quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nem eu acredito direito!

Ontem,
Manuela chegou da escola e pediu pra beber alguma coisa.
Eu ofereci-lhe água. Ela rejeitou, abriu a geladeira e pegou a caixa de suco.
Quando eu disse que era melhor ela beber água, porque eu estava fazendo uma comida pra
ela, ela respondeu contrariada: nãooo! sai, mamãe, é meu!! agarrou a caixa e repetia: é meu, é meu!
Pode? Pode...Mas, não é cedo, ainda pra isso?
Mais ou menos. Porque estive em uma palestra de uma psicóloga que tratava da educação emocional da criança, e ela falou em possessividade a partir dos 2 anos. Manuela está quase lá. É menina, vai um pouco mais rápido que os meninos. Rs.
E todas as psicólogas e pedagogas concordam mais ou menos na mesma coisa: Não há razão para maiores preocupações, ou temer que o filho seja um super egoísta desde pequeno. Sabem aquelas baboseiras que você escuta dos mais velhos do tipo: "mas, fulaninha já é ruim desde pequenina!"...Ui! Rs.
As respostas emocionais da criança devem ser acompanhadas de perto pelos pais, mas não basta só isso. É preciso saber avaliar aquelas respostas e saber como agir - ciente de que a ação dos pais sobre os filhos é uma intervenção significativa, a maior influência no comportamento dos filhos.
É forte, né? É, muita responsabilidade, sem dúvida.
Se a criança passa a se comportar com frequência maior de forma egoísta, até agressiva, aí os pais devem, tão logo percebam isso, intervir. Conversar, explicar como agir de forma diferente e, em alguns casos, não permitir mesmo que a criança satisfaça sua vontade demasiado egoísta.
Alé, claro, gente, da principal educação: O EXEMPLO.
Dizer "não" a um filho é uma das boas lições que os pais podem oferecer-lhes. Não adianta associar o "não" ao autoritarismo do "não porque não!"...Ah, por favor, né? Vamos avançar no diálogo, não ficar achando que para dizer "não" tem que fazer igual ao vovô, puxar o cinto...Aff! Sem paciência para estupidez, né? Rs. Dá para dizer não sem gritos, coação, abuso. E pronto!
Outro dia gravei um episódio do "american idol" para assistir. A primeira candidata já chegou dizendo que ia ganhar, que era linda, tinha os olhos mais lindos que os jurados já viram (!!) e foi ridícula...Fez passos de dança do ventre mal feitos, sentou no chão e disse que fazia pose de yoga, como se isso fosse torná-la uma celebridade! E cantou mal...Até aí, nada demais porque boa parte dos candidatos ali dão vexame mesmo. Mas, os jurados devem dizer "sim" ou "não" aos candidatos. Toda a candura da candidata se esvaiu quando ela ouviu dos 3 jurados um redondo "não". E perguntou como eles ousavam dizer não a ela...Eles se assustaram com a reação agressiva dela...
Aquela menina que nem era tão linda, nem cantava bem, nem dançava bem provavelmente não está acostumada a ouvir não dos outros. E não ouvir "não" faz muito mal à pessoa...O "não" raro causa choque, revolta até! Nunca é bem recebido...
Por que sua filha deve ouvir que é a melhor em tudo, sempre? Por quê? A intenção dizem que é boa, para proteção dos filhos. Desculpem, a intenção não é boa. Por isso que de boas intenções o inferno está cheio. Porque as que lá estão não são boas, elas "se dizem boas"...
Não dizer "não" ao filho evita que o filho chore, que faça birra, dê escândalo...Evita uma conversa, evita que os pais tenham que convencer o filho de um ponto de vista novo...Enfim, dá mais trabalho. E, lá na frente, quando seu filho se torna um adolescente ranzinza, você culpa a adolescência...Aff, gente, o que mais tem por aí e ninguém repara são adolescentes legais, sabiam?
Pais que conversam com seus filhos, dizem "sim" e "não" têm adolescentes legais em casa. Já os que não conversam e diziam "sim" para tudo e de repente resolvem "proibir muita coisa", não...
Mas, como sempre, culpam-se os pobres dos adolescentes...Os pais, nunca...Aff!
Sou mãe e não vou repetir essas bobagens passadas de geração para geração só para "limpar a ficha" de cada pai e mãe omisso que tem por aí...Por isso ainda estou indignada com o "cala a boca, Gisele!"...COMO ASSIM? ELA NÃO FALOU NADA DE ERRADO!!
 Aff, gente, à medida que o tempo passa, percebo que é tão polêmico falar de educação...Ninguém quer assumir a culpa pela má educação dos filhos...Ninguém, nem pais, nem educadores, nem o próprio filho...
Sem um análise consciente de cada um, sem a mudança nos comportamentos...Fica difícil falar em educação...E pior falar em "educar"...Como educar essas crianças mimadas, que não podem ouvir não, que correm pra mamãe para se protegerem de tudo e todos? Como?
E que tal se eu resolver definir a minha filha pelo horóscopo dela?
"Independentes, voluntariosos, são desde pequenininhos avessos à autoridade, ordem e imposição. Entre a vontade de alguém e a própria vontade, escolherão sempre a deles.
Rápidos, são um pouco prematuros em tudo. E acelerados também. Comem rápido, movem-se rapidamente e aprendem a fazer tudo de primeira. Impacientes e apressados, podem ser um pouco estabanados durante a infância."
retirado do site http://www.marciamattos.com.br/kids1.html

Olhem, eu sempre li horóscopos. Adoro! Planetas, lua, sol, amo tudo isso. Colecionava horóscopos e ainda sei muito do meu signo. Sim, já fiz mapa astral. É muita curiosidade para uma pessoa só: eu. Rs. Acho uma leitura da vida muito interessante mesmo. Mas, eu nunca defini minha personalidade ou afirmei "sou taurina, braba mesmo, não posso mudar".
Não, sou braba mesmo porque meu pai sempre falava alto, firme, nunca o vi demonstrando fragilidade, a não ser quando minha avó faleceu. E sou braba também porque minha mãe fala alto e quando a família dela reúne parece que está rolando uma super briga, porque todos riem muito alto, falam muito alto, gritam enquanto conversam, uma loucura!! Rs. Eu falo alto, e dizem, sou a que falo mais baixo na casa da minha mãe. Rs. Falo com firmeza, sou muito mal interpretada, mas eu já consigo me conter agora. Rs. O tempo e a reflexão trazem mudanças leves em você. Mas, muito do que nos tornamos não conseguiremos mudar. E não é porque sou taurina. Pode ser que também seja, né? Yo non creo en las brujas, pero que las hay...Rs.
Pois bem, eu vejo a Manuela em tudo o que estava escrito sobre crianças de áries. Ela é acelerada, precoce em algumas coisas, mas, muitas outras crianças são, e o comportamento da criança é desencadeado pelas relações afetivas que ela estabelece com quem está ao redor. Pais, amigos, parentes, educadores etc. Não aponto para outras pessoas ou fatores como causas determinantes do comportamento da Manuela, porque as maiores influências da minha filha são a mãe dela e o pai dela. E à frente há um longo caminho de conversas, descobertas conjuntas, afetividade, erros e acertos. "sim" e "não" para as coisas serem equilibradas.
Para finalizar, antes de ter a Manuela, vi uma cena num shopping que me deixou horrorizada. Rs. Um pai com o filho de uns 6-7 anos. O menino queria um jogo que o pai prometera a ele. Pois o jogo não tinha na loja...Eu e Antonio entramos na loja para ver alguma coisa e presenciamos...O menino parecia o pai da relação. Ele deu a ordem ao pai: eu só saio daqui com o jogo na mão. E o pai, amedrontado, coagido pelo filho, repetia: mas, meu filho, o rapaz disse que não tem na loja. E o menino estava impassível, aborrecidíssimo: eu só saio daqui depois que ele buscar o jogo em outra loja!
Saímos da loja horrorizados com a cena...Mas, depois disso já vi filho com muito mais de 6-7 anos dar ordem na mãe: "eu vou sair com o carro", "eu vou pegar a namorada, tem que estar disponível o carro pra mim naquela hora"...E a mãe, coagida, repetindo: "não se preocupe, faço tudo antes e vai dar tempo de você ir lá buscar a namorada"...Onde já se viu filho mandar/coagir pai e mãe? E o que esperar desses mesmos filhos nas relações com as pessoas fora de casa? Humhum...Melhor não saber...Ou melhor, não cruzem pelo caminho deles, porque se disser um "não" a eles podem se arrepender...
Aqui em casa, enquanto Manuela não consegue entender e conversar, tiramos os objetos de egoísmo dela, fazemos um carinho, a distraimos. Quanto mais ela entender e conversar, mais vamos ampliando nossas conversas e intervenções. Se a gente sabe o caminho a seguir para que se fazer de desentendido, né mesmo? Rs.
Beijos
Gilda

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

vocabulário da Manuela e linguagem...Rs

Palavrinhas da Manuela...Rs
1. qué danoninho!
2. qué pupo (suco)!
3. qué andando
4. qué polo (colo)
5. quê isso?
6. qué pá lá (quero ir pra lá)!
7. abaço, mamãe! (abraço)
8. é u tio (é o tio)
9. gada, mamãe, qué gadar (guarda, mamãe, quero guardar)
10. cadê u papai?
11. ele mexe e anda
12. qué mais, mamãe!
etc.
Rs.
Na disciplina de biologia do desenvolvimento eu ouvi que se a gestação humana durasse 18 meses, os bebês já nasciam falando. Rs. É porque ao nascermos nosso cérebro ainda não está completamente formado, o que já começa melhorando quando nascemos por parto normal, sabiam? É que a passagem do bebê pelo canal vaginal já aproxima os lados do cérebro. Quando há cesárea, isso é retardado.
Pois é, o tamanho da cabeça articulada com o peso do cérebro, o metabolismo, os neurônios, tudo passa por uma constante evolução e se estabilizam em fases diferentes. Por isso os especialistas indicam idades diferentes para cada tipo de atividade. Para brincar de modelar, para brincar de montar, para alfabetizar-se uma criança, iniciar uma atividade física, como ballet, judô etc.
Mas, faltando alguns meses para completar um ano, aproximadamente, as crianças já começam sua fase linguística, falando suas primeiras palavras. Ela expressa significado pelas coisas. Eis a semântica aí. Rs.
Aqui em casa Manuela disse uma vez, de forma isolada "mamãe", assim, certinho. Uma amiga estava comigo e ficamos todas assustadas, porque saiu assim de repente. Rs. Depois, a palavra dita e muito repetida foi "adê?"...Manuela nasceu perguntadeira...Rs.
Eu li que alguns sons ainda não são captados pelos bebês, por isso eles não falam muita coisa. Tudo é uma questão de maturação, afinal. Por isso é comum crianças que já falam bem terem dificuldades com alguns sons, como é o caso do "R". Ou, ainda, omitirem o som da última consoante das palavras, como "qué" ao invés de "quer".
Ó a Manuela aí! Rs.
O que eu sempre achei muito interessante é o fato dos especialistas afirmarem que, apesar das crianças falarem pequenas frases, como as da Manuela que expus lá no começo, seu desenvolvimento cognitivo é bem maior. Além disso, suas frases curtas teriam significados maiores do que o que fora expresso, significariam pensamentos mais complexos. Ou seja, se nós já temos dificuldades em colocar todo nosso pensamento em frases longas, nas crianças acontece o mesmo. Elas colocam em pequenas frases pensamentos bem maiores. Muito interessante, né? Talvez isso explique o aborrecimento delas quando não entendemos tudo o que elas querem, né? Rs.
Talvez elas se irrtem por não conseguirem dizer tudo o que pensam e porque nós não conseguimos captar tudo o que elas querem. Rs.
É comum, também, que a criança dê diversos significados a uma palavra. Porque ela vai associar as cores, os formatos, a expressão.
Outro dia, Manuela viu um outdoor da hot wheels, em que aparecia um carro verde na parte superior e cinza com riscos na parte inferior. Imediatamente ela o chamou de "balele", e todos os dias em que o outdoor estava lá, Manuela chamava pela "balele". Percebi que no outdoor só aparecia a metade da frente do carro, que era esportivo e muito parecido com o da baleia que desenhamos para ela - Com riscos na parte inferior. Rs.
Ou, ainda, o caso do cuzcuz...Rs...Temos um poodle branco chamado cuzcuz. Manuela convive com ele desde que nasceu e estava aprendendo a chamá-lo...Rs...Ela o chamava de "uzuz", no início. Aí, passamos umas semanas em Belém, em julho do ano passado. Lá, ela conheceu a cachorra sem raça, de cor amarela, que minha irmã cria, chamada lola. Ela aprendeu rapidamente a chamá-la de lola. Agora? O cuzcuz é lola e ponto final! haahahahahah. Quando o chamamos, ela sabe que se trata dele. Logo ela sabe que o chamamos de cuzcuz, mas ela quer chamá-lo de lola e pronto! ahahahah. Nosso bulldog chama-se otto e Manuela o chama corretamente. Outros cães ela chama de "auau". Mas, o cuzcuz, tadinho, passou a ser lola! Rs.
Quando a criança já constrói uma oração do tipo sujeito + verbo, normalmente significa o agente e sua ação, como em "bebê qué", "ele mexe". Acho interessante que Manuela quase não falou "bebê qué" ou variações disso. Ela diz simplesmente "qué pão". Outro dia, ela pegou uma roupa e disse "é meu". Isso me deixou curiosa, porque ela formulou na primeira pessoa! E ela não deveria estar ainda na terceira pessoa? ...
Bem, até os seis, sete anos a criança tem muito que aprender. Passar das duas palavras para cada vez mais aperfeiçoar sua pronúncia, aumentar o vocabulário, deixar de imitar a construção do verbo que ouve do adulto e aprender a construí-lo corretamente. É por isso que algumas crianças falam orações corretas, mas com o tempo fala errado e só mais adiante se corrigem. Elas teriam deixado de simplesmente imitar como o adulto fala, para entender como falar. No início ela pode entender errado e com o tempo consertar tudo.
Por isso, adultos, é tão útil falar corretamente com seu filho, ensiná-lo a falar corretamente. Vocês sabem o quanto é difícil para um adulto mudar vícios de linguagem? É muito difícil falar corretamente quando desde criança a palavra foi aprendida com erro...
Eu entendo que nós, adultos tenhamos nossos vícios de linguagem, mas precisamos ter lucidez a respeito disso, para, inclusiver, conseguir consertar os equívocos! Caso contrário, falaremos errado sempre, e pior, ensinaremos errado nossos filhos, o que é lamentável, porque os alunos acima da mediocridade falam e escrevem corretamente o português...Ensinar errado um filho trará a ele mais dificuldades na escola, obviamente, e prejuízo no desempenho escolar...Os pais já entenderam que eles influenciam diretamente nos sucessos e fracassos dos filhos, né? Ah, bem!
Depois, eu, nas inúmeras turmas de universitários em que ministrei aulas, tinha que ler provas pessimamente redigidas, erros grosseiros de português, e pior! Os alunos - já adultos, reclamando o tempo todo de como a língua portuguesa é difícil...Também! Cresceram ouvindo os pais falarem "pra mim fazer, pra mim comer, pra mim pegar..." e muitas outras bizarrices linguísticas...
E eu lembrando que meu pai, professor e bioquímico, sempre que podia, explicava o significado correto das palavras para mim, não falava errado e detestava mediocridade...Pais são exemplos de vida. Forte, né? É, também acho. Por isso não venho para a internet falar em alimentar os filhos com porcarias ou a oferecer o "mais ou menos" para os filhos. É muito fácil (e lamentável) optar "pelo mais ou menos" e por aí se repete, ainda, a estupidez do tipo "ah, eles se criam de qualquer jeito"...hum, hum...
E eles mordem os coleguinhas, agridem, são violentos, doentes, frequentemente, gordos, obesos, anêmicos...Hum, hum...E os pais não tem nada a ver com isso...Hum,hum...
E ainda tem um jornalista estúpido (ai, isso não é uma redundância?) criticar a Gisele Bundchen porque ela falou em amamentação por mais tempo...
É de chorar o péssimo nível das informações e jornalismo que circulam no mundo...
Mas, a internet permite o acesso à tudo quanto é informação de qualidade, também. Lembrem-se disso. O que não falta na internet é dicionário, estudos de gramática e mil coisas para ensinar corretamente. Não esqueçam que em matéria de língua a infância é O momento! Tá?
A idade é um fator a ser levado em conta quando o assunto é uma segunda língua, inclusive. Vocês sabiam que já fizeram pesquisas com imigrantes que aprenderam a falar como os nativos norte americanos e a idade de migração era entre os 3 e 7 anos. Dessa idade para frente, eles chegaram à conclusão de que se torna pior a aprendizagem da segunda lingua e mais forte o sotaque.
Pois é, pais, acompanhem o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Será muito bom para eles!
quem quiser uma leitura sobre a apreensão da linguagem pela criança, aqui:
1. PINKER, Steven. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 200
2. CHEVRIE-MULLER, Claude, NARBONA, Juan. linguagem da criança. aspectos normais e patológicos. Rio Grande do Sul: artmed, 2005.
3. AIMARD, Paule. O surgimento da linguagem na criança. Rio Grande do Sul: Artmed.
4. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins fontes.
Já é uma bibliografia inicial interessante.
Beijos,
Gilda

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Primeira viagem sem Manuela...Ai! Rs

Gente, viajei e deixei Manuela com o pai.
É só com o pai, pois como não temos parentes aqui em Curitiba, ele não pôde contar com ajuda extra alguma. Ai...Rs.
Entre os dias 04-06 a madrinha da Manuela esteve aqui com sua irmã nos visitando. Fiquei triste porque Manuela fez uma laringite no dia anterior, ficou rouca e com febre. Na quinta já havia marcado o pediatra dela e já fomos lá todas, eu, Manuela e nossas queridas visitas.
Manuela até que se comportou melhor com o pediatra, gente! Choramingou para ele o tempo todo, mas deixou que fisse examinada com mais facilidade. Ufa!
O pediatra da Manuela a avaliou e viu que ela havia feito uma laringite, devido a uma gripe, por isso a febre. Pediu que oferecesse à Manuela o alívio, porque ele é, também, antiinflamatório e ajudaria na garganta. Eu já vinha ministrando o paracetamol alternado com novalgina, como já orientado antes.
Pois o alívio foi excelente, a febre logo baixava por completo, trazendo a Manuela para uma temperatura normal por todo o tempo de efeito do medicamento. Isso nunca havia acontecido com os outros remédios para febre, que conseguiam somente deixá-la febril.
Fiz como o médico orientou, com uma alimentação mais líquida, porque a garganta estava incomodando muito. De resto Manuela está muito bem, com peso e alturas bons. O pediatra, inclusive, comentou como manuela, no seu ritmo, chegou ao peso bom. Rs.
Nós passeamos com nossas visitas amigas, mas tambem ficamos em casa, para Manuela descansar. O problema é que o efeito do remédio era tão bom que Manuela ficava muito danada rapidamente e não descansava nada! Rs.
Viajei para o Rio de Janeiro, porque tinha uma entrevista no consulado por lá. Manuela ainda estava gripada, mas o pai dela é um super pai e estava cuidando dela para mim. Todos os dias ele a levou cedo para a escola. Disse-me que ele a acordava e que ela ia resmungando até lá...Rs. Ele a buscava após o trabalho. Eu escrevi na agenda dela todas as orientações possíveis à professora caso Manuela apresentasse um quadro de febre, com os telefones do pai no trabalho e celular. mas, Manuela já estava melhor e não teve mais febre já na segunda feira. Bom, né?
Eu não podia ver uma criança no Rio que ficava querendo voltar para casa! Rs.
Como aconteceu há algumas semanas atrás, quando o pai da Manuela viajou, ela mal perguntou por mim...Rs. Quando o pai falava de mim, ela repetia : "mamãe?". Ela passou super bem, e quando eu voltei, fui buscá-la na escola, junto com Antonio. Quando ela me viu, deu um riso tímido e ao mesmo tempo significativo, como se me dissesse: "eu sei que minha mamãe voltou". Rs. Se jogou para mim, mas perguntou pelo pai. Rs.
Eu fiquei toda triste, mas ao chegarmos em casa, ela não quis mais conversa com o pai. Brincou, comeu, bebeu, tudo no meu colo. Rs. Ela ficou bem e sei que ela vai ficar muito bem em Belém, com os avós e tios. É, em maio, eu e Antonio vamos viajar sozinhos e Manuela vai curtir a família dela que tão pouco a vê. Já tínhamos desistido da viagem, com medo dela não ficar bem, mas aí, minha irmã ligou brigando, cobrando que Manuela vai ficar bem e que devíamos viajar sozinhos. Pois então, que seja! Rs.
Estou devendo fotos, mas assim que passar as fotos para o computador, postarei.
Beijos!
Gilda

E a nenê dorme bem!

Oi, amigos, saudades daqui!
Eu deixo isso aqui semanas sem notícias...Aiaiaiai, mas é a vida de mãe, nem sempre dá para parar tudo e vir aqui...Rs.
Eu queria fazer alguns registros da fase atual da Manuela. E que fase! Rs.
Manuela est;a conversando muito conosco. Rs. Já disse ao pai dela que já temos uma terceira pessoa conversando aqui e em breve ele terá que contar todo o dia dele para ela também. Rs.
A pequena Manuela já abre a geladeira, escolhe o que quer - sempre é um suco ou um queijo ou um danoninho. Rs. Agora que eu comprei aquele danoninho que vai no congelador, ela pede colo para abrir o congelador...Rs.
Ontem, ela pegou a caixa de suco de maçã, tirou da porta da geladeira e não aceitou copo...Ficou bebendo da caixa...E com uma vontade! Rs.
Para tudo ela tem uma opinião: "quer" ou "não". Se a convidamos a dormir no quartinho dela e ela ainda não quer ir, corre para a minha cama e diz: "mamãe nana ati", e bate ao lado dela para eu deitar junto e brincar...Rs. Se eu a convido para a escola e ela ainda não quer ir, ela senta no sofá, bate ao lado dela e diz: "não! mamãe seta ati". E ri a pequena, mas ri! Rs.
Os sapatos ela já escolhe. Às vezes a roupa também. Rs. É uma mudança enorme em casa. Rs.
Ela coloca ração no copo medidor dos cães e escolhe quem vai jantar primeiro - é sempre o cuzcuz! Rs.
Mas, o que mais me tem deixado feliz é o sono da Manuela. Como sabem, tiramos cedo a mamada da madrugada, paulatinamente, com a super ajuda do maridão. E Manuela entrou no nosso ritmo. Dorme às 19h-19:30h e acorda 12 h depois. Até algum tempo atrás, ela reclamava da dormida, brigava com o sono, uma coisa muito curioa nos bebês, que não conseguem entender a sensação física do sono.
Manuela deitava, eu abria um livrinho, lia um pouco, ela mamava, e choramingava. Eu ficava ao lado da cama dela até ela se acalmar. Mas de algumas semanas para cá Manuela entendeu com perfeição a hora de dormir. Agora eu a convido para dormir ou ela pede para dormir e seguimos de mãos dadas para o quarto dela. Lá ela deita na cama, pede o leite e já se vira de lado para dormir. Assim, simples. E quando acorda, já pula da cama, e bate na porta do quarto dela, chamando pela mamãe. Claro que muitas vezes ela me olha e pergunta pelo pai...Rs.
Uma conclusão daí é simples: vale muito a pena oferecer uma rotina ao filho desde o nascimento. Manuela não tem problema algum para dormir e acorda cedo e brinca o dia inteiro! Nós, pais, agradecemos, também. Afinal, todos dormem bem, eu e Antonio dormimos um pouco mais tarde do que Manuela podemos conversar, assistir à TV e jantar sozinhos, afinal, também somos um casal.
Antonio chega antes das 18h e todos os dias reclama que não consegue chegar direito em casa. Rs. Ao chegar, Manuela já esquece tudo em volta e corre para o pai. Não deixa ele trocar de roupa, tirar os sapatos. Rs. Ela inventou uma brincadeira agora muito legal. Ela grita, fazendo uma voz diferente e engraçada: "papaiiiii" e "mamãeeee". Ela engrossa a voz e ri ao mesmo tempo. E espera que a imitemos nos gritos. Rs.
Nos revezamos em quem dá banho e coloca Manuela para dormir. Mas, muitas vezes vamos todos para o quarto da Manuela, olhamos os adesivos colados ao guarda roupa e na cama, Manuela faz uma pequena bagunça, e enfim, deita na cama para dormir. Assim simples. UFA! Valeu a pena a rotina!
Beijos!
Gilda

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Uva para Manuela

Gente,
De vez em quando eu compro uva aqui para casa. Manuela não gostou da uva quando provou pela primeira vez. Eu tirava a casca para tentar agradá-la, e mesmo assim, Manuela não gostava da uva. Insisti. Agora, ela já come algumas uvas e estou certa de que com o tempo ela comerá mais ainda.
Para muitos nutricionistas o suco da uva é considerado o melhor dos sucos, sabiam?
Na minha gravidez a nutricionista pediu que eu tirasse o leite da minha alimentação. Eu obedeci (minhas irmãs nutricionistas pedem há anos para eu reduzir o leite e eu não obdecedia...aiaiai...Rs). O suco da uva no meu café da manhã era certo.
Além de ser maravilhoso para a pele - o que ajuda a prevenir estrias e celulites, o suco de uva é muito bom para a recuperação/ convalescência do nosso corpo. Então, como a grávida divide seus nutrientes com seu bebê, o suco de uva a ajuda muito nessa função. A uva é indicada para anemia, então, para as grávidas que já tem algum indicador de anemia, a uva auxilia bastante. Mas, como diz a nutricionista: tem que virar rotina o suco, tá? Querem mais? Pois o suco de uva estimula o fígado, intestino e os rins, acelera o metabolismo e purifica o sangue. Bom, né?
Na verdade o suco de uva não deveria faltar em nossas casas. O suco de uva com soja tem toda a semana aqui em casa. É o que Manuela mais bebe. E nós também.
Na universidade da Flórida pesquisaram e descobriram que a uva tem propriedades que ajudam a controlar a pressao sanguínea. Ajuda as artérias do coração. Na verdade, gente, comam várias frutas diferentes todos os dias e vocês perceberão: vão desinchar, vão ficar com uma pele melhor, intestino funcionará melhor, ficarão menos doentes etc. Ou...Tomem shakes e produtos industrializados para substituí-los com menor eficácia (e causando até efeitos colaterais indesejados)...O que parece melhor?
Li, inclusive, que entre os seguidores da medicina natural na Europ,  monodieta da uva é feita para combater o câncer. 30 dias só ingerindo uva roxa e suco de uva roxa. Entre os naturopatas é a monodieta mais longa e radical. Eu nem sabia que havia monodieta para fins terapeuticos. Sempre achei que monodieta fisse coisa das dietas radicais dos desesperados para emagrecer sem ligar para a própria saúde. Que irônico, não? Até porque há vários médicos americanos e europeus que são referência em monodietas para fins terapêuticos (Benedict Lust,Johanna Brandt, Monin).
É isso mesmo. Rs. Beijos e não esqueçam o suco de uva em casa!
Beijos
Gilda