, muitos sites tratam do assunto. E recomendam a investigação do choro prolongado do bebê, além de muito carinho, consolo da mamãe, para não deixar o choro prolongar-se.
Então,  minhas amigas, observem a rotina dos seus bebês lindos, mas procurem ajuda tão logo o choro excessivo persista, para não aumentar os problemas do bebê, tá? Se o pediatra não se sensibiliza - o que é comum, médico é gente e erra, também; procure uma outra opinião médica! Busque apoio especializado, sempre!
Se ficar confirmado que seu bebê não tem nada, então, ele quer é a mãe dele mais com ele, brincando, olhando, fazendo carinho, afinal há pouco tempo ele estava quentinho na barriga da mãe. Rs. Agora, ele quer os braços, olhos, mãos, sorriso, barriga com barriga. eheheheh
 Ai...Doida para ter outro bebezinho em casa! Rs.
Beijos
Gilda

domingo, 17 de abril de 2011

DIas lindos na mammylandia!

Dias lindos, sim!
Sol bonito ontem e hoje! Muitas coisas legais aconteceram. Oba!
No sábado, fiz cupcakes de laranja. É que à tarde tinhamos um encontro na escola da Manuela.
Sim, as crianças prepararam por algumas semanas seu primeiro livro, e a apresentação dele mereceu
Mesa do lanche. Manú e seu cupcake. Rs.
um encontro especial no sábado.
Os pais contribuiram levando um prato doce/salgado. Nós fomos. Manuela querendo comer os bolinhos antes de chegar na escola. E eu explicando que ela iria compartilhar os bolinhos com os coleguinhas, a Sofia, Gabriela...E ela dizia: UNF, não, é da Manú! Literalmente...Tá? Rs.
Manuela ainda quietinha...Rs
Foi muito bom! Conhecemos todos os outros 8 coleguinhas da Manuela: Sofia, Gabriela, Brenda, Carolina, Ana Clara, Letícia, Murilo e Lauro. E seus pais, também.
Logo no início, as professoras cantaram a música que eles ensaiaram bastante para esse dia: a música do "frog" Adauto. Rs.
"O sapo já lava o pé. 
Toma banho e não tem chulé. 
Ele mora lá na lagoa 
com seu amigo, o dedé!"
Nesse momento, Manuela chorou...A única que ficou tensa. Tudo bem! Rs. Depois, as professoras conversaram sobre o projeto do livro e nos confraternizamos. Lanchamos. Manuela pegou logo um cupcake - como se fossem pegar todos dela! Eheheh.
D
:)
No início, quase todas as crianças tímidas. Menos um, o caçulinha da turma, um princípe de fofo! Murilo andava rápido, brincava e logo Manuela começou a imitá-lo. Se soltou...e brincaram muito! Todos corriam, brincavam, se abraçavam. Uma fofura só! Rs.
O caçula da turma começa a brincadeira
Manuela e Sofia juntam-se ao Murilo
Manuela e Sofia fizeram trenzinho, Manuela beijou Gabriela na boca! Ahahahah. Foi bem legal! Conversamos com os pais, todos estavam muito felizes ali. Depois, recebemos o livrinho e Manuela deitou no meio da sala para ler seu livrinho. Rs.
A professora comentou que Manuela é a que passa o tempo todo repetindo os nomes dos coleguinhas. Rs. E comentou comigo que ela é muito madura para a idade, que basta que a professora informe: "Manú, agora é a hora do almoço", que Manuela senta na cadeirinha dela para comer sua comida sozinha. Sim, na sala da Manuela os mais velhos já comem sozinhos. Aqui em casa sempre estimulamos a Manuela a comer sozinha e ela tem uma cordenação motora bem boa. E Manuela entende tudo o que a professora conversa com ela, hora de dormir, as brincadeiras etc.
:)
Em fevereiro, Letícia fez 2 aninhos, na segunda feira, Manuela completa seus 2 aninhos. Lauro também é um dos mais velhos, um menino fofo, mas tímido, acho que tantas meninas perto dele o intimidam! Ahahaahah.
Sofia só completará 2 anos em novembro, O caçula, Murilo só completará dois anos em dezembro. Mas, ele vive rindo, tenta ganhar beijos das coleguinhas, tem uma personalidade bem marcante, sabem? Rs.
As crianças brincaram muito! Todas legais! Letícia mais tímida, Lauro, também. Brenda risonha, Manuela pulando pela sala. Rs.
Uma sentou...Os outros foram sentando! Rs

































, como nessa idade, o que um faz, os outrso querem fazer, as brincadeiras são assim: um bate na porta, os outros batem, também. Um senta na cadeira, os outros correm para sentar também. Um abraça, todos se abraçam.
Eheheheheh.

E começou o abraça-abraça. Rs.
Segurando Manuela para não empurrar a Gabriela!


O livrinho é bem fofo, com uma foto dos autores mirins na capa, várias atividades manuais das crianças, representando partes da história do sapo Adauto. Rs.
Fiquei toda convencida e à noite, na casa de amigos, levei o livrinho para mostrar para as amigas. Rs.
Fizemos várias fotos desse momento bem legal na escolacomo podem ver. Rs.
Beijos
Gilda

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ai...Diarréia...

Gente, eu já escrevi sobre diarréia, mas agora volto ao assunto.
Aqui em casa, oferecemos muitos sucos de frutas naturais e de soja à Manuela.
Mas, semana passada ela apresentou diarréia e teve febre. reduzimos os sucos. Você sabia que nem sempre a diarréia é causada por uma virose ou infecção, mas também pode ser causada pelo excesso de sucos? Sim, mas como Manuela teve febre, ela provavelmente teve uma virose.
É, Manuela já preferia suco à água. Logo, eu mudei a regra aqui em casa, e há uma semana não tenho oferecido tanto suco à minha pequena. Mais água e o leite.
Mas, lembrem-se que eu digo diarréia, nada forte, porque Manuela tem se alimentado normalmente, e bem! Além disso, não apresentou vômito...Só aumentou a quantidade de vezes em que evacuava. Então, sinal amarelo, alerta sempre, meu e da escola, mas com tranquilidade. Na segunda feira, eu avisei à professora do ocorrido no final de semana, claro.
Aqui em casa ela não tem evacuado mais do que o normal, não mesmo, mas na escola, sim, a professora mostrou-se preocupada ontem e anteontem (quarta e quinta). Mas, eu conversei com ela para observar e analisar bem a alimentação da Manuela lá na escola, porque é na alimentação lá que pode estar provocando uma diarréia leve.
As frutas e verduras ajudam a melhorar a consistência das fezes. Ontem, ofereci os legumes do cozido que eu preparei: batata, mandioquinha, brócolis, couve flor e cenoura. Ela comeu tudo bem feliz! Já os sucos, como mencionei antes, pioram a consistência das fezes. Gelatinas são ótimas porque oferecem líquido e as crianças não ficam só na água.
Se a diarréia se prolongar ou piorar, consulte o pediatra, porque pode ser a hora de oferecer soro à criança. Por isso hoje, assim que o consultório do pediatra da Manuela abriu, liguei e perguntei se já posso oferecer o soro à Manuela.
Não dá para esquecer que prender a diarréia não é a solução, afinal, se o corpo da criança está eliminando, é porque não é bom para ela. O que não pode ser perdido é líquido, ou a criança desidrata. E aí, o correto é levá-la ao hospital para receber soro na veia. Tá?
Outro aspecto a considerar é o rotavírus...Hum,hum...Ele contamina as crianças normalmente nos primeiros anos de vida, mas como não imuniza quem já o pegou, os adultos não estão livres dele...Seu sintoma principal é a diarréia. Esta pode ser leve como pode tornar-se grave. No primeiro caso, de diarréia leve, o soro caseiro é o tratamento adequado, mas se o quadro for grave, onde a criança não come, vomita, diminui a urina, fica desanimada, é correr pro hospital para ser hidratada lá!
Antes mesmo de conseguir falar com o pediatra, a nutricionista da escola me ligou. Conversamos bastante. Desde ontem, a professora da Manuela já vinha substituindo alimentos que soltam muito o intestino por outros mais adequados. Hoje, pela manhã, Manuela não havia evacuado, ainda, o que é bem bom. Eu comentei que na quarta a noite, Manuela comeu um cacho pequeno de uvas escuras...Rs...Isso pode ter ajudado o desarranjo do dia seguinte.
Mas, ela me disse que cuidaria direitinho da alimentação da Manuela, que Manuela sempre come muito bem lá. Aí, expliquei que faço uma alimentação bem correta para Manuela, com frutas e legumes variados. Sucos de soja e orientação das minhas irmãs nutricionistas. Por isso ela não teve problema algum com a alimentação da escola. A nutricionista ficou bem satisfeita e até vamos trocar receitas. Rs.
Em seguida, consegui falar com o pediatra da Manuela. Ele também concorda com a nutricionista de ter sido uma virose mal curada, que está deixando um rastro. E que nem precisa oferecer o soro, que a dieta mais adequada seria suficiente.
Bom, estando todos em harmonia na ação - eu, a escola e o pediatra da Manuela, tudo bem, ela ficará bem, bem!
Espero que todos fiquem bem, sempre!
Beijos
Gilda

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Está chegando a comemoracão!

Hum, em poucos dias minha bebê completará dois anos! Oba!
Rs.
Ela vai fazer um lanchinho especial com os coleguinhas da escola, porque será numa segunda feira.
Eu já comentei aqui das regras da escola, né? Pois, eu comprei pratinhos, copinhos e convitinho da Minnie. Lindos! Manuela adora a Minnie! Eram novos na loja, neme stavam cadastrados, não tinha o envelope do convite, mas eu escolhi, porque o gosto é da Manuela, né?
Sem muitos problemas disso porque Manuela adora o Mickey, o pluto, pateta, Donald, Minnie, Pocoyo, Shrek, Toy story, enfim, qualquer proposta "disney-pixar" faz sucesso com Manuela. Rs.
Convite
Então, para o lanche vou fazer um brioche caseiro que é simplesmente delicioso! E a vantagem é que eu preparo a massa na véspera, a massa deve ficar 24 horas na geladeira, e no dia seguinte asso por 30 minutos. O pão vai fresquinho, assado na hora. Para acompanhar o lanche, vou fazer uma pequena bandeja de frios com queijo branco (de mussarela de búfala, polenguinhos) e peito de peru. Vou encomendar uns salgados assados, também. Ainda não me decidi quanto ao bolo.
Porque Manuela nunca come bolos em fatias. Ela gosta dos meus cupcakes. Rs. Então, não decidi se os farei ou se testarei os popcakes. Vocês já viram? São fofos! São bolos espetados em palitos, como pirulitos. Dão um visual muito legal pra festinha e como são todos pequeninos, de repente é melhor, né? Rs.
Lá na escola os refrigerantes são proibidos. Manuela nunca os provou, também. Então, levarei suco de soja e de uva integral (aqueles em garrafa). Pronto! Festinha organizada!
Brindes: Squeezes fofos!
Ah! Faltou falar dos brindes! Rs. Encontrei uns squeezes lindos da Minnie! Rs. Como na sala da Manuela só tem dois meninos, para eles comprei squeezes do toy story bem bonitos, também. O squeeze no meio dos outros é de cupcakes da Minnie. Fofo, né? Rs. São 9 crianças, contando já com Manuela. E os copos custaram dois reais. Manuela já tem um outro squeeze da Minnie e gosta muito. Achei uma boa!
Essa semana devo fazer os detalhes de artesanato da páscoa da Manuela. Rs. Sim, cortarei wraps de cupcakes, orelhas de coelhos, tudo para fazer a páscoa da Manuela bem divertida. Rs. E claro, vou mostrar aqui. Rs. E como já vai ter cupcake na páscoa, acho que vou tentar os popcakes no dia 18.
Minnie. Rs.
Ah! Minha irmã vai dar um bolo para Manuela, em Belém. E lá o tema será das princesas. Manuela também adora as princesas. Rs. Levarei o brinde daqui. Ainda não escolhi. Estive na loja de festas ontem e eram muitas opções...Rs. Voltamos à infância nesses momentos. Cada coisinha linda! Cada lápis, apontador, caderninho. Os adesivos, então, lindos! Rs.
Assim que tiver mais fotos das comemorações que seguirão, venho aqui.
Beijos
Gilda

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dentista!

Ixi, gente...
Até que um dia Manuela vai ficar de bem com o pediatra dela, mas com dentista...Ixi..Rs.
A odontopediatra da Manuela avalia cada criança para saber o tempo entre as consultas. Para Manuela, nos vemos a cada seis meses. Mas, nesse ponto, eu adiei demais a primeira consulta da Manuela.
Os especialistas recomendam que a primeira consulta ao odontopediatra ocorra no primeiro ano de vida, mas, manuela foi à dentista quase completando 2 anos. Errei, tentei marcar 2 outras vezes antes com a mesma dentista, mas não conseguíamos ajustar nossas agendas...
Mas, eu faço o dever de casa, também, né? Leio, me informo. Escovei as gengivas com aquela escovinha transparente - algumas vezes Manú adorava algumas vezes, noutras detestava...Rs. Depois comprei alguns kits de escovas para a idade dela e pasta sem flúor, também com a indicação correta da idade. Como estratégia, eu deixei Manuela estragar algumas escovas...É, entregava para ela ficar mordendo a escova, brincando com a escova na boca, um pouco de pasta, também.
Ela já aceita bem escovar os dentes. Uma ajuda foi a música da Xuxa "escove os dentes: txitxitxitxitxi, escove assim"txitxitxitxitxi". Manuela se diverte! Rs.
Bebês, é, mesmo bebês tem cáries, gengivite, problemas de mordida etc.
A odontopediatra fez várias perguntas sobre a rotina da Manuela: o que come, horários, escovação, chupetas, mamadeiras etc.
Na primeira consulta Manuela ganhou uma escova de dentes e eu sentei na cadeira de paciente e Manuela deitou-se sobre mim. Aos prantos, isso mesmo...É um horror, Manuela não gosta dessas situações e não aceita conversa...A dentista escovou os dentes da Manuela e fez uma observação rápida dos dentinhos.
Na segunda consulta, que ocorreu ontem, Manuela dentou sobre mim de novo, mas eu tive que fazer muito carinho e segurá-la com firmeza, porque ela ficou inconformada...A dentista escovou seus dentes, observou bem seus dentes e passou um produto nos dentes de Manuela para ver se havia placa. Nada, tudo limpinho. Bom!
As recomendações da dentista são as que eu já cumpro: nada de açúcar em nada, nem em sucos, nem no leite, em nada. Nada de doces. Como eu expliquei à dentista, Manuela prova os bolos simples que eu faço em um ou dois fins de semana ao mês e quando temos alguma festinha - o que é bem raro aqui. Nada de bombons, chocolate ou porcarias.
A regra que nos policiamos para seguir é muito importante: após o leite da noite a criança deve escovar os dentes. Aqui em casa, subimos as escadas, então, eu levo Manuela para o banheiro e ela escova os dentes comigo, numa boa. Porque é rotina, porque faço disso algo harmônico. Canto um "txi,txi,txi". Ela nos vê escovando os dentes e muitas vezes pergunta: "denti papai", para chamar o pai a participar desse momento. Rs.
Com stress e gritaria ninguém se entende, não é mesmo? No fim da consulta, Manuela ganhou uma tartaruga e acalmou-se instantaneamente. A dentista perguntava pelas lágrimas enquanto Manuela chorava, mas não havia nenhuma...Rs...Vamos conversando para ela ficar bem nas consultas. Rs.
Beijos
Gilda

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Consulta com o pediatra

Oi!
Ontem, Manuela teve consulta com o pediatra. Ixi! Ela não estava amiga dele e chorou da porta da clínica até o final da consulta...Rs.
Ela se recusou a ficar na recepção...Pedia "qué pá lá", apontando para a rua...Rs.
Bom, havia 2 meses que tínhamos estado lá na clínica para a consulta. Nesse período muita coisa aconteceu: Manuela gripou, chupou dedo, não para mais de falar. Rs.
O pediatra, como sempre, fez a avaliação física de Manuela. Em um ano ela ganhou quase 3kg, o que é excelente e ela está com um peso ótimo! A Altura também está boa, levemente abaixo da linha média padrão. Tudo bem com ela.
O crescimento de cada criança tem ritmo próprio. Mas, o padrão serve para acompanharmos a média de crescimento infantil. Em regra, uma criança crece 25cm no primeiro ano de vida. No segundo ano, cresce quase metade disso, uns 12cm.
O traço rosa é para meninas e o azul, para meninos

Quando o assunto é peso, é mais individual ainda, porque há várias circunstâncias que mudam o ganho de peso, como alergia alimentar, biotipo da criança, alimentação inadequada que conduz tanto a magreza como a obesidade infantil...Sim, no primeiro ano de vida já há sobrepeso e obesidade...Mas, a média é que a criança tenha dobrado de peso até o quinto mês de vida. No final do primeiro ano, seu peso poderá ser 3x o do nascimento. No segundo ano de vida o ganho de peso é mais lento e a criança ganhará de 2kg a 2,5kg por ano.
Manuela nasceu com 3,200kg. No quarto mês eu aprenstei dificuldades para amamentar e Manuela chegou a não ganhar peso. Mas, no quinto mês ela pesava 6,500kg. Ela dobrou seu peso, mesmo tendo deixado de ganhar peso temporariamente. No primeiro aninho, Manuela pesava 8,700kg. Ela quase triplicou seu peso, estando próxima da média. Agora, às vésperas de seu segundo ano, Manuela já ganhou 2,300kg. É isso aí, ela tem seu ritmo e ganha peso muito bem!
Eu comentei do hábito novo de chupar o dedo, que começou intenso numa semana de gripe e agora é muito esporádico. Quando ela fica com sono, ou se entedia, ou quer nossa atenção, chupa o dedo...O pediatra me tranquilizou, disse que é normal nessa idade a criança imitar tudo e todos e que é o que deve estar acontecendo com ela.
Isso é verdade! Manuela me imita quase o dia inteirinho. Rs. No fim de semana um casal de amigos esteve aqui e nós fizemos umas bruchettas de aperitivo. Manuela me viu comendo a bruchetta, que estava apoiada em um guardanapo. Ela, imediatamente, pediu um guardanapo e colocou o queijo que provava sobre o guardanapo para poder comer igual à mãe dela. Rs. Muito fofa! Rs
E na sala de aula são apenas 9 crianças, das quais 3 chupam chupeta e uma chupa o dedo - a amiguinha da manuela, a Gabriela...
O pediatra também disse que tem um esmalte da avon para quem chupa dedo e rói unhas, que tem cheiro ruim, que pode ser usado. Além de produtos mal cheirosos, também. E que podemos ir conversando e pedindo à Manuela para não chupar o dedo. Não é um problema, ainda.
Ela fará as vacinas de hepatite A e de gripe semana que vem. Também tem remédio para verme para tomar, novamente. A primeira vez foi no fim do ano, em novembro. Foram 3 doses diárias. Agora, ela tomará um outro remédio, em dose única.
Ele também perguntou sobre a retirada da fralda e eu comentei que Manuela já pede para ir ao vaso, senta, adora! Brinca, chama pelo "popô" e pelo "xixi", não faz nada e ainda pega o papel higiênico e se limpa. Hahahahaahah. Segundo o pediatra, um dia ela acaba tendo um estalo de compreensão e passará a querer usar o vaso. Para esperarmos pelo tempo dela.
No mais, o pediatra orientou que se tudo estiver bem, as consultas podem ser a cada 2 ou 3 meses.
Manuela só parou de chorar quando o pediatra entregou-lhe sua carteirinha de acompanhamento da saúde. Rs.
Hoje, temos odontopediatra e, antes desse compromisso, vamos ao salão cortar a franja de manuela, que está enorme! Rs.
No fim da semana conheci Pietro, filho de uma amiga que nasceu há mais de 40 dias e eu não o havia conhecido. Mas, como poderia? Eu resfriei, em seguida antonio gripou e por fim, Manuela passou uma semana com febre e gripe...Não poderia visitar nenhum bebê nessas semanas...Agora estou correndo a redimir-me com as amigas e seus filhos! Rs.
Pietro é um lindo menino, que dorme já a noite toda, para felicidade dos pais dele! Eu havia emprestado o livro da encantadora à minha amiga e pelo visto ela está cuidando do soninho de toda a família muito bem!
Essa semana devo conhecer outro mocinho. É o André Luis! também nasceu semanas atrás, quando começamos a gripar aqui em casa e eu não tive como conhecê-lo. Mas, já tem até uma massa de brioche na geladeira só esperando para ser assada e levada na visita. Rs.
Espero que todos os bebês dos amigos estejam bem!
Beijos
Gilda

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Não entendo todos os pais do mundo...

Na verdade, não consigo entender tanta diferença de pensamento entre seres humanos...
Não entendo o motivo de ser tão fácil para alguns não valorizar a vida alheia e tão caro para outros a vida de seus pares...
Pois aqui em Curitiba um caso recente me deixou REALMENTE chocada...Um casal que não conseguia ter filhos naturalmente optou pela inseminação artificial. Não sendo ignorantes, eles estavam cientes de todos os riscos, inclusive de gravidez múltipla, e assim levaram a cabo o procedimento.
A "mãe" engravidou de 3 crianças. Eles levaram a gravidez até o fim. No momento do parto, o pai ESCOLHEU duas das três crianças para levar com ele. Sim! Ele tinha ido ao balcão do médico, tinha comprado 2 filhos, ganhado um "extra", um "plus", ou um "bônus", mas, como não o queria, estava rejeitando-o ali, ainda na sala de cirurgia...TÁ?
Tá...Pelo menos nesse caso houve alguma coerência em todos os que podiam intervir e o "papai" e a "mamãe" pagaram, mas não levaram, porque perderam as 3 crianças...
Há muitos anos eu leio sobre adoção. Sempre me incomodei muito com o tema. Talvez porque uma vizinha da minha mãe havia adotado uma menina - e a humilhava, batia e maltratava diariamente...Talvez porque já vi tantos casos de pessoas que adotaram e não cuidaram com dignidade da criança adotada...
Mas, por favor, estou falando do lado podre disso tudo. Quem adotou e tem uma relação saudável e feliz, por favor, não se ofenda com o que escrevo aqui. Tem muita gente desrespeitando o instituto da adoção e é disso que falo aqui, tá?
Eu sempre vi muita falta de respeito nessa relação...O que é uma inocerência quando você vê aqueles singelos casais quase chorando na TV porque esperam muito para adotar uma criança...Parece "escola Nardoni" de teatro...
Eu sempre defendi em sala que a adoção precisava ser encarada pelos pais como um ato social. Eu acolho uma criança em situaçao de abandono para dar-lhe uma vida digna, justa, fazê-la crescer como ser humano, realizar-se.
Uma aluna que tinha uma filha adotada disse-me que filho adotado é filho.
Ele é filho porque a lei assim diz, mas você não se reconhecerá nos olhos daquela criança. Logo, se é isso que se procura, inveitavelmente haverá frustração adiante. E muitos casais que conseguem ter filhos biológicos acabam por rejeitas seus filhos adotados ou mesmo devolvê-los ao Estado...
É uma loucura! Começa pela criança a adotar! No Brasil a preferência é por crianças brancas. Não se quer adotar uma criança morena ou negra...Preferem meninas aos meninos...
Já li um estudo de uma advogada do sul do país registrando que aqui no sul os que querem adotar, querem: meninas, loiras, olhos claros, menores de 3 anos....
Tem dados no Brasil que mostram que 99% dos que querem adotar procuram crianças de até 1 ano...
Ou seja, eles agem como se buscassem seu bebê...E o que fazer com a maioria das crianças que estão em abrigos e já tem 5, 6, 7 anos, ou mais idade?
Não defendemos no Brasil a adoção como um ato social, de acolhimento. E, sinceramente, o Brasil só ganharia com isso! Aquelas crianças podem ter ajuda, apoio emocional, uma casa, um parentesco que se ergue pela vontade de ajudar um ser humano a crescer.
E como falar disso sem lembrar daquela procuradora que torturava a criança que estava sob sua guarda?
Não se faz estatística nacional sobre isso, mas nos Estados é possível saber que as devoluções de crianças adotadas é muito comum e chega em alguns lugares a 40%!!!
Pediu, escolheu o que tinha, comprou e não gostou...Devolveu, ué! Assim, da pior forma possível...Assim, uma criança objeto de consumo...
Sabe quando a gente fica falando que nosso filho vai ser biólogo, bailarina, estudioso etc etc? Aí, nosso filho vai ficando mentiroso, vadio, insolente...E a gente continua achando que ele é tudo aquilo de antes? Isso só acontece com os filhos biológicos!
Quando se trata de filhos adotados, o real dói mais, bate à cara dos pais e eles não aceitam os defeitos dos filhos adotados...Horror? Gente, e não é o mesmo veneno das sogras que acham que as noras não sao tão boas quanto as filhas delas; das cunhadas que só sabem por defeito nas cunhadas; na culpa de todos os problemas que é sempre de quem não é sangue do sangue...
As filhas biológicas nunca são promíscuas para suas mamães, porém, a filha adotada é. O filho biológico nunca é um mau filho para a mamãe, mas o filho adotado é... E ninguém reflete o quanto isso tem de relacional, de convivência familiar, de anos de relações mal construídas entre adotados e adotantes...
É impressionante como não expressam a menor preocupação com os sentimentos de inferioridade e humilhação que perturbam tanto os adotados...Só acham que eles deveriam ser eternamente agradecidos por terem sido adotados...
Uma vizinha minha tem filhos biológicos muito mal educados. Mas, ela conversa todos as vezes comigo sobre a agressividade e comportamento terrível da filha, que é adotada...Ela nunca disse que sua neta negra é bonita - filha da sua filha adotada. Mas, quando a outra netinha nasceu, dizia: "ela é tão branquinha!!"
Alguns promotores deixaram de assistir a isso quietos e já conseguiram que os pais que devolvem as crianças paguem-lhes pensão. Menos mal, né? E, também, a arcar com tratamentos psicológicos da criança. Isso tem que virar rotina!
Mesmo com todos os cuidados do Estado, não há como garantir que a família adotiva não vá torturar emocionalmente o adotado, humilhá-lo e torná-lo empregado doméstico da família...Nessa situação, os vizinhos é que podem denunciar. Eu já denunciei uma mulher que humilhava e maltratava uma criança pouco maior que minha filha...Nada foi feito...Nada...Isso é muito triste...
Porque as pessoas estão perdendo o compromisso com a dignidade, com a decência, com a integridade física e a beleza da vida...
Nunca apoiarei violência, por menor que seja, do tapinha à chinelada. Estamos ensinando a violência uns aos outros e tornando isso um ciclo difícil de quebrar: desrespeito, humilhação, violência.
crianças merecem dignidade e integridade física igual a todos os seres humanos. Elas não são menos traumatizadas ou tão estúpidas assim que só aprendam com castigos e palmadas...Quando algumas pessoas vão descobrir o quanto estão sendo estúpidas com as crianças?
Um princípio do qual não podemos abrir mão, para o nosso bem, é a dignidade de nossa condição de seres humanos, em qualquer idade, em qualquer país. Aliás, país, idade, cor, cabelo, olhos isso tudo é tão ínfimo e é tão ridículo vangloriar-se disso ou denegrir os outros...
Ridículo...
...
Gilda