terça-feira, 29 de março de 2011

Oi, Regiane!
Cadê você???? Rs
Olhe, hoje fiz uma papinha bem gostosa!
Cozinhei 3 batatas grandes em água e sal, cozinhei uma coxa e uma sobrecoxa de frango - alho, cebola, coentro, alecrim, cominho, azeite e caldo de legumes. No fim do cozimento, juntei couve manteiga em tiras fininhas.
Bati dois ovos e adicionei uma colher de maizena. Amassei a batata cozida, misturei com os ovos e 2 colheres de manteiga e forrei uma assadeira de vidro, de tamanho médio.
Depois que o frango cozinhou, eu o cortei em pedaços e refoguei de volta na panela com tomates em cubos. Fiz uma camada de frango sobre a de batata e depois, fechei a torta salgada com mais batata.  Cobri com papel alumínio e Pronto. Foi assar em forno por mais uns poucos minutos. Ficou uma delícia! Manuela adorou! A receita pedia queijo ralado sobre a torta, mas eu dispensei porque Manuela já tem queijo na dieta diária, ia ficar excessivo.
Se seu filho estiver começando na papinha, retire o sal e o cominho. Use manteiga sem sal, também. E use bastante tomate, que ajuda a realçar o sabor dos alimentos. Desfie bem o frango. Seu filho nem perceberá que nao tem sal, pode confiar. É a opção mais saudável, sem dúvida.
Eu comprei mandioca hoje, também. Quase faço a torta com mandioca. Sabe o que é ótimo para essas papinhas em tortas? Inhame! Faz bem à saúde,  e fica cremoso, também. Aliás, o inhame está sempre na nossa dieta - minha e da Manuela. O marido insiste em desgostar do inhame...Aiai...Rs.
Mas, essa semana devo fazer um creme de mandioca. Cozinhá-la bem, depois temperá-la, amassá-la e fazê-la como uma sopa cremosa. E adicionar alguma carne, sim, né? Rs. Diversifica o prato. Assim, Manuela vai ter essa semana: torta de frango, creme de mandioca com carne e já esperando o pai dela chegar de viagem na sexta, peixe!
Ontem, fizemos um risoto de queijo. Ficou uma delícia! E Manuela adorou! Para acompanhar, Antonio fez um lombo de vitela assado no forno com molho de tomate. Vou colocar a receita no nosso outro blog. O de culinária. Rs. Manuela pedia mais e mais a carne. Rs.
Diversificar a dieta da semana pode não ser tão seguro quanto o feijão com arroz, mas pode ser uma experiência muito legal! Um risoto em um dia mais calmo, ou uma massa com frutos do mar, rápida, sem dificuldades! Ou uma torta assada, que rende para o outro dia. Hein? Vamos lá? E não é só para quem tem filho não, porque mesmo antes de termos filhos aqui em casa já fazíamos comidas diferentes sempre.
Tenho vários livros de culinárias, daqueles de banca de jornal, que custam R$1,99 aos que custaram muito mais caro, e digo: quase não encontrei receitas erradas! Fica tudo gostoso, se feito direitinho.
E quanto mais seu filho tiver um cardápio variado, menor a chance de você ouvir em casa: "não tem feijão? o que vou comer então?", filhos que dão ordens às mães do que querem comer, porque não são educados o suficiente para pedir gentilmente (a mãe se fez de empregada deles e quando os filhos crescem dão ordens, pitis, chiliques...) e, pior, não foram educados para comer muitas coisas diferentes...
Por isso, sempre que eu tiver receitas gostosas e testadas, vou postá-las, tá? Quem tiver, também, por favor, compartilhe!
Beijos,
Gilda

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dica! E a páscoa?

Oi!
Ontem, fiz um jantarzinho bem rápido para Manuela. Tinha uma salada simples. Fiz Macarrão. Refoguei no azeite e juntei umas folhas de rúcula. Juntei cubos cozidos de beterraba. E um pedaço de frango assado. Pensem numa criança animada para jantar! Rs. Atacou a comida, o "fango", "matarrao da manú". Rs. Comeu a rúcula e a beterraba com vontade. É isso aí, Manuela! Rs.
Gente, eu já pensei na páscoa desse ano. Fui a uma lojinha linda de presentes aqui no bairro e comprei um coelhinho de pelúcia pequeno, branquinho. No centro da cidade eu já havia encontrado pegadas de E.V.A. para colar ao chão e fazer a brincadeira de páscoa. Na lojinha em que comprei o coelhinho havia pegadas adesivas. É só escolher o tipo de pegada que você achar mais legal. Rs.
Sabem os espetos de churrasco? Comprei uns que vem com coelhinhos artesanais presos na ponta. Assim, posso enterrá-los parcialmente no jardim para Manuela encontrá-los antes de encontrar o celhinho branquinho. Rs.
Quanto ao chocolate...Não, eu optei por não tê-lo, ainda....Os especialistas já liberam doces a partir dos dois anos de idade, e Manuela já terá completado os dois anos de idade. Mas, não...Rs...Prefiro adiar mais e mais sua apresentação ao chocolate puro.
Mas, não haverá doce? Rs. Uma amiga querida me enviou um link de uma dica para um cupcake de páscoa. Simples, simples!
Você faz o seu cupacke com o sabor que quiser. se quiser um de chocolate DELICIOSO, no meu blog de culinária tem uma receita! Rs.
http://paneladozé.blogspot.com.
O blog é novinho, um bebê, ainda, mas só tem receita deliciosa, juro! Rs.
Fez o cup? Então, segunda parte: Você já viu os wraps? São umas faxias que você prende ao redor do cupcake. Tem estampas bonitas, mas você vai fazer seu próprio wrap com cartolina - branca ou rosa, como queira, e envolver o cup. Na parte da frente você desenhará o rosto do coelhinho. Com dois palitinhos de dente, vc prenderá as orelhas do coelho ao cup. É só desenhar as orelhas na cartolina e cortar. Se quiser diferente, procure alguma guloseima que pareça uma orelhinha de coelho e fize no palitinho. Eu vou fazer os cupcakes. Manuela vai procurar bastantes coelhos no dia 24. Rs.
Quem tiver dica para a páscoa, eu queria receber! Rs
Beijos!
Gilda

quarta-feira, 23 de março de 2011

Primeira reunião da escola. Estivemos lá

Minha caneca do Shrek!
Hum, primeira reunião da escola da Manuela. Estava ansiosa, confesso.
E temendo um discurso que me desagradasse, juro para vocês!
Como é bom surpreender-se! UFA!
A pedagoga da escola, que também é psicóloga comentou que foi o maior quorum
de todas as unidades da escola - são 3.
Falou a nutricionista, depois a professora de inglês e a pedagoga.
Posso dizer que achei excelente a postura da escola. Poxa, que bom!
Manga! Mas, adora uma manga! Rs
A nutricionista mostrou vídeos das crianças lanchando. E cantando: meu lanchinho, meu lachinho, vou comer, vou comer, pra ficar fortinho, pra ficar fortinho e crescer.
Rs.

As falas, aliás, tinham mais um tom de apelo aos pais. Para que ofereçam vários alimentos aos filhos e diante da recusa usarem a criatividade para mudar a apresentação do alimento até que a criança o aceite. Não oferecer o alimento diante da TV ou com brinquedos. É, porque na escola o espaço de alimentação é bem organizado e a criança que não tem seus espaços delimitados tem muita dificuldade de adaptar-se...Imagine as professoras tendo que cuidar de várias crianças e ainda ter que lidar com uma criança que não come isso, nem aquilo...

Uma vizinha nossa tem uma netinha um ano mais velha do que Manuela. Pois a criança chegou a ir à escola no ano passado, mas logo deixou de ir. Ela simplesmente não come quase nada. E rejeitou por completo a comida da escola. Cospe a carne, não come comida sem caldo, nunca provou a maioria dos legumes...A avó me contou que nunca ofereceu abobrinha com medo da neta engolir as sementes da abobrinha...Pode? Que a neta não come carne vermelha porque não gosta...E ela nao oferece proteína para subsituir!
Ela contou que o filho dela, quando tinha a idade da neta, chegava a desmaiar de fome, porque não comia nada...Pode? Pode! Ela não só não soube educar para a alimentação os filhos e agora repete com a neta, já que a mãe da criança passa o dia no trabalho. Os ciclos repetem-se...
A professora de inglês apresentou o projeto da escola que inicou ano passado. As crianças a partir do maternal 3 tem aulas em inglês, porque a escola tornou-se bilingue.
Tapioquinha!!!
E por fim, a pedagoga fez uma longa palestra, muito ponderada sobre o papel dos pais em educar os filhos para que seus filhos tenham uma vida acadêmica saudável e produtiva. Até um vídeo foi passado. Eu confesso que nunca soube desse vídeo, mas alguns pais já o conheciam. Conta a história de uma menino que vira m monstro e os pais nem percebem...Hum,hum, ponto para a escola! Afinal, eles é que recebem os monstrinhos em seus ambientes e tem que dar conta dos problemas que os pais não querem enfrentar, não é mesmo?
A pedagoga pediu aos pais que orientem os filhos, que falem com os filhos amorosamente, deem-lhes atenção. Para que eles não mordam outros coleguinhos, batam, agridam, ou não consigam concentrar-se, prestar atenção na professora e aproveitar bem o tempo na escola. Enfim, a escola expressou que uma parte muito importante do sucesso da educação do filho compete aos pais e que a escola não assumirá responsabilidades que estão além de suas possibilidades. Por outro lado, a escola mostrou o quanto cuida do espaço das crianças, que a atenção com a alimentação é levada a sério e que os bons exemplos são seguidos ali dentro.
Claro, a escola está passível de errar, afinal ela depende de tantos profissionais...Por isso sua fala foi amigável aos pais, num tom muito feliz. Saímos da escola com uma sensação bem boa, eu e Antonio.
Até porque Manuela não teve problema algum com alimentação na escola. Todas as semanas vem a foto de uma fruta que ela comeu no dia: carambola, maçã, manga. Ela come muitas frutas aqui em casa, também. Outro dia achei muito fofo. Ela pegou uma colherzinha, e tirou a casca da uvinha inteirinha e comeu o miolo. Rs.
Montei um piquenique na sala, ontem! Com a toalhinha da disney. Rs
Eles tomam sopas sempre no jantar. E aqui em casa preparo sopas todas as semanas, também. Ontem mesmo, Manuela jantou uma sopa de abóbora, batata e alho poró. Ela adora! Em sua agenda sempre vem o aviso de que ela comeu bem em todas as refeições. Às vezes, repete. Rs. Está linda, com um ótimo peso e comendo muito bem. UFA! Rs.
Beijos!
Gilda
Manuela gosta de imitar-me. Tomar leite na xícara. Registro imediatamente antes dela distrair-se e derramar o leite no chão...Rs

segunda-feira, 21 de março de 2011

o ataque da chupeta II: a vingança!

Ahhh!
Fui brigar com chupeta, ela está se vingando de mim! Rs
Ai, brinco, mas estou muito irritada, ultimamente...
Essa semana que passou, Manuela me surpreendeu chupando dois dedos...Foi tão inusitado que eu achei que ela havia machucado os dedos e estava chupando para acalmar o dodói...Mas, não era!
Isso foi na quinta feira, dia em que houve reunião na escola dela. Eles nos orientaram a deixar os filhos em sala durante a reunião. Aí, na sexta feira, Manuela estava febril e não foi para a aula.
Hoje, conversei com a professora. Ela me contou que há duas semanas Manuela começou a imitar a Gabriela...Gabriela é uma colega de sala...Ela chupa dois dedos e Manuela tem imitado a coleguinha. A professora disse que tem observado e ia me perguntar se eu havia dado chupeta para Manuela recentemente, porque até pedir "peta" ela tem pedido à professora.
Ainda segundo a professora, os coleguinhas quase todos usam chupeta...E que Manuela já tentou tirar a chupeta dos colegas...
Ano passado, quando Manuela esteve com febre, ela não largou o peito. Mamava e fazia de chupeta...Foi exaustivo para mim, que já não tinha mais leite quase. Mas, era uma questão emocional. Ela estava gripada e queria agarrar-se a mim. Eu entendi perfeitamente. Agora, Manuela com gripe, novamente, sem o peito...
Os gestos dela são, inclusive, iguais ao da amamentação no peito. Com uma das mãos ela brinca com o próprio seio, como ela fazia em mim. Eu também entendo que ela esteja sensível e busque consolo na sucçao do dedo...Eu corri para os meus livros de gravidez, filhos e li que pode haver a sucção do dedo por um momento bem curto, sem caracterizar que seu filho chupe dedo. E que antes dos 2 anos não há contraindicação. Mas, chupar o dedo é uma questão emocional, a criança está sensível, insegura e está se acalmando com o dedo. Eu ofereci mamadeira. É, ajudou, sabem? Porque ela também faz a sucção, e a distrai do dedo...
E eu virei animadora infantil esses dias...Mas, inventei coisa para distrair Manuela do dedo...Rs
A professora vai continuar observando esse novo hábito da Manuela, mas, não acho que haja muito o que fazer, porque nós todos imitamos, é uma conduta tão própria nossa. O que posso pedir à minha filha? Que não imite? Justo a Gabriela, a coleguinha que mais brinca com ela, que ela aprendeu a falar o nome primeiro...Rs.
Estou preocupada, mas tranquila, porque não creio que seja um problema, ainda. No fim do mês temos consulta com o pediatra e tirarei as dúvidas a respeito disso. 
É...As chupetas nos rondam...Aff!!!!!!
Beijos
Gilda

domingo, 20 de março de 2011

Sumida daqui...

Desculpem, antes de mais nada os intervalos longos daqui...
Passei o mês de fevereiro muito mal do estômago...É, estou com uma exofagite leve e agora estou tomando medicação...
Para aborrecer mais um pouco, em fevereiro meu DIU não em deu trégua...Muitas cólicas...Nem eu estava me aturando mais! Fiz ultrasom, fui ao médico, e está tudo bem, o DIU está no lugar certo, apenas me incomodando...Aff..
Não bastasse isso, passei o carnaval com um resfriado e muita, muita rinite alérgica. Esta, por sinal, acompanha-me ainda hoje...É uma loucura! Um dia está quente, no outro as temperaturas desabam...Está difícil ficar saudável com esse clima...
Além disso tudo, gente, o marido gripou e depois minha pequena Manuela gripou...Ficou com tosse e coriza essa semana toda...Na quinta feira tivemos a reunião da escola e ao buscarmos Manuela, já senti que ela estava quentinha. Em casa constatei que ela estava com febre. Pois cuidei dela esses dias todos. A febre não foi intensa, dei muito banho morno para ajudar na temperatura dela, que pouco precisou de antitérmico, nem a garganta doía, não ficou reclamona, não. Mas, a tosse, o nariz foram o incômodo constante...
Na sexta, Manuela não quis comer muito, mas lembrei que o pediatra comenta que nesses dias a criança acaba por forçar uma dieta mais liquida. Então, ofereci-lhe muito leite, iogurte, sucos e frutas.
No sábado, enquanto eu ficava com Manuela agarrada a mim, Antonio preparou um peixe cozido bem gostoso.
É leve, saudável e Manuela gosta muito! Usamos cebola, tomate, batata e cenoura em cubos, e filé de linguado. Antonio usou um pouco de manjericão, que plantamos em uma jardineira na frente de casa. Pronto, ficou bem bom! Ela almoçou, repetiu e jantou super bem no sábado e no domingo. Amanhã vou preparar outro filé de peixe, só que assado e cozinhar os legumes no vapor, como já temos feito aqui em casa.
Manuela rejeitou bananas...Poxa, ela gosta tanto, come todos os dias! Rs. Mas, não resistiu à manga. Rs. É isso aí, vou oferecendo as frutas nesses momentos de dodói até que alguma a seduza! Porque nesses momentos não dá pra vacilar com a alimentação!
Ah, mas já tenho tema para algumas postagens...Rs...Estou atrasada, mas esses dias de doença complicam a rotina mesmo...
Beijos
Gilda

quinta-feira, 10 de março de 2011

Viva a tecnologia!

 Olá, papais, mamães e titias!
Espero que tenham tido um bom carnaval. Eu estive mal do estômago e com mil alergias respiratórias antes, durante e após o carnaval...O marido também gripou durante o carnaval. Só Manuela pasou bem, UFA!
Bem, a temperatura aqui na cidade tem ficado abaixo dos 20 graus, com o agravante do chuvisco que dura o dia inteirinho...Um horror, afinal...
Por causa disso é que eu acho que acertei mesmo em ter comprado algumas semanas atrás uma caixa com seis tintas para pintura com o dedo...Rs...É, sabe aquelas tintas que são o terror das nossas mães e avós? Rs
Pois as tintas de agora são mUdernas. Tecnologia, minha gente! heheheeh
Eu comprei cartolinas e pedi algumas camisas velhas do marido. Comprei dois pincéis e pronto. Foi uma diversão! No meio da sala, isso mesmo, eu e Manuela pintamos muito! Eu tirava a roupinha dela, por precaução. Ela pisava na cartolina, sujava a mão toda de tinta, brincava de girar e me abraçar, toda pintada! ahahah
Foi uma farra deliciosa que se repetiu por quase todos os dias do carnaval. O chão ficou colorido, a Manuela já queria mais pintar sua barriga do que a cartolina...Rs...Mas, em seguida, íamos para o banho e rapidamente toda a tinta escorria, sumia...Sem nem esfregar!
Não dilui na água as tintas, usei-as diretamente e mesmo assim, elas não fixam de jeito nenhum. Maravilha, né?
E no chão? Só passar pano molhado e sai rapidinho. E Manuela pede para vestir suas camisas pintadas. Ela adora a brincadeira! E pede todos os dias para pintar. Rs. Mas, eu sempre explico que brincamos uma vez ao dia de pintar e depois brincamos de outras coisas.
Arrependimento mesmo foi de ter comprado as canetas esferográficas...Manuela riscou meu sofá da sala inteiro...Ficou horrível...Detalhe: o sofá é branco...
O melhor mesmo é o lápis de cor e tintas como a que eu comprei, que sai rapidinho com água. Ai, fiquei bem triste com meu sofá...Mas, tudo bem, também...Rs.
Beijos
Gilda

quinta-feira, 3 de março de 2011

Vitamina D e o cálcio!

Oi, gente!
Minha pequena está muito, muito linda!
Rs
Conversando...Rs...Se olha no espelho e grita alegre "Manú!"...Rs
E com sua autonomia atual, ela cada vez mais pede cada ítem que quer comer. 
Ultimamente, ela tem pedido mais e mais leite...Houve um aumento do consumo de leite pela Manuela. Nós estranhamos. Mas, sempre que ela pede, servimos o leite. Pois essa semana li uma matéria muito legal no site da crescer, comentando as recomendações de consumo de leite para crianças, divulgadas pela Academia Americana de Pediatria.
Para crianças entre 7 meses e 2 anos (como a Manuela, o Pedro Henrique, a júlia, Fernanda, Louise, todos babies dos meu amigos) a recomendação é de 3 a 4 porções de 120ml ao dia.
É, Manuela fica bem nesse volume, normalmente ingerindo mais ainda. Não esqueço que Manuela toma iogurte desde pequenina, e queijo todos os dias, obtendo cálcio por várias fontes. A recomendação leva em conta a obtenção do cálcio por outras fontes.

A partir dos 2 anos, a recomendação é de 5 porções de 120ml. Por fim, dos 4 aos 6 anos é recomendado o consumo de 4 porções de 180ml.
Achei muito bom isso, porque nos dá um parâmetro a seguir na dieta dos nossos filhos. Pode acontecer de acharmos que nosso filho esteja consumindo uma quantidade boa de alimentos ricos em cálcio e estarmos equivocados, não é mesmo?
Mas, se houver deficiência de vitamina D, a criança pode apresentar com o tempo uma dificuldade em absorver o cálcio que obtém dos alimentos...
Encontra-se a vitamina D em peixes (salmão, sardinha, atum etc), na gema do ovo, no leite, fígado, e em castanhas. E tem que pegar sol!! Rs. Muito chato isso, se levarmos em conta que de abril a outubro o sol só aparece depois das 10h aqui em Curitiba...Quando aparece! E timidamente...Poxa...Mas, vamos correr atrás do sol, quando ele dá as caras, porque não dá para ficar reclamando e não fazer nada, não é mesmo? Rs.
Nos EUA houve um estudo relacionando a deficiência de vitamina D em crianças e uma maior sucetibilidade às alergias. Aquela não é causa desta suscetibilidade, mas ela sempre está presente nas crianças com alergias. É aquilo que sabemos, não é? Saúde é um estado geral, construído com muitos detalhes de equilíbrio. Não adianta dizer: "meu filho não toma refrigerante" e liberar todas as outras porcarias do mundo...Como assim, né? Rs...
Lembrem-se: Quanto mais seu filho comer com qualidade e variedade de alimentos saudáveis, mais saudável ele será!
Parece que a minha sina é ouvir de outras mães que eu sou "radical" ou "conservadora"...Haja ouvido, hein? Não sei, sinceramente, porque algumas mães empenham-se em oferecer o pior, o de qualidade menor aos seus filhos...Eu sou radical pelo saudável, elas são radicais pelo não saudável...Ops! De que lado eu fico? Claro que prefiro opções saudáveis, né?
Lembre-se que seu filho pode vir a tomar refrigerante quando estiver maior, que vai comer fritura e fast food porque será influenciado pelo meio, mas...tudo isso será em menor intensidade se você o ensinar a comer com qualidade.
Falo isso por experiência própria, pois na casa da minha mãe a alimentação da semana sempre foi bem leve, equilibrada. Não lembro de comermos macarrão com molhos durante a semana. Era o macarrão no alho e óleo, em um pouco de manteiga. salada todos os dias. No fim de semana, às vezes, um bolo ou doce.
Não havia biscoitos recheados e refrigerantes eram sempre aos fins de semana.
Até hoje não consigo gostar desses doces e salgados empacotados! São muito salgados, enjoativos....Argh! Meu marido também não gosta de doces em geral e salgados empacotados.
Minha mãe nunca comprava chocolate no dia-a-dia pra gente. Quando fomos pra escola, com mesada, podíamos comprar o que queríamos, mas, não éramos habituadas e até hoje não compramos chocolate em barra. Acho é ótimo!
Via minhas amigas comprando todos os dias muitos bombons, chocolates, doces e mais doces...E eu simplesmente não tinha a menor vontade de gastar minha mesada com aquilo. Ia na banca de revistas e comprava meus gibis queridos! Rs.
Até a idade adulta não tive um cárie. Eu e minhas irmãs. Hoje, tive duas. Rs. De estimação. Rs. Até onde sei, minhas irmãs nunca tiveram nem uma...
Minha irmã caçula não bebe refrigerante há quase duas décadas, na casa da minha outra irmã não tem biscoitos recheados, chocolate ou bolos. E o filho dela tem 7 anos! Ela sempre diverge com o pai do filho dela, que sempre oferece frituras e refrigerante ao filho...É uma luta pela melhor dieta alimentar do meu sobrinho por causa da falta de educação alimentar do pai dele, que sempre está muito acima do peso e tem mil problemas de saúde...
Lembrem-se que seu filho pode passar a vida lutando para manter-se no peso por culpa de uma péssima educação alimentar...
Então, não acho que devamos nos manter confortáveis com nossas escolhas para sempre correr atrás de poder fazer um pouco mais e melhor para nossos filhos.
E isso não é radical ou consevador. Pelo contrário, é muito contemporâneo e sensato depois de tantos estudos sobre saúde! Quem não quer educar a si mesmo e aos seus filhos é que está preso ao passado, à ignorância que havia em torno da saúde, alimentação e qualidade de vida.
É só olhar o exército de crianças obesas no mundo e o tanto de homens e mulheres acima do peso por aí...
Não é mesmo?
Beijos
Gilda