quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Argh, açucar!

Ai, o açúcar...

A maioria das pessoas que eu encontro e comento que não adoço nada do que como, me acha exagerada, não entende...
Pois estou assistindo a um médico explicando na televisão, agora, sobre o problema gigante que a diabetes está causando nas crianças...É, isso aí, nas crianças! E vou começar repetindo o que ele acaba de explicar:
100ml de leite condensado tem 5 colheres cheias de açucar...
100ml de refrigerante tem 1 colher cheia de açucar...
uma barrinha normal, fina, de chocolate tem 10 colheres cheias de açucar...
os produtos diet não tem açucar, mas tem gordura e engordam normalmente...
100ml de suco de caixinha tem 1 colher cheia de açucar...
Agora, imaginem um dia de alguém assim: uma caixinha de 200ml de suco de caixinha, pao com geléia de fruta, lancha um copo de refrigerante, almoça bebendo outro copo de refrigerante, lancha uma fruta e um suco de fruta adoçado, janta uma barrinha de chocolate...
Agora imaginem isso para uma criança: a mãe oferece suco de caixinha no lanche da manhã, para acompanhar o almoço, dá um quadradinho de chocolate, pro lanche da tarde, biscoito recheado antes do jantar e pra acompanhar o jantar um achocolatado...Percebem o tanto de açucar que essa mãe enfiou goela abaixo no filho??????
E isso me preocupa muito. Na escola da Manuela, de porte grande, com várias sedes por Curitiba, o cardápio de rotina vem anexado à agenda de cada aluno. Quando li aquilo, fiquei horrorizada! Achocolatado no lanche 3 x na semana! Um absurdo! Resultado: avisei à professora que Manuela não come doces e que nos dias do achocolatado, eu enviarei suco de soja. Inacreditável...
Nesse momento a Ana Maria braga está mostrando o absurdo que é oferecer ao seu filho macarrão com molho vermelho, filé a parmegiana, sanduiche com ketchup, batata frita e refrigerantes...Um horror para o estômago e intestino das crianças...Acidez, gordura, açucar em excesso...
Por sorte, o cardápio do almoço é bem razoável: arroz, feijão, saladas todos os dias, ovos, frutas em todos os almoços...Mas, eu imagino que deva ser muito difícil pra escola lutar contra os hábitos que os pais já impuseram aos filhos em casa, e por isso a opção pela achocolatado, para não brigar muito com os hábitos das crianças...Mas, aí, crianças que tem alimentação mais saudável, como a Manuela, tem que buscar alternativas a isso...
Como Manuela já chega em casa depois de ter almoçado, eu tenho caprichado no jantar e no lanche dela. Ontem, ofereci agua de coco, pq esquentou muito em Curitiba! E ela adora, claro! Rs. Ela ainda comeu gelatina e um biscoito de maizena. Às 16:30h ela pediu o "papá". Prontamente, entreguei sua papinha: quinua, soja, batata, inhame, cenoura, tomate, feijão verde, alecrim. Ela sentou no seu sofá e comeu sozinha enquanto assistia ao Shrek...Rs.
Já preparei a sopa dessa semana: de batata com alho poró, abóbora, sálvia. Ficou deliciosa! Eu não abro mão de sempre ter uma sopa para a Manuela durante a semana. Uns dias comida mais sólida, noutros sopa de legumes.
Estou me programando pra fazer um muffin pra Manuela. Mas, a receita leva farinha integral, tamara que é bem doce, iogurte natural, que é fonte rica de cálcio e é doce, e assim, a quantidade de açucar é mínina. Aliás, não adoço os sucos da Manuela, nunca adocei e não farei isso. Toda fruta tem sacarose, açucar. Não tem que adoçar - repetição das minhas irmãs nutricionistas! Rs.
Bom apetite!
Beijos
Gilda

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Novidades, sempre!

Olá, pessoal!

Hoje eu refletia sobre as ultimas duas semanas...O salto de desenvolvimento de Manuela sempre me pega de surpresa, me deixa impressionada, como toda boa mãe de primeira viagem ficaria, né mesmo? Rs.
Hoje, após a dormida do meio-dia, Manuela acordou e quem a tirou do berço foi o pai dela, que está em casa, gripado. Eu tinha dado uma saída rapida. Ela perguntou "cadê mamãe?"...Li numa das apostilas da faculdade que se espera esse tipo de frase de uma criança, a partir dos 18 meses.
O mesmo foi dito a respeito da criança tocar e reconhecer as partes do corpo dela. Pois Manuela há uma semana cismou com seu pé...Rs...Pega no pé e ri. E diz "pé!". Hoje, ela subiu em um brinquedo, que lhe permite olhar a rua pelo janelão da sala. Aí, ela virou para mim, brincou de levantar a perna e me mostrava seu pé, repetindo "pé!", "pé!". Rs. E ria a pequena! Rs.
Quanto a subir escadas, Manuela já sobe escadas com ajuda há muitos meses. Mas, temos que convir que há dois lances de escada em casa...Ai dela se não se interessasse por subir as escadas! Eheheh.
Os especialistas alertam para crianças que, aos 18 meses, nao falam nem 15 palavras, não imitam palavras, ações, não andam nem compreendem a funçao de objetos que estao sempre proximos. Manuela, por exemplo, pede para prender brochinhos no cabelo dela. Isso porque uma vez eu brinquei de encher de brochinhos no cabelo dela. Uma vez! E ela, sempre que vê um brochinho, leva-o à cabeça e fica batendo, "pedindo" para que eu os prenda no cabelo dela...Rs
Uma criança de 18 meses deve tentar, por exemplo, escovar seus cabelos com a escova. manuela já há algum tempo tenta escovar os dela e os meus cabelos, também! Rs.
Nesses ultimos dias, em que Manuela apaixonou-se pelo Shrek...(É! Isso mesmo! Rs) Ela se dirige à tv, aperta o botão que muda de canal e diz "shek", quando quer ver o shrek, ou "pate", quando quer ver o pato(do pocoyo)...Rs. E hoje mesmo, colocou o DVD na bandeja do aparelho de DVD, para assistir ao desenho.
É a autonomia, mostrando suas garras ferozes, devastadoras aos desavisados pais protetores...eheheheheh
Fácil era quando eu olhava o relógio e dizia à Manuela: "Vamos papar?" e ela entendia. Desde ontem, ela pede a minha mão e me puxa para a cozinha repetindo sem parar: "papá!" "papá!"...Até que a comida chegue diante de sua cadeirinha...Tá? Rs.
Ela pegou uma banana, quando Antonio abriu a geladeira. Mas, eu preparava, na ocasião, um suco de mamão com banana. Ela se irritou e começou a morder a banana, com casca e tudo e rosnava, porque ninguém descascou a banana para ela...rrrrrrrrrrrrrrrr
Rs
Então, o pai descascou a banana, que foi quase engolida por inteiro pela Manuela. E depois ela ainda bebeu um pouco da vitamina de mamão/banana. Rs. E comeu gelatina de abacaxi/cenoura, e comeu pipioca junto com o pai...Ops! Tudo depois de acordar da soneca da tarde, lá pelas 13:30h. Aí, eu comentava com o pai que ela nem jantaria, depois de tanta pipoca, gelatina e frutas...Pois ela pegou-me pela mão e me puxou para a cozinha gritando "papá!!"...Rs...E comeu arroz integral, com cenoura, batata e carne assada de forno...Tá? Rs.
Às 18:30h, ela já tinha pedido algumas vezes para dormir, e eu ficava entretendo Manuela mais um pouco, ou ela dormiria cedo demais e acordaria mais cedo, ainda, mas, desisti e colocamos a pequena pra dormir.Rs.
Troca fralda, passa a pomada na pele (tema para outra postagem, Manuela está com irritaçao na pele por causa de lã...), e ela deita no bercinho esperando o leite. Segura a mamadeira sozinha, direitinho, quando não quer mais, afasta a mamadeira e dorme tranquilamente. Não há dificuldades com o sono da Manuela, porque sempre delimitamos os momentos agitados da casa e os momentos de descanso. Ela convive bem com isso.
Mas, foram tantas coisinhas novas nas ultimas semanas, né? Até andar na ponta dos pés Manuela inventou esses dias...Rs...É uma graça! Rs.
Ai, gente, é tanta coisa nova nos próximos meses!! tirar fralda, atividades físicas para começar, estimular a fala, educar emocionalmente! Um tratamento mais complexo à medida que os meses que se seguem se aproximem...Aiaiaiai
Rs
Beijos
Gilda

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Primeiro dia de aula

Oi, gente!
Lembro que comentei bastante aqui da primeira escola que eu visitei, e gostei bastante, mas também comentei que não havia vaga para a Manuela.Bem, a busca por outra escolinha foi intensa e cheia de percalços...Eu tinha a indicação de uma outra escolinha e acho até que comentei aqui no blog. Mandei email, porque não conseguia contato por telefone. A resposta da escola era de que só recebiam crianças a partir de 1 ano e meio, portanto, sem vagas para a Manuela. Na semana seguinte a essa resposta, liguei para a mesma escola, não em busca de vaga, mas para me informar sobre transporte escolar. Na ocasião, a funcionária me informou que estavam discutindo a abertura de uma nova turma para o dia 15/08 e que, também, recebiam sim crianças que estavam para completar 1 ano e meio...Fiquei animada e marquei uma visita à escola. Quando cheguei lá, a dona da escola me recebeu assim: "Olá, Gilda, você não recebeu meu email de resposta?"...Sim, tive que explicar a informação nova da funcionária e creio que isso causou um mal estar interno. A dona da escola disse que lá eles não davam mamadeira para as crianças (...), que a tolerância de buscar as crianças era de 20 minutos (R$8,50 cobrados a mais na mensalidade),que não estava decidido se haveria uma turma a mais mesmo, e, mesmo parecendo reticente, mostrou-me a escola...Saí de lá gostando do espaço, mas odiando a recepção da dona da escola...Enfim, dividi isso com Antonio...Gente, creio que é inadmissível uma escola pra crianças tão pequenas recusar-se a oferecer mamadeira!!! Algumas pessoas se irritam quando alguém menciona que deveria haver lei para isso e aquilo...Mas, não oferecer mamadeira numa escola significa restringir da criança o direito de ser amamentada! Sim, e na escola, porque a mãe a deixa na escola com tão pouca idade porque precisa trabalhar! E no proprio trabalho é garantido o direito de amamentar!
Mas, como Manuela não usa a mamadeira o dia inteiro, eu daria a mamadeira antes da escolinha. Liguei para lá e marquei uma visita para o dia seguinte para formalizar a matrícula. Cheguei na escola e a dona da escola estava mostrando a escola para outra mãe interessada...Gente, ela não me disse bom dia. Olhou-me, deu um sorriso e mais nada. Uma funcionária deixou-me com Manuela esperando pela dona...Mais de 20 minutos depois de espera e a dona da escola ou qualquer funcionária se aproximou de mim...Liguei para Antonio...Ele foi direto: "Gilda, nós nunca somos bem atendidos por essa escola, melhor ir logo na outra, mais distante". Concordei. Pedi que abrissem o portão da escola para mim. Passei pela sala da dona, e ela conversava tranquilamente com a outra mãe...Quando saí da escola disse bem alto: "Isso aqui é uma palhaçada!". a funcionária ficou sem graça...Não sei como não estava num daqueles meus dias, que para soltar uma grosseria com quem é rude comigo, é fácil, fácil...
Saí de lá direto para a escola mais distante, mas que havia me atendido muito bem, quando dias antes eu havia ido lá em busca de informações sobre a escola.
Cheguei na escolinha aqui no ecoville e em menos de dez minutos manuela bricnava no parquinho com uma professora, eu já havia lido e assinado o contrato de matrícula e recebia as orientações de rotina da escola. Pronto! Assunto encerrado!
Manuela foi para a escola, ontem. Levei-a às 8:30h, somente. Lá eu posso levar a Manuela no horário que eu bem entender. Não há rigor com o horário, o que considero muito bom. A professora dela tentou agradá-la, mas Manuela agarrou-se a mim e chorou muito. Eu estava mais tranquila. Consegui deixa-la com a professora e fui à secretaria comprar algumas roupinhas para a escola. A secretaria garantiu-me que ligariam caso Manuela não se acalmasse e que eu também poderia ligar.

Saí de lá e fiquei por perto. Em menos de uma hora a professora me ligou. Manuela havia comido o lanche que eu mandei, mais o lanche da escola e já estava mais calma, brincando. Combinei que em um hora eu a buscaria. Em uma hora, Manuela me aguardava já no colo da professora.
Quando eu sái do carro, ouvi quando ela disse: "mamãe!".
A professora me disse que ela havia almoçado e dormido! Rs. Ela já estava vestindo seu uniforme. Rs. No carro, entreguei-lhe um presente de primeiro dia de aula. Um brinquedo do Shrek...É! Manuela ama o Shrek! Rs. Ela olha o dvd do Shrek e beija o Shrek! Rs. Ri quando o Shrek grita com alguém no desenho, canta as músicas do dvd...Isso me deixou impressionada!! Ela chama o burro de "loli", pois deve pensar que ele é um cachorro, também! ehehehehh
Quando ela conheceu o Shrek, chamava-o ora de papai ora de Otto. Rs. Agora, ela o chama de "Shek"! Rs.

Mas, ela veio pra casa com uma cara aborrecida, e no meio do caminho adormeceu. Rs. Em casa, não quis brincar muito, ficou chorona e pediu para subir as escadas. Quando faz isso, quer dormir. Fiz uma mamdeira e subimos. Manuela dormiu de meio-dia até às 14h. Muito bem! Rs.
Acordou, brincamos muito e ainda fomos no aeroporto buscar o pai dela. Rs.
Mas, quando ela viu a roupinha da escola no quarto, deu uma choramingada. Rs.

Hoje, segundo dia, Manuela já não foi, ficou aqui, porque eu precisava estar em casa para receber algumas encomendas. E, como ela está em adaptação, não posso deixá-la na escola e vir embora. Então, ela irá amanhã.
Na sua sacolinha da escola, veio uma agenda, com os apontamentos da professora. Se trocou fralda, se comeu, a quantidade de tudo, se precisou de alguma atenção especial. No caso da minha pequena, a professora apontou que Manuela pediu liquido à vontade. Isso porque é assim aqui em casa. Rs.
Está muito frio aqui, esse mês de agosto todo...Ceús, cada ano é tudo diferente aqui em Curitiba...Ano passado, choveu demais em agosto...Esse ano, não chove mas tá muito frio...Comprei o casaco da escola que é bem quente e um outro, dos backyardigans, para a Manuela ficar bem protegida do frio. Afinal, a escola é bem aberta, porque, apesar do frio, precisa haver ventilação em ambientes com muitas pessoas, no caso, pequenas pessoas lindas! Rs.
O inverno traz algumas doenças que aproveitam o impulso das pessoas de trancar-se...Meningite, gripes, alergias...
A esola é térrea, com uma área central aberta, e os corredores de salas em volta. todas com janelas abertas, muito bem ventilado.
Antonio já ouviu muitos elogios à essa escola, tanto que ele insistiu que eu a visitasse. Alguns amigos também me deram ótimos comentários a respeito da escola. Eu, de outro lado, já havia ouvido coisas negativas...Inclusive, expus isso na secretaria da escola, no dia em qua a visitei. Enfim, na escola que havia sido tão bem indicada a mim, me senti muito ofendida, e com a dona da escola! Então, o assunto é polêmico e eu torço, sinceramente, para que Manuela não tenha muitas dificuldades em sua vida escolar. Eu estudei em um colégio de freiras tradicional de belém e aprendi uma coisa: Os bons alunos são sempre tratados bem. Os alunos com dificuldade de aprendizagem são sempre mal tratados...Então, é observar como minha filha vai se saindo na escola e dar atenção plena à avaliação que ela fizer da própria escola.
Por falar em escola, hoje Manuela provou sua comida e disse: quente. Eu adorei! Rs.
De vez em quando eu conto os brinquedos para ela ouvir e hoje ela repetiu "têz" (três) e "sez" (seis). A menina adora palavras com "e"! Rs.
E hoje, ela mamava, aí parou, olhava pra mim e repetia "ote"...E não podia ser Otto...Rs...Então, ela levantou o outro lado do meu roupão e subiu o outro lado da blusa. "Ote" era "outro"! Rs. Eheheh.
Nos últimos dias, Manuela tem acrescido palavras ao seu repetório e sua compreensão de mundo. E tenho acompanhado isso extasiada! É muito legal! Rs.
Beijos...Não sei porque ela não repete "beijo". Eu e Antonio falamos tanto isso para ela. Rs.
Tchau!
gilda

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Continuando com as fotos!

Mais fotos!
Rs












































Lanchando, sempre!

OI!
Rs
Como sempre falo das papinhas e comidas da Manuela e não posto fotos da minha pequena comendo,
eis aqui uma seleçao de fotos da Manuela lanchando, almoçando, devorando, enfim! Rs


























Beijos
Gilda

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Barrinha de cereal!

Oi, gente!

Eu deixei aqui duas receitas de um livrinho bem legal que tenho. Pois hoje fiz uns biscoitos de aveia e ficaram deliciosos!! Eu tinha que dividir isso aqui! Rs. A receita é bem fácil e os biscoitos são em verdade, iguais às barrinhas de cereais que se compra em supermercado. Só que eu não consigo comer aquelas prontas, mas adorei as que eu fiz. Rs.
Deixem-me contar logo!
Eu fiz meia receita para testar, mas aqui estou ditando a receita completa. Metado, rendeu 5 biscoitos de tamanho pequeno-médio. Fiz fotos registrando tudo. Rs.
Primeiro você precisa de 100g de tâmaras. Tire o caroço. coloque numa pequena panela. junte a isso 50g de manteiga (eu uso sempre manteiga sem sal), raspas de 2 limoes e o sumo de limao descascado. leve ao fogo baixo até derreter a manteiga.
Feito isso, vc mistura o conteudo da panela com 100g de farinha de aveia, 25g de farelo de aveia e uma colher de sopa de farinha de linhaça. bate no liquidificador ou no mixer. virará uma pasta.
vc forma bolinhas com as mãos e as achata.

Eu usei cortadores de biscoitos que tenho, porque aí fica mais bonitinho. Rs. Você coloca seus biscoitos em uma assadeira untada com manteiga e assa em forno já preaquecido, a 180 graus, por 15-20minutos.

No meu forno, os biscoitos ficaram ótimos em 18 minutos.
Quando os provei, vi que eram iguais às barras de cereais, então, você pode já dar a forma de barrinhas aos seus biscoitos.
Ficaram deliciosos! Manuela não os largou! Agarrou a caixa e ficou comendo e brincando.

Segundo o livro, eles podem ficar numa vasilha fechada por 3 dias.
Você pode substituir o limão por laranja. o perfume do limão ficou sensacional!
Eu fiz suco de morango com 1 laranja de acompanhamento. A pequena Manuela lanchou bem. Rs.
E hoje ainda falou uma palavrinha nova: queije (queijo). Rs.
Beijos e bon appetit!
tchau!
Gilda

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mas gente!!!

Rs, Olá a todos!
Estou rindo até agora da minha tarde com Manuela. Rs. Fomos ao shopping comprar o presente do pai dela...atrasado sim, mas foi o presente do jeito que ele queria! Rs.
Lá no shopping, entrei na fnac. Queria ver um dvd do Pocoyo, porque Manuela só tem um e já acorda chamando pelo pato, amiguinho do Pocoyo. Rs. Ela adora, simplesmente o DVD.

Quando olhávamos os brinquedos, Manuela viu uma caixa com 3 dvds do Pocoyo. Parecia que ela tinha ganhado na mega sena! Rs. Ela agarrou a caixa, gritava "pate" "pate" "pate"!!! Rs.
Depois, andando mais, ela viu o boneco do pocoyo e gritou de novo "pate" "pate" "pate"!!! Rs.
Eu nem percebi quando Manuela avistou sob várias caixas, algumas caixas do quebra cabeça do Pocoyo. Ela não pensou duas vezes. Retirou uma a uma até pegar a caixa do quebra cabeça. E aí? Aí, ela pôs a alça da caixa no braço direito e saiu correndo! Parava, me olhava, caía no riso e corria mais pela loja. Vendedores e clientes rindo da cena...eheheheheh
Devolvi tudo ao seu lugar, não levamos nada do Pocoyo, porque não tinha dvd individual, não queria dvd repetido.
Ela deixou a fnac gritando...Quando a pus no chão, ela falava "cadê?" porque não sabia onde estava mais a sessão infantil...Rs.
Manuela fala "pate" para pato, "otte" para "otto" "peite" para peito. Mas, de repente ela pode soltar a palavra corretamente. Vamos conversar sobre isso?
A partir dos 9 meses a criança pode começar a falar algumas palavras. Tem criança que só começa a falar lá pelo ano e meio. Mais do que questões físicas, é uma questão de estímulo. Criança que não é conduzida a comunicar-se, não se comunica. É simples assim.

Manuela costuma levantar minha blusa para mamar. Eu me faço até hoje de desentendida. Rs. digo: O que é? Quer peito? Então, ela ri e repete "peite". Agora ela já adianta o assunto. Já chega pra mim e di "peite". Minha filha está demonstrando aí suas vontades, e isso é muito importante para ela.
Outro dia ela pegou a coleira do Otto. Eu não me mexi. Ela começou a gritar "otte","otte","otte".
Adiantar-se ao filho, fazer o que ele quer antes mesmo que ele expresse por completo sua vontade é um erro. Simples assim. Falar é uma necessidade natural. Ou vocês acham que o homem das cavernas não gritava ou grunhia como forma de prevenir perigos aos seus pares?
Mimar é sempre, em qualquer hipótese, um grave erro...
tem coisas muito importantes e que passam despercebidas por muitos pais, quando o assunto é a fala. Há meses que tudo o que eu e Antonio pedimos à manuela, prontamente é atendido. Se não for atendido é porque ela quer brincar e demonstra isso. Li uma entrevista do Dr. drauzio Varella a uma fonoaudióloga a respeito da fala e ela aponta o comportamento da Manuela que acabo de descrever como um comportamento que se deve esperar pela criança. Preocupante é a criança que parece não se importar com o que é dito a ela. Bom sinal, também, é a brincadeira articulada da criança. Preocupante, então, é a criança que joga brinquedos, não consegue brincar direito com nada.
Aqui em casa seguimos o polticamente correto da educação infantil: nada de falar no diminutivo, nada de falar que nem criança, nada de ensinar errado. Falar é, gente, um passo importante na autonomia dos nossos filhos. Eles se nominam, dizem seus nomes, se fazem reconhecer aos outros. É muito importante e não é legal que seja marcado por exepriências negativas, né? Então, nada de superproteção, porque nossos filhos não precisam disso, pelo contrário, isso só tornará problemático seu ajuste social e para toda a vida...
Na entrevista do Dr. Drauzio, a fonoaudióloga ressaltou que apesar dela não ter visto crianças com problemas na fala decorrentes do bilinguismo, isso é apontado pela fonoaudiologia. Algumas crianças podem atrapalhar-se com uma segunda língua quando ainda nem dominam a primeira. Isso vale para quem pensa em colocar seu filho numa escola internacional.
Na idade da Manuela é comum que as primeiras palavras sejam ditas. Aos 18 meses já li que se espera que a criança já tenha umas 20 palavras concretas, o que significa dizer que, mesmo ditas de forma errada, carregam significados concretos. Vamos ver a Manuela: não, tá, mamãe, papai, papá, auau, pate (pato, do pocoyo), otte (otto, o bulldog), Adi (água), peite (peito), dá, loli (lola, cachorrinha), pão, peixe, pé. Vale o ék? Rs. Significa: Shrek. Ela tem o album e quando vê o shrek, repete o nome dele. Rs. Hoje ela olhou o Shrek, pegou na imagem e disse: papai. KKKKKKKKKK. Porque os dois são carecas, ora pois! Eheheheheh
Aos 2 anos, a criança pode estar usando entre cem e duzentas palavras. Imagina! se Manuela fala 3 vezes cada palavra, Antonio vai ficar doido de tanto que ela vai falar! Ahhaahahah
E aos 2 anos e meio a criança pode já estar formando frases e assim ela vai aperfeiçoando sua fala até os 4 anos, aproximadamente.

Eu já ia esquecendo! chupeta...É, ela tem muitos defensores, mas os especialistas afirmam que ela causa os mesmos malefícios que chupar o dedo...E que deve ser evitada a todo custo durante a fase de desnvolvimento da criança. Tanto a chupeta quanto o dedo podem causar deformaçoes nos lábios, na língua, nos dentes, no palato, no nariz...gente, é um horror!! criança que chupa chupeta pode ter, inclusive, problemas de aprendizagem relacionados a problemas de sono, devido à respiração errônea. O que já vi de chupeta cair no chão e a mãe ou pai mal passar na calça para dar uma limpadinha e enfiar na boca do filho, depois... É anti-higiêncio, prejudica a fala, a mastigação, a deglutição...E vamos concordar que, com uma chupeta na boca quase o tempo todo, que criança vai falar? Tirar a chupeta de rotina e ser estimulada a falar? Quase impossível com a chupeta... Aliás, se coloca a chupeta não é justamente para não ouvir o filho? seu choro e sua voz, não é mesmo? E como estimular a fala, assim? Hum hum...
Bem, minha boneca acordou e está choramingando
Vou correndo buscá-la!
A gente continua a conversa depois!
Beijos
Gilda

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lateralidade

Gente!

Eu já ia esquecendo! Nesse mês, li alguns comentários em jornais acerca da punição às palmadas e, como sempre, o óbvio é externado. Os especialistas em educação aplaudiram a iniciativa do governo e alguns pais se deram ao trabalho de criticar a medida legal, porque eles tem que ter o direito de bater nos filhos...sem mais comentários...Democracia é isso. Eu escrevo o que eu quero no meu blog, e os pais que agridem também...E convivemos todos...

Mas, o tema de agora é a lateralidade. Apenas por um curto período de tempo Manuela manipulou objetos com as duas mãos. Hoje ela só pega em colheres, segura copos ou caneta com a mão direita. Lateralidade é o controle que a criança adquire de controlar seus dois lados do corpo. Quando a criança controla seu lado esquerdo e direito, ela pode externar, também, uma lateralidade dominante. Assim a criança poderá ser destra ou canhota (os canhotos eram antes chamados de sinistros) ou ainda, ser ambidestra (lateralidade cruzada). A criança alcança seu controle lá pelos 6 a 8 anos. Então, o que a Manuela apresenta, e outras crianças provavelmente também apresentam é uma preferência por um dos lados, que pode vir a confirmar-se mais adiante ou não.

A educação infantil é muito importante, também, porque as atividades na escola ajudam na lateralidade da criança. Pode ser na escola, inclusive, que seja identificada a criança canhota. Isso porque, apesar de estarmos longe da época em que os canhotos eram chamados de "sinistros", ainda se tenta impor as crianças o uso da mão direita, em caráter exclusivo...
O que se sabe até agora sobre o tema é que o cérebro comanda a lateralidade e a maioria das pessoas é destra, em razão do lado esquerdo do cérebro ser dominante nesse sentido. As canhotas se devem ao lado direito do cérebro, por motivo desconhecido pela ciência, ainda hoje. E a lateralidade não se limita às mãos, mas, também temos pé e olho dominante, tá? Rs.
Ser minoria e não haver ainda respostas para sua ocorrência...Tudo atrapalha a vida dos canhotos nos primeiros anos de controle sobre sua mão esquerda...

Bem, se algum dos pais da criança é canhoto, aumentam para quase 20% de chance dela vir a ser canhota. Se os pais não são canhotos, a chance é de menos de 10%...

Beijos
Gilda

cadê a comida que estava aqui?

Gente, que fome é essa? Rs
Hoje, Manuela comeu sua gelatina de café da manhã. Ela já come sozinha, segurando pela colher e não deixar cair nada, nada. Aí, pediu "pão". Depois do pão, pegou um pratinho de comida e pediu mais...Dei tangerina. Ela comeu metade. Aí, quis abrir a geladeira...Bebeu dois copos de suco...Tudo assim, rapidinho! Rs
E tem sido assim o dia inteiro! Rs. Ontem à tarde, não percebi muito intervalo entre uma comidinha e outra da Manuela...Rs...Ela comeu melão, eu fiz suco de laranja com morango, bebeu água de coco, pediu um pouco de queijo, uma bolacha de maizena...E depois disso, ainda jantou macarrão no alho poró e tomate com peixe cozido...Rs. Ah! ela comeu um pouco do risoto junto com o pai dela, no início da tarde...Rs.
Mas, brincadeiras à parte, que bom que tem sido assim! Manuela come frutas o dia inteiro, sua comida é cheia de legumes e verduras, e eu preparo sucos naturais para ela. Sua alimentação tem sido muito bem cuidada por nós. Hoje, para o almoço da Manuela preparei um frango com inhame, pimentão, alecrim, cebola. Para acompanhar, macarrão com espinafre. Separei algumas receitas bem diferentes do livro de receitas para crianças que tenho aqui em casa. Olhem só:

Omelete de ervilhas com hortelã ( rende 2 porções): preaqueça o forno. bata 4 ovos grandes com 1 1/2 colher de sopa de hortelã picada. Numa frigideira refratária você refoga a cebolinha (1 cebolinha picada), em 1 colher de sopa de azeite, por 1 minuto. Acrescente as ervilhas (87 gramas) já cozidas e mexa por 2 minutos. jogue os ovos e deixe no fogo até ficarem firmes.
espalhe 50g de queijo de cabra e 1 colher de sopa de parmesão sobre a omelete e leve ao forno por 2 minutos (para escurecer um pouco). sirva já! Rs. Gente, é bem rápido mesmo! e Parece bem gostoso! Nesse fim de semana, vamos estrear a receita e comento aqui. Quem estrear antes, em avisa. Pode trocar o queijo de cabra por algum outro queijo branco, para ficar mais prático.
A validade da receita é que a hortelã é um calmante intestinal, ajuda o intestino e melhora a assimilação dos nutrientes. Bom, né?


Rolinhos de frango (duas porções): você precisará de 115g de frango cozido desfiado.
refogue 2 cebolinhas picadas com 1 dente de alho amassado em 1/2 colher de sopa de azeite por 2 minutos. junte 75 ml de ketchup, 1/2 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de melado. cozinhe 2 minutos para engrossar e retire do fogo.
preaqueça o forno (200g). corte 8 folhas em fomato quadrado (20cm cada) de massa folhada pronta, estenda 1 delas sobre uma bancada, pincele com azeite, coloque outra por cima, pincele azeite. No canto da massa, coloque um pouco do frango, ponha o molho de ketchup, e um pouco de salsinha( outro tanto, separado para essa finalização). Dobre o canto por cima do recheio. Pincele as laterais da massa com azeite e dobre-as sobre o recheio. Repita isso nas outras massas cortadas e forme os rolinhos. Leve-os a uma assadeira, pincele com azeite e asse por 15-20 minutos. Pode servir quente ou frio.


Parece ter muitas etapas, mas não é verdade! Você pode ter um frango cozido de ontem e desfiá-lo. Aqui em casa sempre tem massa folhada pronta no congelador. É excelente para fazer assada! Você só terá que preparar o molho, que é bem rápido. Aí, é só corta a massa e enrolar com o recheio. depois, o forno faz o resto. Pouco mais de meia hora para uma comida bem crocante! Rs. Aqui em casa, Antonio gosta muito de fazer carne ou frango com algum molho especial, coloca numa assadeira e cobre com massa folhada. Fica uma delícia! Se você estiver com preguiça de cortar em quadrados e enrolar a massa com recheio, faça como fazemos aqui em casa. Jogue o frango na assadeira, jogue o molho por cima e cubra com a massa folhada. Asse e ficará muito gostoso! Rs.

Eu também já fiz massa folhada aqui em casa, que fica deliciosa, mas exige o trabalho de gelar e degelar para abri-la algumas vezes e dobra-la, para que forme as camadas. Então, se você não tem tempo para fazê-la, é só comprar congelada, que é muito boa mesmo.
Manuela nunca provou ketchup, também. Então, você pode substituir por um bom molho de tomate, feito em casa ou comprado pronto. Além de tudo isso, esse prato é para toda a família apreciar.

Bom apetite a todos!
Beijos
e até mais!
Gilda

terça-feira, 3 de agosto de 2010

friooooooo

OI!

Gente, estava uma semana linda, com céu bem azul e temperatura muito agradável. Sol de 20 graus em média. Pois no domingo, mudou tudo e gelou...Ontem, tive que sair e o vento estava terrível, geladíssimo...Temperatura média de 9 graus, mas a sensação térmica era bem menor...
Vesti Manuela como uma astronauta e segui para o pediatra. Rs. Tudo normal com Manuela, tudo bem, agora, faltando fazer duas vacinas. Uma delas já farei amanhã, no posto. A outra, preciso informar-me a respeito da data em que estará disponibilizada nos postos de saúde.
Choveu um pouco e o trânsito não estava bom...E hoje, frio novamente...Quem gosta de frio e até pode acalentar a vontade de morar em algum lugar frio, com filhos o inverno se torna mais difícil, ainda...

Chove, fica tudo úmido, não seca nunca e não dá para deixar os filhos brincarem fora de casa. Aqui em casa, por exemplo, é um condomínio com 4 casas, logo tem uma boa área para Manuela passear sem problemas, porque são poucos carros e a maioria sai pela manhã e fica uma tranquilidade. temos umas flores diante de casa, com uma grama e pedrinhas e Manuela adora ficar ali. Ela pega nas flores, carrega pedras, pisa a grama. Ela adora! Mas, em dias de inverno isso é difícil de acontecer. A grama não seca de jeito algum, fica com um pouco de lama, as flores ficam murchas e o vento é terrível...resultado? Manuela pede para ir para a frente da casa, bate na porta, me leva pela mão até a porta, mas não dá nem para abrir o janelão da sala de casa, porque o frio invade a casa...

Ela chora...Fica entediada de ficar o dia inteiro dentro de casa...Um casal de amigos costumava reclamar conosco do inverno aqui por causa da filha deles, hoje com 4 anos. A filha deles, carioca, veio bem pequenina para Curitiba. Agora, os entendo perfeitamente. Eles se mudaram para Recife e a filha deles deve estar gostando muito mais do sol constante, da pouca roupa! Rs

Manuela toma ad-til desde que nasceu. E assim acontece com todas as crianças daqui de Curitiba. No inverno e mesmo em outras estações, esperamos o sol aparecer...E às vezes, sua luz quentinha só aparece lá pelas 10h da manhã...Aí, em pouco tempo ela sobe o telhado, porque é meio-dia e só voltamos a percebê-la à tarde, quando passa para os fundos da casa.
Aqui em curitiba é fundamental saber a face da casa, porque dependendo da vizinhança e da face da casa nunca se tem sol...Como aqui é face norte, pela manhã o sol está na sala e no meu quarto (já dá pra entender que meu quarto é frio...Rs), ao meio-dia o sol fica bem no alto da minha casa, aquecendo o ático, e à tarde passa para os fundos de casa, alcançando o quarto de Manuela e a área dos cães. São áreas mais quentes. Escolhemos o quarto da Manuela já tendo em vista a lógica do sol aqui em casa.
Mas, voltando ao ad-til, tem vitamina A e D e auxilia na fixação de cálcio e fósforo. Sol, cálcio...Rs. Ad-til também protege de infecções e ajuda no desenvolvimento metabólico da criança. O pediatra já falou para manter o ad-til enquanto o inverno estiver por aí...Rs.
Ontem, preparei uma sopa de peixe, bem quentinha, para a Manuela. Ela adorou! linguado, tomate, batata, cenoura, tomilho, couve flor, cebola. Ficou saborosa e quente!
Ultimamente abrir a geladeira tem sido feito às escondidas da Manuela. Rs. Sim, pois ela não pode ver a caixa de água de coco que fica agitada, segura a porta da geladeira, retira a caixa e pede para beber...Rs. Ontem, eu saí e Antonio ficou com ela já no fim da tarde, após ele chegar do trabalho. Ele jantou caldo verde e disse que ela logo pediu para sentar no colo dele e jantou junto com ele. E ela já havia jantado bem! Rs.
Pelo menos, ela ainda não escolhe o que comer, né? Rs.
Beijos,
Gilda